Vanguardas Europeias – O que são? Tipos, Influência e Exercícios!

As vanguardas europeias marcaram o rumo das artes em todo mundo. Elas iam de encontro com tudo que se pensava em torno do que era arte, sendo decisivas para o nascimento do Modernismo no Brasil.

Vanguarda surgiu do termo avant-garde (“o que marcha na frente”, em francês), que remente ao pioneirismo, estar sempre à frente. E é esse papel que os movimentos artísticos europeus assumiram no início do século XX.

As vanguardas europeias derrubaram os paradigmas criados por outras tendências artísticas apresentadas anos antes. O olhar dos artistas desse período era o futuro, sendo que esses capricharam em suas produções.

Com influência direta da Primeira Guerra Mundial na Europa, as manifestações artísticas do século XIX têm como principais características mostrar a agonia dos principais artistas da época, que encontraram nas correntes de Vanguarda uma forma de mostrar para o mundo todos os seus sentimentos “afogados”.

O que são e quais são as vanguardas europeias?

Vanguardas Europeias - O que são? Tipos e Como influenciaram no Brasil

São consideradas vanguardas europeias diferentes movimentos artísticos que tiveram nas artes plásticas, na pintura, na escultura e na literatura seus maiores expoentes. Cada uma das vanguardas possui sua própria especificidade, desenvolvendo como um movimento próprio. Confira, abaixo, cada uma delas, suas características e seus principais destaques.

Cubismo

Vanguardas Europeias - O que são? Tipos e Como influenciaram no Brasil
Casas na Colina – Pablo Picasso

O cubismo confrontou a lógica e a perfeição do Realismo e do Renascimento. Nas artes plásticas, foram criadas obras que estimulavam nos expectadores a ideia de entender o todo. A partir de planos geométrico e ângulos, o apreciador podia dar “uma volta em torno” do quadro, por exemplo, para absorver a visão do artista.

A data de estreia do cubismo é 1907, com uma tela de Pablo Picasso, Les demoiselles d’ Avignon. Além desse mestre espanhol, outros artistas merecem destaque, como: Braque, Picabia, Léger, Mondrian (todos pintores) e Apollinare e Cendrars (escritores).

[CONFIRA, AQUI, MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CUBISMO]

Futurismo

Dinamismo de um Ciclista – Umberto Boccioni

Tem no manifesto futurista do escritor italiano Filippo Tommasio o ponto de partida. O futurismo tem caráter radical, utilizando os símbolos no lugar das palavras, rompendo com a gramática e privilegiando o racionalismo.

Muitos analistas associam a propostas futurista com o fascismo italiano. Nos quadros dos artistas desse movimento, é possível observar a exaltação da máquina. Outros artistas de destaque são Carlos Carrà, Umberto Boccioni, Luigi Russolo e Giacomo Balla.

Expressionismo

Vanguardas Europeias
A Noite Estrelada – Vincent van Gogh

Dentre as vanguardas europeias, o Expressionismo privilegia a subjetividade. Aqui, é a liberdade dos traços e das palavras que ganham vida. A expressão é o mais importante, sendo os artistas alemães e franceses que impulsionam esse movimento artístico.

“Chega de tanta razão”, gritam as obras expressionistas. E os artistas que conseguem levar essa ideia de forma plena são Paul Klee, Chagall, Kandinski, Erich Mendelsohn, Hermam Hesse, Thomas Man e Bertold Brecht.

Dadaísmo

Vanguardas Europeias
The Barbarians – Max Ernst

Escola direcionada ao deboche e à desordem, é assim que se entende o Dadaísmo. Aqui, não é apenas a racionalização que fica de lado, mas, também, o equilíbrio cede espaço para a total liberdade de criação.

As artes plásticas se destacam nesse movimento, sendo possível encontrar muitas referências aos trabalhos dos seguintes artistas: Max Ernst, Francis Picabia e André Breton.

Surrealismo

Vanguardas Europeias
A Tentação de Santo Antão – Salvador Dalí

Buscar a arte das profundezas do inconsciente é o que propõem os artistas surrealistas. O observador é convidado a apreciar o devaneio do artista.

Muito do surrealismo pode ser comparado aos estudos freudianos, que passaram a ser fonte fundamental para quem desejava entender essa vanguarda. Aqui, as referências são: Salvador Dali, Joan Miró, Jean Harp, Luís Bunuel, Antonin Artaud e Louis Aragon.

[CONFIRA, AQUI, MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SURREALISMO]

Curiosidades

Existem diversas curiosidades em torno da vanguarda europeia, como:

  • Elas foram tendências artísticas que tomaram a cena na Europa no início do século XX;
  • A proposta delas era libertar a arte e a cultura das amarras e parâmetros estabelecidos até então;
  • Espalharam-se por todo o mundo ocidental, influenciando a consolidação da arte moderna em diversos países.

Como influenciaram o Modernismo brasileiro?

As vanguardas europeias foram base para muitos trabalhos de artistas brasileiros modernistas. Alguns se assumiram seguidores de algumas dessas escolas, porém, é a liberdade na linguagem a principal característica absorvida pelos brasileiros.

Tudo isso influencia diretamente na literatura brasileira, no desenvolvimento dos artistas plásticos e também na tradição cultural que ainda iria crescer mais e mais nas décadas seguintes.

Os movimentos europeus mostraram a possibilidade de trazer uma arte mais descontraída, livre de amarras conservadoras. É assim que nasce uma linguagem brasileira, pois há uma quebra com os conceitos deixados pelos portugueses.

A literatura nacional começa a ganhar um perfil. Os artistas ficam mais à vontade para criticar, serem engraçados ou explorar todos os nuances da vida cotidiana.

Entre os principais artistas do Modernismo brasileiro, é possível identificar traços específicos dessas vanguardas europeias. Encontraremos influências surrealistas e cubistas nas obras de Oswald de Andrade, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, por exemplo. Já nos textos de Mário de Andrade é possível verificar resquícios do futurismo e do surrealismo.

O resultado de todas essas experiências é visto na Semana de Arte Moderna de 1922ponto alto da confluência dos principais artistas daquele momento e de como todas as vanguardas europeias mudaram o rumo da arte brasileira.

[QUER SABER MAIS SOBRE O MODERNISMO? CONFIRA O CONTEÚDO COMPLETO, AQUI]

Agora que você já leu este guia completo das Vanguardas Europeias, que tal testar os seus conhecimentos com os exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, não esqueça de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.

Para você entender – FAQ resumo sobre “Vanguarda Europeia”

Entenda mais sobre Vanguarda Europeia! Essas perguntas são as mais comuns entre as pessoas que buscam entender mais sobre esse assunto.

Quais foram as principais vanguardas europeias?

As principais vanguardas europeias foram o Expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo. Cada um dos movimentos da arte de vanguarda possuía sua própria característica.

Qual era o objetivo da vanguarda europeia?

O principal objetivo das vanguardas europeias era o de renovação da arte, um meio de trazer liberdade e subjetividade maior a arte.

Elas possuíam como características fortes críticas as convenções burguesas.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário