5 mitos mais comuns sobre o mercado de trabalho

O mercado de trabalho não é perfeito, mas ele pode ser mais flexível com as mudanças certas na estrutura. Com isso, há a necessidade de desconstruir alguns mitos que envolvem o mercado de trabalho.

5 Mitos sobre o mercado de trabalho

Existem muitos equívocos e frases comuns sobre o trabalho que causam medo e insegurança em muitos profissionais. Esse efeito negativo não é saudável para ninguém. Portanto, abaixo, vamos dissipar algumas dessas falsas crenças sobre o mercado de trabalho.

1. A tecnologia vai substituir todos os empregos

A tecnologia substituirá todos os trabalhos. Este é um tema de conversa que vem sendo discutido desde a Revolução Industrial, quando as máquinas começaram a substituir o trabalho manual nas fábricas. Enquanto este avanço tem seus críticos que alertam sobre o aumento das taxas de desemprego e a diminuição dos salários devido à menor demanda por trabalho humano, há muitos outros que acreditam que a tecnologia realmente cria empregos em vez de diminuí-los. Afinal, a tecnologia ainda precisa de pessoas para administrá-la.

Pode ser verdade que as novas tecnologias têm historicamente levado à perda de empregos, mas outras partes da economia têm crescido a passos largos como resultado de novas inovações. Por exemplo, há mais pessoas empregadas hoje no campo da informática do que nunca, demonstrando como, embora a tecnologia possa afetar negativamente alguns empregos à primeira vista, há sempre maneiras de os humanos ganharem dinheiro trabalhando com essas tecnologias e não contra elas.

A tecnologia está ficando mais inteligente e mais capaz, mas não pode fazer tudo sozinha. Ela precisa de humanos para usá-la, administrá-la, compreendê-la, construí-la, mantê-la e regulá-la. Na verdade, a tecnologia nunca substituirá todos os empregos.

2.    O mercado de trabalho é perfeito

Há muitos mitos sobre o mercado de trabalho, mas um dos mais comuns é que ele é perfeito. Não importa qual seja sua formação ou quais sejam suas habilidades. Se você trabalhar duro, terá sucesso. Este mito é especialmente prejudicial porque quando se torna realidade para algumas pessoas, o sistema lhes dá falsas esperanças. Elas acreditam tanto neste mito que não veem como a sociedade é realmente injusta e desigual.

As razões pelas quais isto acontece são complicadas. É preciso mudar esta crença e reconhecer o quão imperfeita é a economia atual. Nem todos têm acesso igual a empregos, recursos e oportunidades. As condições de trabalho precisam ser mais flexíveis para que as minorias não sejam deixadas para trás.

3.    Líderes têm todas as respostas

É errada a concepção comum de que os líderes têm todas as respostas. Entretanto, isto não poderia estar mais longe da verdade! Os líderes não têm todas as respostas, mas eles sabem onde encontrá-las. Ou seja, eles precisam ser capazes de encontrá-las e fazer perguntas. Eles também devem ser capazes de ouvir, aprender dos outros e agir de acordo com eles.

4.    Se você não tem um emprego, a culpa é sua

Este mito é particularmente insidioso porque pode levá-lo a acreditar que sua falta de emprego se resume a falhas pessoais. A verdade é que o mercado é muito competitivo e nem sempre há vagas suficientes disponíveis. A melhor coisa a fazer se isto estiver acontecendo com você é continuar tentando.

Se você vive em uma área com uma alta taxa de desemprego e não conseguiu encontrar trabalho, ou se seu campo está estagnado há anos, considere mudar-se para outro lugar. É verdade que mudar de cidade ou de estado pode ser difícil e estressante.

No entanto, se isso melhora suas chances de encontrar trabalho e facilita o pagamento de dívidas ou a constituição de economias, então isto pode valer a pena considerar como uma opção.

5.   Trabalhar muito significa trabalhar mais

Há um mito de que trabalhar duro significa trabalhar mais. Isto não é verdade. Na verdade, trabalhar de forma mais inteligente significa trabalhar menos. É comum sentir que não estamos trabalhando o suficiente e que, se colocarmos mais horas, poderemos conseguir mais.

Trabalhar mais não significa trabalhar melhor ou mais rápido. Significa simplesmente colocar mais horas sem tomar tempo para si mesmo, sem comer adequadamente, sem se exercitar e sem dormir quando for necessário. E porque você é humano, estas coisas são necessárias para que seu corpo e sua mente funcionem no seu melhor.

Portanto, faça intervalos ao longo do dia para que você possa descansar quando necessário. Ter pausas regulares ajuda a manter os níveis de motivação, permitindo uma oportunidade de reflexão sobre onde estivemos até agora, bem como sobre o quanto ainda nos resta até atingirmos qualquer meta que nos propusemos.

Fazer pausas permite que seu cérebro tenha tempo para descomprimir e pensar criativamente. Se você ficar em um lugar por muito tempo sem se mover, então as ideias podem se tornar obsoletas ou repetitivas, o que as torna menos inovadoras do que poderiam ser de outra forma.

Você também pode gostar de ler:
Como me preparar para o mercado de trabalho após o Ensino Médio?

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário