O que, oque ou o quê – Significado e Exemplos

Uma das dúvidas muito comuns de português é a forma de aplicar as palavras: o que, oque e o quê. A versão “oque” está errada,as outras duas (“o que” e “o quê”) estão corretas. No entanto, apesar de ambas existirem na gramática, cada uma conta com uma situação certa para aparecer. Ou seja, não pode ser colocada em qualquer lugar na frase.

Para saber quando e como usar, confira, aqui no Gestão Educacional, as informações completas!

o que ou oque

Significado de “o que”

Quando o pronome “que” vem acompanhado com do pronome expletivo “o”, é usado apenas para realçar a frase, sem tirar ou mudar o sentido dela. Dessa forma, utiliza-se a expressão “o que” sem acento, quando o pronome expletivo “o” só tem função de realce.

Veja os exemplo:

  • O que significa isso = Que significa isso?
  • O que aconteceu nessa sala? = Que aconteceu nessa sala?

Nota-se que, com ou sem o pronome expletivo “o”, as sentenças permanecem com o mesmo sentido. Portanto, não há necessidade de acento nestes casos.

Significado de “o quê”

O acento faz com que a palavra “quê” seja um pronome interrogativo. Ou seja, a expressão “o quê” deve ser utilizada apenas quando se deseja expressar uma pergunta. No entanto, nessa forma de escrita, só deve ser empregada ao final de cada oração, da mesma forma que o por quêtambém deve aparecer somente no fim.

Entenda mais nos exemplos:

  • Aconteceu o quê?
  • O quê? Como isso pode acontecer aqui?

Como saber qual usar?

Para saber qual a grafia correta, basta analisar o contexto. Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”.

Outra forma de saber se tem acento ou não, é tirar o pronome expletivo “o”. Leia a frase sem incluí-lo. Se permanecer com sentido, não leva acento. Mas se ficar difícil de compreender, deve-se acentuar.


Rafaela Mustefaga

Rafaela Mustefaga

Graduada em Letras Português/Inglês, pela PUCPR, é revisora e editora de textos informativos, apaixonada por línguas e literatura e professora nas horas vagas.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply