A ciência do raciocínio lógico e abstrato, a matemática, é conhecida por ser amada ou odiada pelos estudantes que precisam aprender essa disciplina.
Desenvolvida há milhares de anos por filósofos, matemáticos, físicos e tantos outros mestres, o que conhecemos e aprendemos na atualidade é apenas uma parte do que existe e foi selecionado.
É difícil entender, no entanto, alguns dos exercícios explicados pelos professores, principalmente pelo raciocínio e pela habilidade de somar ou subtrair que são exigidos. Pensando nisso, nós, do Gestão Educacional, selecionamos informações completas a respeito da matemática para que você nunca mais passe dificuldade.
Os números romanos são um sistema de numeração desenvolvido durante a Roma Antiga. Neste momento histórico, outros modelos de numerologia já haviam sido introduzidos, mas o reino decidiu inventar o seu próprio (uma das características do império). Apesar de ser bem desenvolvidos tecnologicamente, o sistema de numeração romana não foi considerado simples e de fácil […]
VEJA +A regra de três é uma fórmula matemática que ajuda a encontrar a proporção de algo, mesmo quando o cálculo envolve grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. Também, é com ela que se consegue descobrir a porcentagem de certos valores. Regra de três simples A regra de três simples deve ser utilizada quando se quer saber […]
VEJA +Os números ordinais indicam lugar ou posição em uma série, como primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto. Enquanto isso, os números cardinais exprimem quantidade, como um, dois, três e quatro. Porém, com o tempo, aprendemos com tanta facilidade a passar um número de cardinal para ordinal que não conseguimos mais distinguir qual é a diferença entre […]
VEJA +Números cardinais exprimem quantidade, como um, dois, três e quatro etc. Enquanto isso, os números ordinais indicam lugar ou posição em uma série, como primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto etc. Porém, com o tempo, aprendemos com tanta facilidade a passar um número de cardinal para ordinal que não conseguimos mais distinguir qual é a diferença […]
VEJA +As relações métricas nos polígonos regulares estudam como calcular a medida dos lados e a medida do apótema de um polígono regular inscrito em uma circunferência em função da medida do raio. Se uma circunferência é dividida em três ou mais arcos congruentes (de mesma medida), então as cordas consecutivas formam um polígono regular inscrito […]
VEJA +Figuras semelhantes são aquelas que têm a mesma forma, mas não necessariamente o mesmo tamanho. Figuras congruentes também são semelhantes. Quando projetamos um slide em uma tela, por exemplo, a imagem projetada geralmente tem o tamanho diferente da original, mas conserva a mesma forma. Dizemos que a figura que aparece na tela é semelhante à […]
VEJA +Funções trigonométricas são as funções obtidas pelo círculo trigonométrico. A representação das relações trigonométricas no círculo de raio unitário levou os matemáticos a estudar seu comportamento, esboçando-as graficamente. Assim, essas relações foram identificadas como funções, e foi Gilles Roberval o primeiro a esboçar a curvatura do seno. O estudo dessas funções teve seu ápice com […]
VEJA +Na análise combinatória, estudamos como formar grupos com um número finito de elementos, considerando situações preestabelecidas. Esse tipo de análise possibilitou o avanço da criptografia e, atualmente, informações codificadas chamadas de textos cifrados são empregadas em cartões de crédito, ligações telefônicas e também na internet que você está usando para ler este artigo! Confira com […]
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