Números Romanos – Sistema de numeração de 1 a 5 mil (Tabela de Algarismos)

Os números romanos são um sistema de numeração desenvolvido durante a Roma Antiga. Neste momento histórico, outros modelos de numerologia já haviam sido introduzidos, mas o reino decidiu inventar o seu próprio (uma das características do império).

Apesar de ser bem desenvolvidos tecnologicamente, o sistema de numeração romana não foi considerado simples e de fácil operação. O sistema consiste no uso de 7 letras maiúsculas, sendo que cada uma representa uma quantidade numérica.

No entanto, há algumas regras para utilizá-los: os algarismos de menor valor devem ficar à esquerda e subtraídos dos de maior valor. A combinação deles deve ser sempre somada, para se chegar ao valor que representa. Confira quanto corresponde cada número romano:

  • I – 1 (unus);
  • V – 5 (quinque);
  • X – 10 (decem);
  • L – 50 (quinquaginta);
  • C – 100 (centum);
  • D – 500 (quingenti);
  • M – 1000 (mile).

Tabela do sistema de numeração romana

Ainda hoje, são utilizados números romanos em uma escala menor, sendo recorrentes para indicação de séculos, capítulos de livros, nome de papas ou reis ou em relógios antigos.

O sistema de numeração romana utilizada na contemporaneidade é uma versão mais evoluída do que se tinha na época. Dada as influências do Império Romano, suas invenções – incluindo o sistema numeral – foram predominantes, em vários locais do  mundo. A numeração ainda prevaleceria durante a Idade Média e na Idade Moderna (somente em documentos e instituições, como se faz na atualidade).

Use a tabela, abaixo, para conferir como se escreve os números romanos de 1 a 1000, percebendo como as regras são aplicadas, somando e subtraindo os valores de cada algarismo:

Regras para usar os números romanos

  • Os algarismos menores devem ficar sempre à esquerda dos maiores, portanto, o I deve vir antes do V e do X. Por exemplo IV =4 ou IX= 9. O mesmo acontece com os demais algarismos sucessivamente;
  • Se quiser representar números maiores do que 4 mil, é preciso colocar um traço acima das letras, para multiplicá-los por mil. Se você ver um M com traço em cima, representará 1 milhão;
  • As letras I, X, C e M só podem ser representadas três vezes consecutivas. III= 3, XXX=30, CCC=300 e MMM= 3.000;
  • Algumas representações utilizam um traço em cima do número romano. Esse sinal representa que os valores devem ser multiplicados por 1.000, 1.000.000 e assim respectivamente. Por exemplo: C corresponde ao valor 100 multiplicado por  1.000, que é igual a 100.000.

Marcela Mazetto

Marcela Mazetto

Jornalista formada pela PUCPR, tem 21 anos e é viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

2 Comments

  1. felipe carvalho
    • Gestão Educacional

Leave a Reply