Contas de matemática – Conheça as 4 operações fundamentais da matemática

A matemática é uma ciência responsável por estudar as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas que são aplicadas aos símbolos. O matemático se utiliza da lógica tanto para formular suas teorias quanto para testar hipóteses em busca da resolução dos problemas levantados.

A palavra “matemática” é de origem grega e tem como seu significado “aquilo que se pode aprender”. A história da Matemática está relacionada ao próprio histórico da humanidade, isso porque os registros mais antigos dessa ciência estão datados de, mais ou menos, 2.400 a.C.

[LEIA TAMBÉM: O QUE É ARITMÉTICA]

Trata-se de uma ciência exata, que foi desenvolvida ao longo dos séculos e sempre se pautou, por ajudar as pessoas a solucionar problemas diversos.

Ensinada desde os primeiros anos de idade e podendo ser estendida até mesmo à universidade, a matemática é de fundamental importância para a educação, tanto que é levada em conta, junto com a língua portuguesa, nas avaliações a respeito da evolução do ensino básico brasileiro.

As quatro operações fundamentais da Matemática

aritmética

Antes de entrar em números e equações complexas, é essencial conhecer a base da matemática, que está fundamentada nas quatro operações básicas: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Sim, pode parecer bobagem, mas tem muita gente que quer fazer contas mais elaboradas, mas não consegue nem as mais simples. E as operações básicas são importantes para levar aos demais caminhos da matemática, pois elas concentram questões relevantes e peculiares, as quais abordaremos a seguir.

Soma de contas matemáticas

A primeira conta que as pessoas aprendem é a soma, sendo que, a partir dela, é possível descobrir quase todos os resultados precisos – desde coisas simples, até as mais complexas equações matemáticas. Em linhas gerais, a soma é a adição de dois ou mais números, que podem ser diferentes ou semelhantes.

Essa é considerada a maneira mais direta e confiável de alcançar um resultado. Entre as peculiaridades, a soma começa sempre de trás para frente e que devem ser postos os números decimais na adição do número à frente.

Subtração de contas matemáticas

Já a subtração possui estrutura idêntica à da soma, embora seja totalmente ao contrário da outra operação matemática. Muito usada em planejamentos financeiros, a subtração pode ser aplicada em quase todas as contas e é muito fácil de ser realizada, mostrando-se semelhante à soma.

A exceção é que o resultado fica em caráter negativo, isto é, abaixo de zero. Dessa forma, é bom acompanhar a redução, mesmo que o número fique tão baixo que permaneça com inúmeras casas depois da vírgula.

Multiplicação de contas matemáticas

Outra das operações fundamentais, a multiplicação também é usada de forma a agilizar as contas de soma, em especial aquelas das somas contínuas (2 + 2 + 2 + 2). Essa conta é muito importante, em especial, para as equações que necessitam de rápida resolução quanto a junção de complexos números fundamentais.

Divisão de contas matemáticas

Já na divisão, é possível conseguir uma subtração de forma igual, de acordo com números de fatores definidos anteriormente.  As contas de divisão fazem parte do cotidiano das pessoas e podem ser utilizadas em diversas ocasiões, por exemplo, para dividir a conta do bar, separar os valores do orçamento ou mesmo para delegar as responsabilidades dentro da empresa.

Os números reais e suas características

matemática

Outro elemento importante da matemática corresponde ao conjunto de números reais, que é representado pela letra R e é formado pelos números mais usuais – caso dos naturais, inteiros, racionais e irracionais. Basicamente, aí estão todos os números que utilizamos no dia a dia.

Confira, abaixo, detalhes de cada um deles:

  • Os números naturais são todos os números positivos e seu símbolo é representado pela letra N: N = {0, 1, 2, 3, 4, 5 , 6 , 7…}.
  • Os números inteiros reúnem elementos do conjunto dos números naturais e também dos números inteiros negativos. Sua representação na equação é pela letra Z;
  • Os números racionais são aqueles representados pela letra Q. Dentro deles fazem parte os números naturais, inteiros, decimais, fracionados e a dízima periódica: Q = {-2, -1,23, -1, 0, + 1, + 2, + 2,5 ….};
  • Os números irracionais, cujo conjunto é formado pelos números que são dízimas periódicas, tratam-se de decimais infinitos, que não têm uma repetição dos números depois da vírgula: I = {… – 1, 234537…, 3,34527…, 5,3456…} [Já falamos sobre os números irracionais, aqui no Gestão Educacional]
  • Os números reais são a união desses conjuntos de números:

{… -4, -3, -2, -1,23, 0, + 1, 1, 2, 3,34527…, 5 , 6 , 7}

2


Rafaela Cortes

Rafaela Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply