7 plantas tóxicas que você pode ter em seu jardim e não sabe!

É sempre uma boa ideia saber quais plantas são tóxicas, especialmente se você tem filhos ou animais de estimação. Plantas tóxicas podem causar doenças ou mesmo a morte se ingeridas, por isso é importante estar atento a elas e certificar-se de que seus familiares e animais de estimação não comam nenhuma delas.

Plantas tóxicas

O mais importante a saber sobre plantas tóxicas é que se deve ter muito cuidado ao redor delas. Embora possa parecer uma boa ideia comer uma planta ou colocar o pólen de uma em seu rosto, isso pode causar sérios problemas de saúde ou até mesmo a morte. Veja algumas plantas que são muito comuns ter em casa ou em jardins e são prejudiciais a saúde.

7. Aloe Vera

O Aloe Vera é uma planta que contém saponinas e pode causar vômitos, diarreia e dores de estômago quando ingerido.
O Aloe Vera é uma planta que contém saponinas e pode causar vômitos, diarreia e dores de estômago quando ingerido. (Imagem: Wirestock/Freepik)

O Aloe Vera é uma planta que contém saponinas e pode causar vômitos, diarreia e dores de estômago quando ingerido. Também pode causar irritação na pele. Para as pessoas, o suco de aloe vera pode ser seguro em pequenas quantidades, mas o uso excessivo ou ingestão de gel de aloe vera ou extratos de folhas inteiras tem sido associado a dor abdominal, inchaço, flatulência (gás), náuseas e vômitos.

Em casos raros, pode levar a sangramento intestinal ou perfuração se você tiver um histórico de úlceras ou outras condições que tornem seu intestino mais suscetível a danos por intoxicação alimentar (gastroenterite). No caso dos animais de estimação, a aloe vera é segura.

6. Mamona

A semente de mamona contém rícino, que é venenoso se ingerido por humanos ou animais.
A semente de mamona contém rícino, que é venenoso se ingerido por humanos ou animais. (Imagem: Leonidassantana/Freepik)

A mamona (Ricinus communis) é uma planta ornamental que pode ser cultivada por suas folhas atraentes e flores grandes. A mamona cresce em um arbusto com caules grossos que podem atingir até 12 pés de altura. Suas grandes folhas compostas têm 30 polegadas de comprimento por 15 polegadas de largura e possuem três folíolos dispostos em forma de leque. As flores tubulares crescem a partir das axilas foliares na base de cada talo de folha.

A semente de mamona contém rícino, que é venenoso se ingerido por humanos ou animais – especialmente aves que se alimentam das sementes depois que elas caem no chão.

5. Cacto de Natal (Schlumbergera truncata)

A seiva da flor de maio pode causar vômitos, diarreia e irritação da boca, da língua e da faringe.
A seiva da flor de maio pode causar vômitos, diarreia e irritação da boca, da língua e da faringe. (Imagem: Dani Barreira/Common Creative License)

A seiva do cacto de natal (também conhecida como Flor de Maio) pode causar vômitos, diarreia e irritação da boca, da língua e da faringe. Se forem ingeridos por gatos, podem causar inchaço dos lábios, da língua e da garganta. Também podem causar dificuldade para respirar ou fraqueza muscular em cães.

4. Lírios

Os lírios são venenosos e é importante mantê-los longe do alcance de seus animais de estimação.
Os lírios são venenosos e é importante mantê-los longe do alcance de seus animais de estimação. (Imagem: Waewkidja/Freepik)

Os lírios são uma planta comum e são encontrados em muitos jardins, incluindo os que você pode ter em casa. No entanto, os lírios são venenosos tanto para cães quanto para gatos, por isso é importante mantê-los longe do alcance de seus animais de estimação.

Os lírios também podem causar danos se ingeridos por humanos, como: irritação no estômago, boca e garganta, náuseas, vômitos e diarreia. O pólen de lírios também pode causar reações alérgicas em algumas pessoas que entram em contato com eles (inclusive irritação ocular).

3. Teixo

O teixo (Taxus baccata) é tóxico para humanos, cães e outros animais.
O teixo (Taxus baccata) é tóxico para humanos, cães e outros animais. (Imagem: Leomalsam/Freepik)

O teixo (Taxus baccata) pode crescer como um arbusto ou uma pequena árvore e é tóxico para humanos, cães e outros animais. O teixo também é usado em remédios e pesticidas. Eles são frequentemente encontrados em paisagismo ao redor das casas porque são árvores bonitas que crescem muito bem na maioria dos climas.

2. Azaleia (da família de Rododendro)

As azaleias são tóxicas devido a presença de uma toxina chamada grayanotoxina.
As azaleias são tóxicas devido a presença de uma toxina chamada grayanotoxina. (Imagem: Wirestok/Freepik)

As azaleias são tóxicas, devido a presença de uma toxina chamada grayanotoxina, tanto para cães quanto para gatos e humanos. Enquanto o envenenamento por azaleia é mais comumente visto em cães filhotes que mastigam as folhas, os gatos também podem ser afetados. Se você suspeitar que seu animal de estimação foi exposto a azaleias, chame o veterinário imediatamente! A azaleia também é tóxica para os humanos.

As folhas, flores e néctar das azáleas contêm as toxinas venenosas que afetam o sistema nervoso quando ingeridas por pessoas ou animais. Os sintomas de envenenamento por azáleas podem incluir: baba, fraqueza, vômitos.

1. Oleandro

Flor de oleandro rosa.
A flor de oleandro rosa é uma das plantas mais venenosas que existem. (Imagem: Wirestock/Freepik)

Oleandro (ou espirradeira) é uma planta muito venenosa, frequentemente encontrada em jardins. É também conhecida como rosebay, flamevine e oleandro vermelho. A planta tem flores brancas, rosadas ou vermelhas.

Oleandro é nativo da região mediterrânea e pode crescer como um arbusto ou pequena árvore. As folhas são estreitas e coriáceas com uma textura lisa na parte superior. Por baixo têm grandes veias que correm paralelamente umas às outras. As plantas de oleandro são decíduas em climas quentes, mas sempre verdes em climas mais suaves.

Você também pode gostar de ler: 

5 plantas carnívoras MAIS PERIGOSAS do mundo

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário