O significado de antagonista é aquele que se opõe a uma pessoa ou a algo, ou seja, seu adversário, opositor.
A definição mais tradicional e empregada para a palavra antagonista é a pessoa que se opõe a algo ou alguém, que luta contra, que faz oposição e desempenha o papel de adversário.
Mas, essa não é a única definição da palavra. No dia a dia e em determinados âmbitos da ciência, o termo antagonista também é bastante aplicado.
Um uso comum da palavra é para designar coisas ou pessoas que se movimentam em direção contrária, como na frase “eram antagonistas e tinham ideias divergentes, logo, viviam se chocando e discutindo”.
Além disso, a palavra é comumente aplicada na literatura, nos filmes e nas séries para designar o personagem que se contrapõe ao protagonista, dificultando a vida deste e evitando que consiga conquistar o que deseja ou que atinja a felicidade.
Há vários exemplos clássicos de antagonistas, como Darth Vader (inimigo e pai de Luke Skywalker), Voldemort (famoso vilão da saga Harry Potter) e Loredano (antagonista de O Guarani, obra de José de Alencar, um dos principais autores do romantismo brasileiro).
Normalmente, é fácil identificar um antagonista em qualquer obra criativa: geralmente, será aquele que se opõe ao personagem principal e tem uma postura de vilão, de mau.
Adentrando na ciência, a palavra é utilizada em diferentes ocasiões. Na anatomia, por exemplo, o antagonista é o músculo que se movimenta no sentido oposto a outro localizado em uma mesma região, como na perna, no braço, nas costas ou na barriga.
Na odontologia, por sua vez, o termo é usado para indicar o dente que se move no sentido oposto a outro, em uma mesma zona anatômica. Isso ocorre durante a mastigação, quando os dentes inferiores e superiores se movimentam em sentidos opostos.
Já no ramo farmacêutico e químico, a palavra antagonista é utilizada para nomear uma substância que tem a capacidade de neutralizar a ação de outra. Um exemplo muito comum é a naloxona, que é uma antagonista de opioides.
De maneira resumida, é possível simplificar as diferentes definições e os significados da palavra antagonista da seguinte forma:
“Os efeitos antiagressivos do canabidiol foram atenuados pelo antagonista do receptor 5-HT1A, WAY100635 (na dose de 0,3 miligrama por quilo)” (Exame, 22/07/2019).
“Para Selton Mello, que vive o antagonista Ponciano, o português rebuscado ajuda os atores a embarcarem na fantasia de Carvalho” (Folha de São Paulo, 07/10/2005).
“A ideia genial da Marvel foi apresentar aos poucos o antagonista durante a franquia, sendo o clímax em Vingadores: Ultimato” (UOL, 16/04/2019).
Sinônimos são palavras que têm significados semelhantes. No caso do termo antagonista, ele possui os seguintes sinônimos:
Antônimos são palavras que apresentam significado contrário. No caso específico do termo antagonista, seus antônimos são:
Uma rima é o resultado da aproximação de palavras com sons semelhantes. Logo, para fazer rima com “antagonista”, os termos têm de apresentar sonoridade similar. Abaixo, listamos as principais palavras com essa característica:
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário