Articulações do Corpo Humano – O que são? Órgãos, Funções e Importância

Qualquer tipo de movimento que fazemos em nosso cotidiano necessita da atuação de ossos, músculos e articulações. Estas últimas evitam o contato direto de um osso com o outro, e o conjunto delas é o que forma o sistema articular.

É este sistema que liga um osso ao outro, pois cada osso possui, no mínimo, uma conexão com outro, com exceção do osso hioide. Este se localiza na parte anterior do pescoço, atuando em atividades como a mastigação e a fala. Em formato de U, ele é o único que não se articula com nenhum outro osso, sendo suspenso por ligamentos e músculos.

 

 

Articulações

O que são articulações?

Articulações (ou juntas) são compostas por tecido conjuntivo e definidas como sendo a união entre os ossos, as partes rígidas do esqueleto, permitindo ou não sua mobilidade.

É importante lembrar que articulações são aquelas que permitem movimento e juntas são as que são imóveis.

Há diversas maneiras de classificarmos as articulações. Confira, abaixo, a divisão de acordo com sua estrutura atômica:

  • Sinartrose (ou articulação fibrosa): articulação imóvel;
  • Anfiartrose (ou articulação cartilaginosa): articulação ligeiramente móvel;
  • Diartrose (ou articulação sinuvial): articulação móvel, se dividem em:
  • Mono-axial: movimento em torno de um único eixo (exemplo: cotovelo);
  • Bi-axial: movimento em torno de dois eixos (exemplo: punho);
  • Tri-axial: movimento em torno de três eixos (exemplo: ombro).

Articulações

As articulações do tipo diartrose, possuem ligamentos. São estruturas colágenas que ficam dispostas paralelamente umas e outras.

São caracterizadas por serem maleáveis e flexíveis, e também resistentes, permitindo o movimento. Além disto, possuem uma cápsula articular, formada por tecido conjuntivo, além da membrana fibrosa (ou cápsula fibrosa), que tem a finalidade de aumentar sua resistência.

Já a membrana sinovial é a mais interna da estrutura e forma a cavidade sinovial. Sua função é fazer a lubrificação da articulação para diminuir o atrito entre os ossos.

Quais são as funções das articulações?

As articulações sozinhas ou juntas têm como funções principais a ligação entre os ossos e a movimentação do esqueleto. A movimentação, no entanto, é apenas realizada pelas articulações sinoviais. E elas podem ser do tipo:

  • Deslizamento;
  • Angulares (flexão, extensão, abdução, etc.);
  • Rotação;
  • Movimentos especiais (elevação, depressão, inversão, etc.).

Além disso, estas estruturas evitam o desgaste dos ossos, pois diminuem o atrito entre eles. Confira a tabela abaixo, que detalha a característica, a localização e a função de cada tipo de articulação.

Articulações

Quais órgãos fazem parte das articulações?

Como pudemos perceber, as articulações estão diretamente ligadas aos ossos. São elas que permitem com que eles se liguem uns aos outros e que possibilitam a movimentação.

Articulações

 

Importância

Além das funções exercidas por estas estruturas, elas são também alvo de dores e doenças. Dores articulares atingem muitas pessoas, principalmente idosos. Mas, podem acometer pessoas mais jovens, também.

Artrose, por exemplo, é caracterizada pelo desgaste das articulações cansadas pela sobrecarga. É uma doença que atinge a cartilagem, o revestimento articular, os ligamentos e os ossos.

Bursite, é a inflamação da bolsa sinovial. Ela atinge principalmente os joelhos, ombros e cotovelos. Outro problema que atinge esses órgãos é a febre reumática, que é quando ocorre a inflamação dos tecidos sinoviais e outros tecidos próximos à articulação, sendo causada por uma bactéria.

O desgaste das articulações inicia por volta dos 25 anos e os fatores de risco para problemas articulares podem ser, além da idade, o histórico da família, a obesidade, as lesões por uso repetitivo (muito comum em atletas) e as deformidades das articulações (como tamanho de perna desigual).

O maior aliado para evitar as doenças citadas acima é a atividade física. 


Bruna Manuele Campos

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply