Capacidade térmica – O que é? Exemplos e Exercícios Resolvidos

Capacidade térmica ou capacidade calorifica é a relação entre calor e temperatura em um corpo. Ou seja, ela é uma constante de proporcionalidade entre o calor Q recebido ou cedido pelo objeto e a variação Δt de temperatura do objeto.

A seguir, veja como calcular a capacidade térmica e como utilizá-la nos exercícios de física.

Capacidade térmica: o que é?

Quando dois corpos absorvem quantidades iguais de calor, a variação de temperatura que cada um sofre é, em geral, diferente uma da outra. Essa relação origina o conceito de capacidade calorifica de um corpo.

Se um corpo cede ou absorve uma quantidade de calor Q e sua temperatura sofre uma variação Δt, a capacidade calorifica desse corpo é, por definição, dada por:Capacidade térmicaNo SI, as unidades de capacidade calorifica são Joule por Kelvin [J/K] ou Joule por grau Celsius [J/°C].

A palavra “capacidade” pode fazer com que você se confunda, pois sugere a seguinte analogia: um balde possui a capacidade de conter uma certa quantidade de água. Porém, isso é falso! Você não pode pensar que um objeto “contém” calor ou possui uma capacidade limitada de absorver calor.

É possível transferir uma quantidade ilimitada de calor para um objeto, contanto que uma diferença de temperatura seja mantida. É claro também que no meio desse processo de mudança de temperatura o objeto troque de estado físico: derreta ou evapore no processo.

Diferença entre capacidade térmica e calor específico

Não confunda capacidade térmica com calor específico. Essa confusão pode ocorrer pelo fato de ambos serem expressos pela letra c, porém, a capacidade térmica é representada pelo C maiúsculo, enquanto que o calor específico é expresso pelo c minúsculo.

A capacidade calorifica é equivalente ao calor específico para corpos, ao invés de substâncias. Ou seja, utilizamos o conceito de capacidade calorifica para tratar de substâncias como metais, madeiras, entre outras. Enquanto isso, a capacidade térmica é usada para tratar de calor em corpos.

É exatamente por isso que a capacidade calorifica é uma grandeza menos usada que o calor especifico. O calor específico é uma grandeza universal, ou seja, nas mesmas condições de pressão e temperatura, o calor especifico da água é o mesmo em qualquer lugar que ela esteja. Porém, de modo contrário, a capacidade calorifica de um corpo só vale para ele mesmo.

Relação entre capacidade térmica e calor específico

Podemos também escrever a capacidade térmica pelo calor específico. Sabemos que o calor Q pode ser escrito como: Q = c.m. Δt.

Com isso, podemos substituir o Q na fórmula da capacidade térmica pela expressão acima.

Teremos, então:Capacidade térmicaSendo m o valor da massa do objeto.

Com isso, temos, enfim, a relação entre as duas grandezas. Nesse caso, a unidade de medida da capacidade térmica C será cal/°C.

Exercícios Resolvidos

1) Um calorímetro sofre uma variação de temperatura de 20°C quando absorve uma quantidade de calor de 100 J.

A) Qual a capacidade calorifica?

B) Qual a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura desse calorímetro em 50°C?

A) Aplicando a definição de capacidade calorifica, temos:

C = Q/ Δt

C = 100/20 = 7 J/°C

B) Da mesma forma:

Q = C. Δt

Q = 5 . 50 = 250 J.

Referências utilizadas neste conteúdo:

Natália Alves

Graduanda em licenciatura e bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Capacidade térmica – O que é? Exemplos e Exercícios Resolvidos

1) Se um corpo de capacidade térmica igual a 25 cal/ºC recebe calor de uma fonte durante 20 minutos, com taxa constante de 50 cal/min, ele sofre uma variação de temperatura, em ºC, igual a

  • a) 10,0
  • b) 40,0
  • c) 50,0
  • d) 62,5

2) 3) Determine a capacidade térmica, em cal/°C, para 300g de uma substância que possui calor específico igual a 0,09 cal/g.ºC.

  • a) 9
  • b) 12
  • c) 15
  • d) 27

Deixe seu Comentário

WebGo Content