Com quantos anos começa a puberdade? Veja 5 sinais!

A puberdade é o estágio que marca o fim da infância e o início da adolescência. Ou seja, é o momento em que os hormônios sexuais levam a mudanças físicas, como o desenvolvimento dos seios nas meninas, e os pelos faciais e o desenvolvimento muscular nos meninos.

Entenda a puberdade

A puberdade é um processo natural pelo qual toda criança passa. Geralmente é um processo gradual, mas há sinais que podem ajudá-lo a saber quando é hora de agir se seu filho ainda não entrou na puberdade.

Separamos os 5 principais sinais que indicam o início da puberdade, são eles:

  • Aumento dos pelos do corpo (nas pernas, axilas e rosto);
  • Ganho de massa muscular (meninos);
  • Desenvolvimento dos seios (no caso das meninas);
  • Alteração na voz;
  • Apresentam um crescimento de 8 a 10cm por ano.

Com quantos anos começa a puberdade?

A faixa etária típica em que as crianças começam a puberdade é devida às diferenças normais entre as pessoas e grupos étnicos. Entretanto, é importante entender que isto é apenas uma média. Há muitos outros fatores envolvidos em quando o filho ou filha começará a passar por estas mudanças.

A puberdade é um processo gradual que leva vários anos e ocorre em duas fases. A primeira fase começa por volta dos 8 a 13 anos de idade, quando as meninas começam a crescer mais altas, desenvolver os seios e obter o período menstrual. Enquanto nos meninos, a puberdade começa entre os 9 e 14 anos de idade, quando eles começam a desenvolver pelos faciais, ganhando massa muscular e aprofundando suas vozes.

Embora não haja uma idade definida em que a puberdade comece para todos, geralmente começa entre os 8 e 13 anos para as meninas e 9 a 14 anos para os meninos. Por exemplo, se a criança tem 11 anos de idade agora, então quando atingir 12 (daqui a um ano), é provável que o corpo já tenha entrado na puberdade – embora a maioria das pessoas espere até os 13 ou 14 anos antes de iniciar essa fase de desenvolvimento.

Isto significa que mesmo se todos nós começarmos a passar pela puberdade em momentos diferentes como crianças (ou mesmo adultos), ainda estaremos terminados com tudo por volta dos 20 anos.

Fatores que fazem a diferença no início da puberdade

O corpo de cada pessoa muda durante a puberdade, mas nem todos experimentam essas mudanças ao mesmo tempo ou da mesma maneira. A idade, os genes e a saúde podem afetar como o corpo de cada um muda durante a puberdade. É possível perceber que algumas dessas mudanças estão acontecendo muito rapidamente ou muito lentamente em comparação com outras pessoas da mesma idade. Isto é normal! Não há maneira certa ou errada de passar pela puberdade.

Por que meninas e meninos passam pela puberdade em momentos diferentes?

Quando você pensa na puberdade, você provavelmente se concentra em todas as mudanças físicas que acontecem com o corpo durante este tempo. Mas e quanto aos hormônios? Os hormônios são produtos químicos que controlam uma grande variedade de processos no corpo, incluindo o crescimento e o desenvolvimento. Durante a puberdade, os hormônios sexuais desempenham um grande papel na causa dessas mudanças físicas.

Os hormônios sexuais são responsáveis por algumas das diferenças mais notáveis entre meninos e meninas durante a puberdade: os ovários das meninas começam a produzir estrogênio (um hormônio feminino), enquanto os testículos dos meninos começam a produzir testosterona (um hormônio masculino).

Estes dois hormônios têm efeitos opostos em certos tecidos: O estrogênio estimula o crescimento do tecido mamário, enquanto a testosterona estimula o crescimento muscular e o crescimento dos pelos faciais. Os níveis mais altos de um ou ambos os hormônios também causam outras mudanças na aparência, como aumento da altura ou ganho/perda de peso, assim como aceleração da maturação óssea (o que torna os ossos mais fortes). Isto significa que quando se trata de um crescimento mais alto, os meninos crescem mais rápido que as meninas.

As dificuldades da puberdade

A puberdade pode ser difícil para algumas crianças, especialmente se elas não estiverem satisfeitas com a mudança de corpo. Ela também pode causar mudanças de humor e comportamento que dificultam a concentração da criança na escola ou em outras atividades que ela costuma desfrutar. Algumas crianças podem se tornar muito autoconscientes durante a puberdade, enquanto outras podem se sentir mais confiantes e ter menos preocupações com o que as outras pessoas pensam sobre elas.

À medida que o corpo se desenvolve, o adolescente pode se sentir constrangido porque os braços e pernas crescem fora de proporção com o resto de seu corpo por algum tempo. Esta sensação geralmente passa quando o restante de seu corpo ganha uma proporção.

No caso das meninas, à medida que os seios se desenvolvem, às vezes ocorrem problemas como caroços ou infecções. Os problemas de mama afetam mais comumente meninas de 10 a 14 anos.

Você também pode gostar de ler: 

Ciclo Menstrual – O que é, qual a duração, fases e mais

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário