Sem dúvidas uma das coisas mais úteis para se aprender em um outro idioma é a maneira como devemos nos apresentar. Se você prestar atenção o primeiro passo para se comunicar com alguém é a apresentação pessoal, por conta dessa característica cultural em comum com diferentes países – inclusive os de língua inglesa- falar sobre si mesmo pode ser a sua primeira impressão.
Como sabemos que você não quer que alguém tenha uma má impressão sobre a sua capacidade de comunicação, aqui segue um compilado de dicas para que você domine frases em inglês referente a apresentação. Isso com certeza lhe será útil em encontros informais ou formais e para diferenciá-los, é claro, tem alguns segredinhos básicos. Confira:
Em uma apresentação, o mais importante é sempre a abordagem. Para iniciá-la é interessante que você tenha um objetivo definido. No caso, qual seria o seu interesse inicial? Seria apresentar uma outra pessoa? Ou seria apenas ter um momento para falar sobre você? Essa é uma apresentação “pessoal” ou tem foco profissional? Essas são perguntas que definem o tom da sua apresentação.
Para cada objetivo pode existir uma forma específica para iniciar a abordagem, que é tecnicamente o responsável por “prender” a outra pessoa na conversa.
Se a sua fala inicial for interessante, pronto, a conversa pode prosseguir, mas caso a mesma não tenha um ritmo, a sua tarefa de apresentação tende a ser um grande fracasso, portanto, tenha uma plena certeza do que você deseja antes de começar a falar.
Isso vai também ajudar a evitar aqueles espaços de silêncios preenchidos com “aaaaan” ou “ééé” extremamente constrangedores para ambos. Um segredo para quem ainda não tem muita segurança na língua é preparar tudo o que você vai falar antes de sair de casa ou chegar ao encontro. Para te ajudar responda as seguintes perguntas:
No caso de precisar improvisar, ter algumas frases prontas na ponta da língua poderão lhe ajudar nos momentos mais desconfortáveis.
A melhor forma de começar a sua apresentação em inglês seja ela para utilização na forma escrita ou falada, é com educação. O primeiro passo antes de dizer seu nome são os “greetings” . Conheça-os:
Não estranhe caso nos países as pessoas encurtarem as frases para somente “Night”, “morning” para lhe desejar bom dia ou boa noite, essa é uma abreviação comum principalmente na Inglaterra. Você pode se apropriar dessa cultura, caso se sinta confortável para isso.
Geralmente para a primeira abordagem é comum nos apresentarmos dizendo o nosso nome, perguntando como a outra pessoa está e qual seria o seu nome. A partir disso, é possível formar uma série de frases. Veja alguns exemplos abaixo:
Após a primeira abordagem tudo depende da resposta que a dará para você, ao qual deve ser analisada com atenção, para que assim consiga dar continuidade na conversa, assim como finalizar sua apresentação e começar a dar ritmo para o bate papo, caso seja do seu interesse.
Essas são frases comuns em uma abordagem com intuito de apresentação, mas é interessante que saiba algumas frases e termos que passam a ser comuns nessa situação, seja ela formal ou informal, pois tratam-se de expressões de fato “educadas”, que demonstram a atenção em conversar com a outra pessoa.
Obviamente que existem termos específicos que podem ser mais interessantes em uma apresentação, principalmente se for uma apresentação com um intuito profissional, sendo necessário usar frases mais elaboradas e pontuais para que possa prolongar a conversar e então alcançar o objetivo. Veja alguns exemplos.
Se o seu objetivo é introduzir não a si mesmo, mas alguma informação no meio de uma reunião ou apresentação que está realizando os termos podem ser mais variados ainda.
Lembre-se que na maior parte dos países de lingua inglesa não se preza tanto pela linguagem (desde que seja adequada), por tanto foque em passar a mensagem de uma forma compreensível e não numa estrutura perfeita. Algumas frases que são importantes são:
Essas são algumas dicas de como você pode se apresentar em inglês. Entenda a necessidade de definir o objetivo da conversa e então após as frases comuns de abordagem pode falar um pouco mais sobre você, seja em relação aos detalhes da sua vida pessoal ou tendo um interesse de compartilhar dados profissionais.
Como o inglês é uma língua universal se torna fundamental saber se apresentar em inglês. Para isso você certamente não irá dispensar uma dica ou outra que tornaram a sua comunicação mais fácil, mas lembre-se que é sempre preciso ir além e não somente decorar frases sobre apresentações em inglês para lhe garantir rapidamente alguma escapatória em eventos que se aproximam, como também se faz necessário entender inglês de forma completa, coisa que somente um bom curso poderá lhe proporcionar.
A boa notícia é que aqui existe várias opções de cursos online que lhe permitem muita autonomia e aprendizado mais rápido e eficiente, mesmo para aquelas pessoas que têm pouco espaço na agenda. Confira aqui nossas dicas de cursos de inglês online para ir muito além de apresentar-se em inglês. Deixar uma primeira impressão você já aprendeu, agora é hora de levar essa habilidade adiante, até para as conversas mais complexas!
Amei as dicas , vou me apresentar amanha em uma escola nos estados unidos.
obrigada
muito bom deu para entender. obrigado
serà que todas palavras que entram duplo “o” soam como a letra “u”?
está a ser muito util
Foi de grande utilidade pra mim. Obrigada