Conceito de Linguagem e sua importância na luta contra os preconceitos sociais

A necessidade de se comunicar é inerente ao ser humano desde seus primórdios. Mesmo quando não havia a formação de palavras, por meio de gestos e grunhidos, os indivíduos se faziam entender e expressavam seus desejos e suas frustrações diante dos desafios daquela época.

Com o avançar do tempo, as formas de comunicação e expressão foram desenvolvidas e se sofisticaram, possibilitando o comércio e a aproximação de distâncias e povos.

Tudo isso foi possível graças à racionalidade dos seres humanos e, claro, à linguagem, que diferencia a humanidade de qualquer outro ser deste planeta. A seguir, aprofundaremos as questões relacionadas à linguagem, bem como a sua importância para a formação de cidadãos e na luta por melhorias na sociedade.

Linguagem

O que é linguagem?

É possível dizer que a linguagem é a tecnologia mais importante da sociedade, pois é ela que contribui com o processo social. É por meio da linguagem que as pessoas conseguem dar significado ao mundo e à realidade na qual estão inseridas.

Segundo Danayra Najara Moraes dos Santos destaca, no texto A linguagem: um fator primordial na construção social, os elementos constitutivos da linguagem são: “gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos, ideias, significados e pensamentos”.

A importância da linguagem na humanidade nos remete a um passado muito longínquo, quando se utilizava gestos e pinturas nas cavernas para as pessoas se comunicarem. Danayra Santos explica que, a partir do desenvolvimento do aparelho fonador, foi possível que os humanos começassem a emitir sons, levando ao surgimento da fala como a conhecemos.

Isso permitiu que os indivíduos se comunicassem e emitissem ideias a respeito de várias coisas. E, como ocorre até hoje, fazer as tarefas do dia a dia, planejar eventos, viagens, trabalhos e refletir sobre o que já aconteceu são elementos caracteristicamente humanos que estão calcados na linguagem.

Você já se deu conta de que pensa em português? Sonha em português? Organiza-se logo de manhã com respeito ao que terá de fazer durante o dia, falando consigo mesmo em português?”, indaga o texto O que se entende por língua e linguagem, do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo. E o caminho é por aí: a língua e a linguagem estão a todo o momento povoando a nossa mente e as nossas ações, nos fazendo seres únicos.

O papel da linguagem na cidadania e na luta social

Linguagem

A linguagem é essencial para a humanidade, pois ela tem conexão muito próxima com a possibilidade de uma participação social mais plena dos indivíduos. Isso porque, se a pessoa não decodifica as palavras e os signos do lugar onde vive, não terá acesso à informação, nem mesmo poderá se expressar e defender pontos de vista, produzir conhecimento, partilhar visões de mundo ou mesmo contestar. Sem acesso à informação e ao conhecimento, por exemplo, fica difícil saber os seus direitos e também o que fazer para tê-los atendidos.

A linguagem, por isso, é fundamental para as lutas contra os preconceitos sociais, pois é por meio das manifestações com seus vários signos, como cartazes, faixas, memes nas redes sociais, que as pessoas terão acesso à informação e poderão se convencer daquilo.

Outro elemento importante nesse processo é o diálogo, que só é possível com a linguagem e conhecimento, para que as pessoas troquem informações, opiniões e alcancem o melhor caminho para a sociedade em que vivem.

E para que tudo isso seja possível, a educação se coloca como item fundamental desse processo. Isso porque, como evidencia o Ministério da Educação, no texto Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa, a linguagem é vital para que sejam formados cidadãos.

E vai ser a escola a responsável por fornecer as ferramentas necessárias para que os indivíduos possam conhecer a língua e desenvolver as linguagens para o seu cotidiano e se forjarem cidadãos comprometidos com o bem comum e não apenas consigo mesmos.

“Um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos”, defende o MEC.

Linguagem

Conclusão

Conforme exposto até aqui, a linguagem acompanha a humanidade desde seus primórdios e se atualiza e se complementa às novas tecnologias e transformações vividas pelas pessoas ao longo dos tempos. É por meio dela que se tem acesso ao conhecimento e é possível formar cidadãos plenos e conectados aos seus direitos e deveres.

A linguagem, portanto, é o pontapé inicial para que haja um pleno desenvolvimento dos seres humanos.

Jornalista com 15 anos de experiência, é mestre em América Latina pela Universidade de São Paulo (USP) na linha de pesquisa Práticas Políticas e Relações Internacionais.

Deixe seu comentário