Educa Mais Brasil: como funciona e como ganhar bolsas

O Programa Educa Mais Brasil beneficia estudantes de diferentes níveis de escolaridade em todo país com descontos nas mensalidades.

Conheça o Educa Mais Brasil

Embora muita gente pense que é um projeto financiado pelo governo, o Educa Mais Brasil é um programa privado que oferece bolsas de estudo (de até 70%) em vários cursos, escolas e universidades do Brasil. Ou seja, estas bolsas de estudo podem ser usadas tanto para a educação infantil, ensino fundamental e médio quanto para faculdade ou cursos técnicos e pós-graduações.

O Educa Mais Brasil é a oportunidade que o aluno tem de estudar em uma instituição de ensino particular pagando bem menos.

Como funciona o Educa Mais Brasil

As bolsas de até 70% são concedidas para os alunos em parceria com as instituições privadas, sendo mais de 35 mil estabelecimentos conveniados. As bolsas são liberadas ao longo do ano gratuitamente, não precisam de comprovação de renda, tampouco da nota do Enem.

Como se inscrever no Educa Mais Brasil

Para conseguir uma bolsa, basta acessar o site Educa Mais Brasil, preencher o cadastro e escolher a cidade, o grau de ensino e curso e a modalidade. Veja o passo a passo, a seguir:

1. Acesse o site Educa Mais Brasil;

2. Crie um login e site no site;

3. Entre com seu login e senha. Em seguida, escolha no menu “O que deseja estudar?” o grau de ensino desejado. As opções são:

  • Faculdades;
  • Pós-Graduação;
  • Escolas;
  • Cursos Técnicos;
  • Idiomas;
  • Preparatórios para Concursos;
  • Cursos Livres;
  • EJA – Educação para Jovens e Adultos;
  • Pré-Vestibular e Enem.

4. Ao escolher o ensino, preencha o formulário com as seguintes informações:

  • Cidade de interesse;
  • Curso ou faculdade;
  • Curso que deseja estudar.

Exemplo de inscrição para nível superior

Exemplo de inscrição para nível superior.
Exemplo de inscrição para nível superior. (Imagem: Reprodução/Educa Mais Brasil)

Ao clicar em buscar, aparecerá uma lista extensa com o curso pretendido e as instituições conveniadas com suas respectivas bolsas. Basta selecionar a universidade desejada, clicar em “escolha esta bolsa” e preencher o cadastro com suas informações pessoais.

Oções de universidades oferecem o curso escolhido.
Oções de universidades oferecem o curso escolhido. (Imagem: Reprodução/Educa Mais Brasil)

Exemplo de inscrição para o ensino médio

No menu “o que deseja estudar”, selecione “Escolas”, escolha a cidade desejada e marque “busca por série” ou “escola”. Em seguida, indique a série que deseja estudar. Veja:

Exemplo de inscrição para o ensino médio.
Exemplo de inscrição para o ensino médio. (Imagem: Reprodução/Educa Mais Brasil)

Ao clicar em buscar, uma lista com as escolas e valores aparecerá e a partir daí, é só selecionar a escola desejada e preencher o cadastro.

Quais são os programas de acesso aos cursos de graduação do governo? 

Embora o Educa Mais Brasil seja uma iniciativa privada, existem vários programas de governo que facilitam o ingresso do aluno na universidade, seja ela pública ou privada. São eles: SISU, PROUNI e FIES.

PROUNI

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa do governo federal que ajuda os estudantes a cursarem o ensino superior em universidades privadas, com bolsas de 50% e 100%.

SISU

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema sob a gestão do MEC (Ministério da Educação) que disponibiliza vagas em universidades públicas, com base nas notas do Enem. Ao se inscrever, o aluno pode escolher até dois cursos, uma vez que cada curso pode ter sua própria pontuação mínima.

FIES

O programa FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) fornece financiamento para estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior no país. Os alunos elegíveis são aqueles de famílias com renda familiar bruta igual ou inferior a três vezes o salário mínimo e que fizeram pelo menos 450 pontos no Enem.

Entretanto, as parcelas mensais dos empréstimos concedidos através do FIES são feitas de forma diferida e cobradas a uma taxa de juros zero durante o curso de estudos, enquanto a renda do estudante está abaixo de um certo limite estabelecido pelo Ministério da Educação. O valor do financiamento fornecido varia de acordo com três faixas de taxas escolares cobradas por cada instituição e a renda familiar do requerente.

O que os programas de governo têm em comum? 

Ambos os programas (SISU, PROUNI e FIES) utilizam a pontuação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério para que o aluno possa se inscrever. No entanto, cada um desses programas possui seus próprios métodos de participação. Por isso, é importante que o candidato sempre esteja atento aos sites oficiais de cada programa e aos seus respectivos editais.

Fonte: Com informações de Educa Mais Brasil.

Você também pode gostar de ler:

6 formas de usar sua nota do Enem 2022: veja as opções e alcance seus objetivos!

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário