Educação Em Pauta

educação em pauta

Prorrogadas as inscrições para cursos de licenciatura na Universidade do Professor

O prazo para inscrições na Universidade do Professor foi prorrogado para até o dia 20 de maio. A nova iniciativa do Ministério da Educação (MEC) é voltada para a formação de professores efetivos da rede pública que não atuam em sua área de formação. São 105 mil vagas para o segundo semestre de 2016 nas instituições federais de educação, sendo 81 mil na modalidade educação a distância – pelo sistema Universidade Aberta do Brasil – e 24 mil vagas presenciais remanescentes. Os professores interessados em complementar sua formação poderão inscrever-se nos cursos por meio da Plataforma Freire. No momento da inscrição, o professor poderá escolher entre a modalidade a distância ou presencial. Depois de inscritos, as secretarias estaduais e municipais de Educação terão um período para validar as inscrições dos docentes. Os cursos a distância terão início já no segundo semestre deste ano, com prioridade para a formação de primeira licenciatura.

Fundação Carlos Chagas premia projetos de Licenciatura

Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, que divulga boas práticas de professores de Licenciatura aplicadas em sala de aula, recebe inscrições.

Estão abertas, até o dia 15 de agosto, as inscrições para a sexta edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, voltado para a valorização do trabalho dos professores de cursos de Licenciatura. A iniciativa da Fundação Carlos Chagas (FCC) premiará com R$ 20 mil, publicação na coleção Textos da FCC e troféu, os dois projetos mais criativos e inovadores, voltados para a formação de docentes que atuarão na educação básica. Além disso, poderá conceder menções honrosas aos trabalhos inovadores que não forem premiados, mas que também se destacarem. “Em cinco anos consecutivos de realização do prêmio, a FCC avaliou cerca de 300 projetos e contemplou 14 docentes, que nos surpreenderam pela criatividade e pelas experiências diversificadas. “Precisamos valorizar e reconhecer o professor, para elevar a qualidade do ensino no país. Além disso, queremos estimular a inserção de novos profissionais, pois, a cada ano, pesquisas mostram uma queda significativa do interesse dos jovens pela docência”, declara Bernardete Gatti, vice-presidente da FCC e idealizadora do prêmio.

 

Rafaela Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content