Facebook – O que é? Significado, Sinônimos, Antônimos, Rimas e Exemplos

O significado de Facebook faz referência a uma rede social.

Informações sobre a palavra

  • Classe gramatical: substantivo masculino;
  • Separação silábica: fa-ce-bo-ok;
  • Número de letras: 8;
  • Número de vogais: 4 (a, e, o, o);
  • Número de consoantes: 4 (f, c, b, k);
  • Origem da palavra: a palavra “facebook” é de origem inglesa, sendo o nome utilizado para definir os anuários escolares americanos que contam com os dados dos alunos e suas respectivas fotos. Por isso, face quer dizer “rosto” e book significa “livro, agenda”.

Definição de Facebook e Significados

Facebook é uma marca registrada de site e serviço de rede social que foi criado por Mark Zuckerberg, em 2004, na cidade de Menlo Park, na Califórnia, Estados Unidos.

Atualmente, o Facebook é a maior rede social do mundo. O objetivo da rede é reunir pessoas e amigos para que seja possível trocar mensagens e fazer postagens de fotografias, vídeos e demais conteúdos de entretenimento.

Na página do Facebook, o usuário pode criar um perfil pessoal ou uma página (fan page), interagindo com outras pessoas que estão conectadas ao site, por meio de troca de mensagens instantâneas, compartilhamento de conteúdos e “curtidas” de postagens de outros usuários. Além dessas atividades, o usuário pode participar de grupos conforme suas necessidades e seus interesses.

São cerca de 2,32 bilhões de usuários ativos todos os meses e do mundo todo: a rede social Facebook nasceu a partir de um experimento entre estudantes da Universidade de Harvard (EUA), sendo que sua origem vem de uma plataforma ainda primitiva, chamada Facemash, que havia sido lançada em 2003 para que os universitários escolhessem quais eram as colegas mais atraentes, por meio de fotografias.

Com extrema polêmica no campus, o Facemash foi fechado após dois dias em operação, mas contou com aproximadamente 22 mil votos de até 450 pessoas.

A semente do futuro sucesso da empresa Facebook começou a ser desenvolvida a partir desse momento.

A Rede Social – O Filme

Para contar a história por trás do Facebook, em 2010 ocorreu o lançamento da “A Rede Social – O Filme”, sendo considerado o melhor filme deste mesmo ano e recebendo vários prêmios, incluindo três Oscar (de Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora).

O filme conta a trajetória de Mark Zuckerberg, mostrando todos os problemas e o árduo caminho que o jovem trilhou para alcançar a fama atual com o Facebook, partindo desde a criação do Facemash, muito embora Mark não tivesse qualquer ideia do sucesso que seria após um aperfeiçoamento da rede.

O filme não conta com ninguém da equipe do Facebook, muito menos com o próprio Mark. O inteligente jovem, estudante de Harvard e chamado de gênio da computação, é interpretado por Jesse Eisenberg.

Exemplos com a palavra Facebook

“O Facebook anunciou nesta quarta-feira (4) uma nova logomarca com o intuito de distinguir o grupo econômico – dono das marcas Instagram, WhatsApp, Oculus e de outros produtos – do aplicativo Facebook, que é a rede social e seu produto mais popular” (Jornal Folha de São Paulo, 04/11/2019).

“O deputado Andrew Wilkie, da Tasmânia, estado australiano, fez uma denúncia contra o Facebook após receber um arranjo de flores de presente da empresa” (Olhar Digital, 04/11/2019).

“O Facebook aceitou pagar uma multa de 500 mil libras (cerca de 580 mil euros ou R$ 2,58 milhões) pelo escândalo da Cambridge Analytica, informou o órgão regulador britânico de proteção de dados (ICO) nesta quarta-feira (30)” (G1, 30/10/2019).

Sinônimos de Facebook

Não existem sinônimos para a palavra Facebook.

Antônimos de Facebook

Não existem antônimos para a palavra Facebook.

Rimas com a palavra Facebook

A rima ocorre quando há uma sequência similar de sons entre os finais de determinadas palavras, quando ordenadas em versos, por isso é um recurso muito usado nas poesias.

Algumas palavras da língua inglesa podem rimar com Facebook, são elas:

  • Book;
  • Brook;
  • Cook;
  • Look;
  • Notebook;
  • Songbook.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário