Inglês para passar em concurso: dicas essenciais
Estudar para concursos é uma opção para muitos brasileiros que procuram uma carreira com estabilidade. Por conta da grande procura, as provas para concurso se tornam mais difíceis, pois há um número de candidatos cada vez maior por vagas. Isso faz com que os candidatos precisem estar preparados para o tipo específico de prova para ter um número alto de acertos.
Com a globalização, além das matérias comuns e assuntos específicos, o inglês faz cada vez mais parte de provas para diversas áreas. Portanto, as dicas a seguir são gerais e servem para estudar para a maioria dos concursos. Pois assim como as habilidades em língua portuguesa, cada concurso terá em seu edital o que será exigido a respeito da língua inglesa.
Foco na interpretação de texto
É importante saber qual é a habilidade específica que cairá na prova que será prestada. No entanto, a maioria de provas para concurso exige a habilidade de interpretação de texto. A leitura é extremamente importante para consolidar o vocabulário e contextualizar a língua.
É preciso estar atento aos falsos cognatos, palavras que parecem com português, mas têm tradução diferente. A seguir observaremos alguns falsos cognatos comuns em textos que podem atrapalhar nossa interpretação:
- Actually – na verdade;
- Application – inscrição, registro;
- Assume – Presumir;
- Attend – Participar de;
- Audience – Plateia, público;
- College – Faculdade;
- Comprehensive – Abrangente;
- Data – dados;
- Educated – Instruído;
- Eventually – Finalmente, por fim;
- Exciting – Animado, empolgante;
- Exquisite – Fino, primoroso, requintado;
- Fabric – Tecido;
- Genial – Cordial;
- Intend – Pretender, ter intenção de;
- Lecture – Palestra;
- Library – Biblioteca;
- Lunch – Almoço;
- Notice – Notar, perceber;
- Novel – Romance;
- Office – Escritório;
- Parents – Pais;
- Particular – Específico;
- Prejudice – Preconceito;
- Pretend – Fingir;
- Private – Particular;
- Realize – Perceber;
- Support – Apoiar
Para praticar a interpretação de texto, além de muita leitura, é preciso estar atento ao modelo das provas e ao tempo. O tempo é um fator determinante em provas de concurso, portanto é bom estar preparado para o modelo certo de questão e treinar com um cronômetro do lado.
Tempo e produção de texto
Caso a prova exija gramática e escrita, você deve dividir seus momentos de estudos e ter alguém seja um professor ou um amigo com mais experiência em inglês para tirar as suas dúvidas. Assim como as provas em português, as provas em inglês estão repletas de conteúdo sobre atualidades e é bom estar por dentro dos assuntos relevantes. Visite sites em inglês se possível e tente escrever suas impressões sobre os assuntos que estão em alta.
Deixe seu comentário