Não consegue socializar no trabalho? Veja 5 dicas que funcionam e ganhe a simpatia dos colegas!

Manter uma boa interação com colegas de trabalho de trabalho é fundamental. Mas você sabe como socializar no seu trabalho?

Ter um ambiente profissional saudável contribui para uma rotina diária mais leve. Por isso, a interação entre colegas de trabalho de trabalho é fundamental. E você, sabe como socializar no seu trabalho?

5 Dicas de como socializar no trabalho

Às vezes, parece que todos se divertem no escritório enquanto você está sentado sozinho, sem ninguém com quem conversar. Se isto lhe parece familiar, não se preocupe: existem maneiras de se envolver mais na comunidade de seu local de trabalho sem parecer fora do lugar ou incomodar ninguém.

Aqui estão algumas dicas de como socializar no trabalho:

1. Saia para almoçar

Sair para almoçar é uma boa alternativa para conseguir socializar no trabalho (Imagem: Senivpetro/FreePik.com)
Sair para almoçar é uma boa alternativa para conseguir socializar no trabalho (Imagem: Senivpetro/FreePik.com)

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o almoço é um ótimo momento para socializar. Por isso, convide um amigo ou colega, e faça dele um evento semanal. Se você é o chefe, pergunte às pessoas que se reportam a você se gostariam de almoçar com você — ou pelo menos de vez em quando.

Coma em sua mesa quando possível para que você não se sinta obrigado a falar sobre trabalho o tempo todo (o que também facilita a participação de outros). Tente não discutir nada muito sensível ou pessoal durante estas reuniões. Concentre-se em falar sobre tudo o mais que interessa a ambas as partes — clima, eventos atuais, conhecidos mútuos — e guarde conversas sérias para outra hora.

2. Apresente-se aos novos membros da equipe

Você também deve se apresentar aos novos membros da equipe. Esta pode ser uma ótima maneira de construir relacionamentos e fazer amigos. Você poderia perguntar a eles sobre seus interesses e hobbies, o que eles pensam da cultura da empresa, como entraram nesta indústria ou profissão, e o que eles mais gostam em trabalhar na empresa.

Se você se sentir confortável com a pessoa, descreva como você entrou em sua área de carreira também. Afinal, é útil para ambas as partes quando as pessoas compartilham suas histórias juntas. Não tenha medo de falar sobre seus filhos ou animais de estimação, se isso também surgir naturalmente na conversa.

3. Mencione os próximos eventos e sua vontade de participar

O voluntariado para atividades sociais é a melhor maneira de fazer novos amigos. Aliás, você não precisa ser um extrovertido ou uma pessoa extrovertida – você pode simplesmente se envolver à sua própria maneira.

Voluntariado para atividades sociais:

  • Mencione os próximos eventos e sua vontade de participar. Por exemplo: “Olá a todos, estou ansioso para participar desse evento de networking na próxima semana!”;
  • Seja entusiasmado com o evento. Se você não tem certeza do quanto vai gostar, diga algo como “Eu nunca estive lá antes, mas ouvi dizer que é ótimo!” ou “Eu morava por perto, então estou entusiasmado”;
  • Faça perguntas sobre o evento (e escute atentamente). Isto mostrará aos outros que você está interessado em aprender mais sobre o que eles estão fazendo e construir relações com eles fora do horário de trabalho também, se possível.

4. Ofereça ajuda com um projeto que não tem nada a ver com seu papel no trabalho

Ofereça-se para ajudar em um projeto que não tem nada a ver com sua função no trabalho. Não se preocupe, você não vai pisar nos dedos dos pés de ninguém. Além disso, se alguma coisa acontecer, isso mostrará que você se importa com seus colegas de trabalho e está disposto a ir além de sua descrição de trabalho para facilitar suas vidas.

Se a equipe estiver se sentindo sobrecarregada com todo o trabalho que entra e sai, seja voluntário para algumas das tarefas (mesmo que seja apenas por uma hora).

5. Converse sobre o trabalho, mas também sobre outros tópicos, como o clima e as notícias

Se há algo acontecendo no escritório, como um novo projeto ou uma mudança de política vindo de cima, isto também é uma boa maneira para iniciar conversas de pouco valor no trabalho. A partir disso, você pode até perguntar sobre os planos de fim de semana de alguém, se parecer apropriado (mas somente se não houver outras pessoas por perto).

Em geral: basta ter conversas normais com as pessoas ao seu redor no trabalho!

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Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

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