Se você viu Marilyn Monroe nesta imagem, saiba que está completamente enganado(a)!

Teste de Ilusão de ótica são algumas das coisas mais legais que encontramos na internet, e muito além de revelar traços da personalidade das pessoas, algumas dessas figuras possuem funções bastante científicas.

Esse é o caso da imagem que trataremos nesse texto, e já vamos avisando que, se ao olhá-la de perto você está enxergando Marilyn Monroe, saiba que é quase certo que você está ruim dos olhos.

E não, isso não é um exagero! Acontece que a imagem abaixo foi desenvolvida por neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts para ajudar a identificar problemas de visão.

Assim, se nesse teste de ilusão de ótica você vê a imagem da famosa estrela de Hollywood ao invés do rosto do cientista Albert Einstein, muito certamente você precisa, ou já é um usuário de óculos.

Mas afinal, como essa ilusão funciona?

se-voce-viu-marilyn-monroe-nesta-imagem-saiba-que-esta-completamente-enganadoa
(Imagem: Reprodução/Pinterest)

Para entender melhor como essa ilusão revela o quão boa é sua visão, é simples: visualize essa imagem de distâncias diferentes.

Você irá perceber que quanto mais distante estiver da tela do computador, mais a imagem se parecerá com Marilyn Monroe, e quanto mais próximo estiver, mais você verá os traços de Einstein.

Isso acontece porque para realizar a experiência duas imagens foram sobrepostas, uma de baixa frequência (a foto de Marilyne outra de alta frequência (a foto de Einsten), com mais detalhes destacados.

Olhos mais saudáveis e sem problemas de foco, tem facilidade em ver os traços destacados do cientista, enquanto pessoas com problemas de visão “bloqueiam” esses traços, e são levados a ver a imagem abaixo da figura turva que está destacada.

Por isso, a medida que a imagem se distancia, e perdemos a percepção de detalhes, a figura de Marilyn se torna clara.

No vídeo abaixo a AsapciScience explica com mais detalhes (e com teste) como esse processo acontece. Confira!

CONFIRA Também:

Lend e Borrow: qual a diferença? Entenda como usar cada verbo!

1 comentário

  • Eu fico sem acreditar que tenha percentual tão grande de gente que não acha diferenças, ou leve tanto tempo pra achar erros..

Deixe seu comentário