Verb To Be: Aprenda Finalmente E Acabe Com a Dificuldade!
Entender o verb to be é o primeiro passo para começar a falar em inglês de forma eficiente. No entanto, tem muitos estudantes da língua inglesa que andam em círculos em aprendizado e não conseguem sair desse primeiro tempo verbal.
Principalmente para quem teve contato com a língua em escolas públicas ou instituições despreparadas o “verbo to be” é tema de todos os anos. A sensação, por tanto, é de que não está progredindo no idioma.
O que é um verbo to be?
O verb to be, dentro da língua inglesa, tem funções importantes.
Não somente apresentando o sentido de “ser” e “estar” em português, o verbo to be também funciona como auxiliar em outros tempos verbais, acompanhando assim o verbo principal da frase.
Dessa maneira, o verb to be se caracteriza como um dos principais verbos da língua inglesa. É necessário entender suas funções nas orações conforme o verbo é utilizado, lembrando que o mesmo pode ser alterado para não só para o tempo presente, mas também para o passado e o futuro.
Quais são o verbo to be?
Para aprender efetivamente o verbo to be o primeiro passo que as escolas não ensinam é a serventia desta tempo verbal. Na tradução em português ele significa “ser” e “estar”. Ao contrário da língua portuguesa, quando você fala que alguém é ou está, você usa o mesmo que “sou”.
O verbo to be é formado por:
I am – Eu sou/estou.
You are – Você é/está
He /she /it is – Ele / ela / ele e ela (coisas e animais) é/está
We are – Nós somos/estamos.
You are – Vocês são/estão.
They are – Eles são/estão.
A segunda manha do aprendizado é saber como conjugar. HE (ele), SHE (ela) e IT (“isso”, usado para coisas) utiliza IS. Enquanto isso para I (eu) se usa o AM, enquanto que para WE (nós), YOU (você/vocês) e THEY (eles/elas) o verbo usado será ARE. Isso é uma regra que precisa ser decorada.
SUA MELHOR OPORTUNIDADE!
Americano apaixonado pelo Brasil Ensina pela Internet seu Método para Aprender Inglês em 4 Meses.
Exemplos de utilização do Verb To Be
- I am here (eu estou aqui)
- He is hungry (ele está com fome)
- The students are interested (os alunos são/estão interessados).
Há também as formas do verbo to be no passado, no futuro e como auxiliar da voz passiva, do Present and Past Continuous entre outros.
Em português, na língua falada, nem sempre é necessário utilizar o sujeito (eu, ele, nós…). Basta um: “estou cansado”, “está cansada” e já é o suficiente para entender quem foi.
Enquanto isso, na cultura inglesa é indispensável a utilização do sujeito, senão fica impossível saber sobre quem está se falando. Afinal o verbo é semelhante para todos. Confira os exemplo:
- I am at work – Estou no trabalho
- She is bored – Ela está cansada
- They are happy – Eles estão felizes
- We are sad – Nós estamos tristes
A utilização de “am”, “is” e “are” substitui a necessidade do “be”, que em inglês significa ser ou estar. Isso acontece porque o verb to be é irregular e tem a sua estrutura verbal alterada de acordo com o tempo verbal. Confira os exemplos.
>> Curso de Inglês Online Mais Eficiente Que Estudar em Escolas Tradicionais. Você Acredita?
Qual é o past tense do verbo to be?
Quando vamos falar de fatos no passado é preciso alterar a estrutura verbal para o passado simples do verb to be:
Was – será usado para I, He, She e It
Were – será usado para You, They e We
Qual é o present perfect de BE?
É possível usar o Present Perfect, tmbém chamado de Present Perfect Simples, para indicar ações que começaram no passado, mas que ainda acontecem no presente.
O Present Perfect é formado pelo verbo auxiliar to have conjugado no Simple Present (presente simples) mais o Past Participle (particípio passado) do verbo principal.
- I have visited London three times – Eu visitei Londres três vezes
- He has been arriving late lately – Ele tem chegado tarde ultimamente
- I have been living in Porto Alegre since last year – Eu estou morando em Porto Alegre desde o ano passado
Verb to be no futuro – Will
Para conjugar o verbo to be no futuro é preciso utilizar o will. O will é o verbo que representa o futuro em uma frase, só que o verbo “be” será necessário, ao contrário dos outros tempos verbais.
- She will be better in a few months – Ela vai ficar melhor em alguns meses
- I will be a doctor – Eu vou ser um médico
Forma interrogativa
Ao contrário do que estamos acostumado para se fazer perguntas utilizando o ser/estar, ou seja, o verbo to be vem antes do sujeito. Da seguinte forma:
- Am I?
- Are you?
- Is He?
- Is She?
- Are We?
- Are You?
- Are They?
Além disso, é preciso respeitar o singular e plural. Quando se refere a si mesmo, ou seja “eu” usa-se AM. Quando há mais de uma pessoa como por exemplo (eles, elas, nós, vocês) usa-se ARE. Por último, o IS fica para quando se refere a pessoas no singular, mas que não é você e sim ele ou ela.
Com um simples panorama podemos entender a extensão de uso do verbo to be na língua inglesa que faz parte de estruturas simples para descrever estados (it is cold = está frio) ou de estruturas mais complexas como reportar um acontecimento (I was told there was a new project = Fui avisado que havia um novo projeto).
Portanto, quando houver dúvida sobre o verb to be, não hesite em pesquisar e em perguntar ao professor, pois ao contrário do que se pensa essa não é apenas uma estrutura básica da língua inglesa.
É uma estrutura utilizada de diferentes formas e em diferentes níveis de complexidade que exige atenção especial e merece a devida classificação sem preconceitos.
Deixe seu comentário