YouTube – O que é? Significado, Sinônimos, Antônimos, Rimas e Exemplos

O significado de YouTube se refere a um site de compartilhamento de vídeos que são enviados pelos usuários por meio da internet.

Informações sobre a palavra

  • Classe gramatical: substantivo masculino;
  • Separação silábica: you-tu-be;
  • Número de letras: 7;
  • Número de vogais: 4 (o, u, u, e);
  • Número de consoantes: 3 (y, t, b);
  • Origem da palavra: o termo “YouTube” é uma junção de duas palavras inglesas – you, que significa “você”, mais tube, que quer dizer “tubo, canal”, mas aqui se usa como gíria para televisão (aquele tipo antigo de tubo).

Definição de YouTube e Significados

YouTube se conceitua como uma plataforma de vídeos da internet que garante a interação momentânea, assim como outras redes sociais, pois possibilita ao usuário o ato de curtir, compartilhar e comentar em um vídeo de seu interesse.

Comparando-se com a ideia da televisão, o YouTube carrega o mesmo impacto: há diversos canais (perfis disponíveis que o usuário pode criar para postar seus próprios vídeos ou apenas para assistir aos vídeos de outrem), cuja autoria de cada vídeo publicado é de um usuário.

Na hospedagem do YouTube, é possível encontrar uma grande variedade de filmes, videoclipes musicais, documentários, vídeos caseiros e transmissões ao vivo de certos eventos.

Graças aos vídeos caseiros, existem pessoas que ganham “fama instantânea”, isto é, tornam-se populares por conta de um vídeo que foi publicado no YouTube e que gerou imensa atenção.

O site YouTube foi fundado no ano de 2005 por três rapazes, que eram funcionários da PayPal: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim – Hurley estudou Design na universidade, enquanto Chen e Karim cursaram juntos Ciência da Computação.

A criação do site surgiu a partir da dificuldade que existia naquela época no compartilhamento de vídeos na internet. A intenção, portanto, era criar um site simples, mas que gerou um absoluto sucesso.

O domínio “YouTube.com” teve sua ativação em fevereiro de 2005 e seu desenvolvimento se seguiu nos meses seguintes.

Em 2006, foi comprado pela empresa Google por cerca de 1,65 bilhões de dólares em ações.

O que significa YouTuber?

YouTuber é uma espécie de celebridade da internet que atua também na parte das filmagens de seus próprios vídeos que, publicados no maior site de compartilhamento de vídeos (o YouTube), faz com que essa personalidade se torne famosa, ganhe patrocinadores e trabalhe com isso, colocando produtos em seus clipes ou produzindo anúncios on-line.

Conhecido também como criador de conteúdo do YouTube, um YouTuber influencia a geração atual e traz informação e entretenimento.

Alguns exemplos de YouTubers famosos aqui no Brasil são Felipe Neto (com o canal Não Faz Sentido) e Whindersson Nunes (com o canal whinderssonnunes).

Exemplos com a palavra YouTube

“O Google está fazendo algumas mudanças no visual do app do YouTube para a Android TV” (Olhar Digital, 04/11/2019).

“O casal gravou um vídeo e postou no YouTube para anunciar o sexo do mais novo membro: uma menina” (Revista Crescer, 03/11/2019).

“Cansados de enfrentar esse tipo de situação, eles resolveram criar um canal no YouTube em que mostram como é o dia a dia do relacionamento” (G1, 22/10/2019).

Sinônimos de YouTube

Não existem sinônimos para a palavra YouTube.

Antônimos de YouTube

Não existem antônimos para a palavra YouTube.

Rimas com a palavra YouTube

A intenção das rimas é fornecer sonoridade e harmonia entre os versos, em especial poemas. Como um ótimo recurso, a rima ocorre quando há uma sequência de sons equivalentes ou parecidos no final das palavras.

Confira alguns termos que rimam com YouTube:

  • Fã-clube;
  • Clube;
  • Aeroclube;
  • Adube;
  • Derrube;
  • Moto clube.

Rafaela Mustefaga

Graduada em Letras Português/Inglês, pela PUCPR, é revisora e editora de textos informativos, apaixonada por línguas e literatura e professora nas horas vagas.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content