10 formas de iniciar e de concluir uma produção textual

A produção textual envolve um processo complexo, que pretende garantir que você consegue passar aos leitores as informações desejadas. Conheça 10 formas de iniciar e concluir uma produção textual.

Os processos de produção textual podem ter inúmeras finalidades. Você pode, por exemplo, desejar escrever uma redação, uma carta, um discurso para dizer em público, um texto para um blog ou website ou simplesmente um artigo que publicite seu produto ou marca. Uma aula de português na Superprof pode ser o caminho para garantir que conhece sua língua e domina a produção escrita, correta e sem erros.

De fato, cada texto tem suas caraterísticas próprias e contará com critérios e normas específicas, que podem ser aprofundadas consoante sua necessidade específica.
Embora cada texto seja diferente do outro, você deve compreender que, no processo de produção textual, existem formas relativamente constantes sobre como iniciar e concluir um texto, que o ajudam a levá-lo desde sua introdução até à conclusão, de uma forma coerente, fluída e correta.

Esse tipo de processo deve, depois, ser adaptado à finalidade do texto. Por exemplo: uma dissertação poderá ter várias páginas ou ser até mesmo um livro, enquanto um texto destinado à web deverá ser mais curto e conciso.

Hoje, trazemos 10 formas de produzir um texto que podem serem aplicadas independentemente do que você esteja escrevendo. Confira.

1. Saiba o que quer dizer

A escolha do conteúdo é importante na produção de qualquer texto. Você apenas conseguirá ter uma produção textual coerente se garantir que sabe o quer dizer, antes de dizê-lo.

Assim, o primeiro passo antes de iniciar a sua produção textual será pensar sobre a temática que você quer abordar e como irá abordá-la, quais as perspectivas, teorias ou intenções do texto, mediante o assunto que será falado.

2. Conheça o tema

Após ter escolhido seu tema e ainda antes de começar a escrever o texto, é necessário que você conheça essa temática de uma forma mais aprofundada.

Uma pequena (ou grande) pesquisa pode ser um bom ponto de partida para que possa abordar sua temática de uma forma mais abrangente e ampla, demonstrando conhecimentos e melhorando o fluxo do discurso escrito.

3. Resuma na introdução

Agora que você sabe o que quer falar e o que existe para dizer sobre isso, você irá começar seu texto e, para isso, o ideal será cativar o leitor nas primeiras linhas.

O ideal é que, na sua introdução, faça um pequeno resumo sobre o que irá falar, de forma a que os leitores saibam, no primeiro instante, o que irão ler.

Um bom exemplo disso é o jornalismo, onde você pode notar que questões como “o quê?”, “quando?”, “onde?” e “como?” sempre são respondidas no começo do artigo. Essa norma não é obrigatória em toda a produção textual, mas ajuda muito na dinâmica dos textos.

4. Atente na correção ortográfica e gramatical

Uma boa produção textual não pode ter erros de gramática nem de ortografia, já que isso irá destruir a mensagem, mesmo que esta seja boa. Contar com corretores, dicionários e uma boa releitura do texto no final ajuda muito visualizar pequenos erros que podem passar despercebidos na hora da criação.

5. Tenha atenção à estrutura

Desde pequenos insistem, em nossas redações, e é verdade: um artigo deve ter começo, meio e fim.

Isso significa que você deve pensar na estrutura de seu texto, de forma a que este tenha uma introdução, um corpo de texto e uma conclusão. Isso permite uma melhor organização das ideias e uma leitura mais simples.

6. Mantenha a fluidez do seu discurso

Além de ortográfica e gramaticalmente correto, seu discurso precisa de fluir de uma forma natural.

Evite a utilização de termos e conceitos demasiado elitistas ou complexos, que você não domine plenamente. Isso dificultará a leitura de seu texto e poderá criar incoerências.

7. Formule frases menores

Principalmente se você tiver muita dificuldade em pontuar corretamente – isso é mais comum do que imagina! – procure utilizar frases breves.

A construção de seu texto com frases mais curtas torna a mensagem mais simples de compreender e evita que você cometa erros de pontuação que alterem o sentido do que você quer dizer.

8. Opte por um encadeamento lógico do discurso

A escrita é, também, uma forma de comunicação interpessoal e, por isso, é muito importante que, quando inicia e completa um texto, tenha em mente que o discurso deve ser lógico, encadeando as ideias de uma forma que os futuros leitores possam compreender a ideia que deseja transmitir.

Esse processo de encadeamento também irá ajudar a manter a fluidez discursiva de que falámos no ponto 6.

9. Resuma novamente na conclusão

No final de sua produção, conclua sempre com uma explicação do que foi falado e sua interpretação sobre isso.

No caso de textos para redes sociais ou para empresas, pode fazer o chamado “Call to action”, isso é: dizer o que você pretende que aconteça, incentivando o leitor a fazê-lo.

10. Reveja todo o texto

Mesmo os melhores textos necessitam de ser relidos e revistos, para corrigir eventuais gralhas.

Por vezes, o erro nem é tão grave, mas todos nós já clicámos na tecla ao lado da desejada, incorrendo em erros desnecessários.

Veja tudo o que escreveu antes de entregar ou publicar seu texto.

Estas 10 formas de iniciar e completar sua produção textual irão, certamente, ajudar a que crie textos melhores.

Deixe seu comentário