5 animais considerados símbolos de mau agouro — e por que você não deveria temê-los

Veja uma lista com 5 animais considerados símbolos de mau agouro e entenda por que você não deveria temê-los!

Antigamente, as pessoas acreditavam que os animais possuíam poderes especiais. Alguns animais eram considerados de boa sorte, enquanto outros eram vistos como azarados.

De modo geral, estas crenças não são mais amplamente mantidas pelos humanos modernos, mas algumas pessoas ainda prestam atenção a estas superstições do velho mundo. Embora não haja provas concretas para apoiar qualquer uma destas afirmações sobre o significado de certos animais (incluindo alguns muito comuns), muitas culturas têm suas próprias tradições em torno de criaturas específicas e seu suposto impacto na vida humana ou mesmo na própria sociedade.

Aqui estão alguns exemplos.

Gato preto

Na cultura chinesa, os gatos pretos não são considerados um sinal auspicioso. Segundo a lenda, o gato é um mensageiro para os deuses e protege os humanos dos espíritos malignos. Os chineses acreditam que é uma boa sorte ter um gato preto como animal de estimação, pois eles podem afastar os espíritos malignos.

No entanto, alguns acreditam que, se você ver um fora de sua casa ou vagueando pelo seu caminho enquanto caminha, isso pode significar que coisas ruins estão reservadas para você.

Em contraste com seu significado na China, um gato preto é considerado afortunado na Grã-Bretanha se for um gato perdido! De acordo com o folclore da Ilha de Man da Grã-Bretanha (onde eu moro), se alguém vir um gato preto cruzar seu caminho – mesmo à noite – isso significa que a boa sorte virá logo em seguida!

Morcego

Os morcegos são animais noturnos que vivem em cavernas e árvores. Não são roedores, nem são cegos. Embora tenham olhos grandes, os morcegos os utilizam para localizar as presas e navegar pelo céu noturno. Na verdade, algumas espécies de morcegos podem ver até cem vezes melhor do que os seres humanos à noite!

Os morcegos também não são vampiros – mas você provavelmente já sabe disso assistindo filmes do Drácula ou jogando Castlevania em seu NES. Apesar de sua associação com as artes das trevas, os morcegos não bebem sangue; em vez disso, eles caçam insetos como mosquitos e traças para se alimentarem.

Finalmente – e talvez o mais importante – os morcegos não são maus! Isto faz sentido quando se considera o quanto algumas pessoas os acham amigáveis (como minha tia). Você pode até mesmo conhecer alguém que já teve um morcego de estimação antes; é verdade!

Coruja, falcão ou papagaio

As aves são consideradas símbolos de sabedoria, morte e renascimento. Na Grécia antiga, a coruja era associada com a deusa Atena e simbolizava a adivinhação. O falcão ou papagaio (ave) era associado a Zeus como um mensageiro da morte e do renascimento. A lua é frequentemente retratada como uma ave na mitologia, como a deusa egípcia Mut ou Ba’u (deusa).

Lagarto

Os lagartos são considerados sortudos em muitas culturas. Em algumas culturas, um lagarto rastejando pela perna significa que você deve esperar boa sorte em sua viagem.

Em outras culturas, um lagarto rastejando pela sua perna significa que você deve temer por sua vida e correr o mais rápido que puder! Nessas culturas, os lagartos são considerados como um presságio de morte.

Corvos

Os corvos são frequentemente associados à má sorte, e são considerados como presságios de morte. Eles crescem em tamanhos grandes, e são frequentemente culpados pela propagação de doenças.

Devido a essas superstições, os corvos são frequentemente mortos sempre que possível, apesar de seu valor como necrófagos que ajudam a manter nossos ecossistemas saudáveis.

Por que não temer estes animais?

Você pode ver que muitas dessas superstições não são ruins apenas para os animais, mas também para os humanos.

A ideia de que algumas espécies dão azar é provavelmente a mais prejudicial, pois significa que muitas pessoas as matarão sem pensar no que estão fazendo.

Muitas pessoas ainda acreditam que alguns animais têm relação azar, mas isto é apenas folclore: a verdade é que não há provas científicas que sustentem estas superstições. Este tipo de pensamento contribui para que diversas espécies fiquem em risco. Portanto, se você vir alguma destas criaturas pela cidade hoje, não tenha medo!

Embora algumas superstições possam parecer bobas e inofensivas, elas realmente têm um impacto negativo sobre os animais. É importante lembrar que os animais não são maus presságios ou má sorte; eles merecem respeito e bondade como qualquer outro ser vivo.

Você também pode gostar de ler:
Vírus do bem? Entenda como os vírus podem ser usados para o controle de pragas!

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário