5 passos para se preparar para uma mudança de carreira drástica

Para quem está infeliz com o emprego ou carreira atual, pode parecer impossível mudar de rumo. Entretanto, há maneiras de se preparar para uma mudança drástica de carreira, para que quando chegar a hora não seja tão traumático e não envolvam recomeçar do zero!

1. Procure oportunidades que estejam alinhadas com suas paixões

Um bom lugar para começar é procurar oportunidades que estejam alinhadas com suas paixões e valores. Mesmo que possam parecer arriscadas ou fora do caminho do que você pensava que estaria fazendo na vida (mas não tão arriscadas que o impeçam de conseguir um emprego mais tarde).

Você pode sempre obter ajuda de membros de sua família, se necessário. Por exemplo, se seu emprego de sonho é trabalhar em um abrigo para animais, mas parece muito rebuscado, pergunte a uma amiga que trabalha lá se ela poderia dar uma boa dica para você. Ou talvez alguém conheça outra pessoa que faça algo semelhante e possa dar alguns conselhos sobre como começar.

Sendo assim, não deixe que o medo o paralise a sua ação! Se há algo lá fora que faz sentido tanto para as necessidades financeiras de curto prazo quanto para as metas de carreira de longo prazo (e especialmente se for algo divertido ou gratificante) então vá em frente e experimente!

2. Coloque as finanças em ordem

Preparar-se financeiramente para uma mudança de carreira é fundamental. Portanto, decida quanto dinheiro você precisa para viver e faça um orçamento. Se não tiver certeza de onde vem e para onde vai o dinheiro, comece a acompanhá-lo durante um mês. Isto ajudará a identificar áreas onde há problemas ou excessos que podem ser cortados.

Observe atentamente as receitas e despesas e descubra se você tem direito a algum benefício governamental, como seguro-desemprego. Se for o caso, aplique imediatamente!

3. Encontre um mentor

Para quem está considerando uma mudança drástica na carreira, pode ser útil encontrar um mentor. Um bom mentor é alguém que já esteve em seu lugar antes e pode ajudá-lo a guiá-lo através do processo de fazer a mudança. Os mentores podem ser encontrados no trabalho ou fora do trabalho, o importante é que eles compartilhem interesses comuns com você e estejam dispostos a ouvir quando necessário.

Os mentores podem dar conselhos sobre como abordar sua situação de diferentes ângulos do que é imediatamente aparente. Eles também podem ser capazes de fornecer encorajamento quando as coisas ficarem difíceis pelo caminho (e eles o farão).

Além disso, os mentores também fornecem informações sobre o tipo de oportunidades que existem para pessoas que querem algo diferente nas carreiras atuais, mas ainda não têm certeza de onde mais podem se encaixar.

4. Reserve um tempo para pesquisar suas opções

Uma vez que você tenha identificado o tipo de trabalho ou negócio que gostaria de realizar, dedique tempo para pesquisar o mercado e considerar todas as opções antes de tomar qualquer decisão. Considere o voluntariado ou iniciar um negócio on-line enquanto continua com seu trabalho atual até que fique claro qual será a melhor direção para seus objetivos futuros.

Se possível, procure oportunidades que se alinhem com suas paixões e valores para que eles se sintam mais autênticos ao persegui-los profissionalmente mais tarde. Não tenha medo de assumir riscos se necessário, eles ajudarão a moldar quem nos tornamos como indivíduos.

5. Amplie o networking

Ampliar o networking é fundamental para quem está em transição de carreira e as redes sociais é uma ótima opção para isso. Você pode conhecer novas pessoas através das redes sociais, e essa troca em rede com amigos, familiares e colegas podem ajudá-lo a se conectar com outras pessoas em sua nova área de atuação.

Se você ainda não tem uma rede de contatos estabelecida no trabalho, agora é o momento perfeito para começar a construir uma. Pergunte entre seus colegas de trabalho se eles conhecem alguém que possa lhe dar conselhos para encontrar um emprego ou até mesmo simplesmente dê a eles seu currículo para que o possam transmitir se encontrarem algo interessante.

E não se esqueça de fazer conexões fora do trabalho também.

Você também pode gostar de ler:
Como escolher qual carreira seguir depois do Ensino Médio?

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário