Arquiteto paisagista: o que faz, quanto ganha e mais

Arquitetura paisagística é o projeto e planejamento de espaços externos. Os arquitetos paisagistas são responsáveis pelo planejamento, projeto e gerenciamento desses espaços. Eles também trabalham com engenheiros, arquitetos, especialistas em meio ambiente, planejadores comunitários e outros para criar espaços ao ar livre que atendam às necessidades das pessoas.

O que faz um arquiteto paisagista?

Os arquitetos paisagistas são responsáveis pelo planejamento e implementação de espaços externos. Eles estão envolvidos em qualquer projeto que envolva o uso do terreno, seja ele um jardim, parque ou estacionamento. Eles também ajudam a criar espaços ao ar livre que se adaptem às comunidades existentes ou que atendam a novas necessidades.

Estes profissionais normalmente trabalham em equipe com outros profissionais para criar projetos que são exclusivos para cada situação. Eles podem trabalhar com arquitetos, engenheiros e outros designers para criar espaços visualmente atraentes que servirão ao seu propósito, quer sejam jardins públicos ou jardins privados.

Eles normalmente possuem graduação em Arquitetura e Urbanismo e uma especialização na área relacionada, como horticultura, ciências ambientais ou arquitetura paisagística.

Diferentes ambientes que o arquiteto paisagista trabalha

Os arquitetos paisagistas podem trabalhar em qualquer lugar do mundo – de pequenas a grandes cidades. Eles podem trabalhar em espaços públicos como parques ou em propriedades privadas como casas ou empresas. Ou seja, os arquitetos paisagistas podem trabalhar em muitos ambientes distintos, inclusive:

  • Residencial: projetando espaços ao ar livre que aumentam o valor da propriedade;
  • Comercial: criando displays atraentes em lobbies e lojas de varejo;
  • Comunitário e cívico: projetando parques e jardins que valorizam a identidade local;
  • Renovação urbana: redesenhando brownfields em espaços públicos atraentes;
  • Transporte: projetando diretrizes de design urbano para novos projetos de desenvolvimento;
  • Instituições públicas e agências governamentais: projetando edifícios e instalações públicas como bibliotecas e estádios.

Que habilidades um arquiteto paisagista precisa ter?

Antes de se candidatar a um emprego como arquiteto paisagista, é importante entender que habilidades você vai precisar para ter sucesso neste campo. Aqui estão algumas habilidades comuns que você deve ter:

O arquiteto paisagista precisa ter uma boa compreensão das práticas de construção e manutenção. Eles devem ser capazes de ler desenhos e especificações, entender como projetar e construir estruturas, fazer medições e calcular dimensões, construir modelos e avaliar materiais. Eles também precisam entender como os vários sistemas em um edifício funcionam em conjunto.

Além disso, é preciso ter uma ampla experiência de trabalho com empreiteiros, engenheiros e outros projetistas no ambiente físico. Um arquiteto paisagista não é apenas um artista. Eles também devem ser capazes de se comunicar com outros que trabalharão no local. Eles também precisam ser capazes de solucionar problemas que surjam durante o projeto ou construção.

Portanto, uma sólida formação em arquitetura paisagística ou algum outro campo relacionado, como arquitetura, engenharia civil ou silvicultura é fundamental. Aqueles que estudaram estes assuntos geralmente terão mais chances de serem contratados do que aqueles que não têm nenhuma experiência trabalhando em projetos como este.

Os arquitetos paisagistas precisam de fortes habilidades de comunicação para trabalhar com os clientes. Eles também precisam ser orientados aos detalhes com um olho aguçado para a cor e a forma. Isto significa que eles devem ser capazes de visualizar como serão seus projetos a partir do zero.

Um outro ponto importante é que o arquiteto paisagista precisará compreender o software de desenho CAD (Computer Aided Design) que permite criar planos para as propriedades de seus clientes. Isto pode incluir a criação de modelos 3D com Planos de Projeto Digitais ou a conversão de desenhos 2D em modelos 3D usando o software AutoCad.

Como se tornar um arquiteto paisagista?

Para se tornar um arquiteto paisagista é necessário um bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Após a conclusão da graduação, é necessário cursar uma pós-graduação em Paisagismo. Cursos extracurriculares de história da arte e biologia vegetal (botânica) são importantes para entender a ciência por trás do projeto paisagístico.

Disciplinas do curso de pós-graduação em Paisagismo

As principais disciplinas desenvolvidas no curso de pós-graduação em Paisagismo incluem:

  • Arquitetura Paisagística
  • Gestão de gramados
  • projeto urbano
  • jardinagem e horticultura
  • gestão da horticultura e do paisagismo
  • Conservação e recuperação de paisagens e projetos paisagísticos
  • História da paisagem e do paisagismo

Salário

A faixa salarial para arquitetos paisagistas varia dependendo do nível de experiência e do nível de educação. De acordo com informações do site Vagas, o salário médio para um arquiteto paisagista R$ 4.017,92, podendo chegar a R$ 9.857,12.

Outras áreas da arquitetura

Na arquitetura também é possível atuar em outras áreas, como:

  • Projeto e planejamento urbano: é o estudo dos aspectos físicos das áreas urbanas e a forma como elas interagem com as pessoas, organizações e a sociedade como um todo;
  • Desenho arquitetônico: o projeto arquitetônico é um processo de planejamento, projeto e construção de edifícios. Envolve considerar muitos fatores diferentes, incluindo materiais, luz, cor, forma, textura e tamanho. Os arquitetos devem considerar tanto os requisitos funcionais (por exemplo, espaço para viver) quanto considerações culturais (por exemplo, criar um edifício que reflita sua vizinhança histórica).
  • Design de interiores: os arquitetos de interiores criam espaços que atendem às necessidades de seus clientes ao mesmo tempo em que melhoram seu estilo de vida ou ambiente de trabalho. Eles trabalham dentro dos planos arquitetônicos para garantir que o espaço seja funcional, prático e esteticamente agradável de acordo com as especificações do cliente.

Fonte: Com informações do site Vagas.

Você também pode gostar de ler:
Fotógrafo: O que faz, Quanto Ganha, Cursos e mais

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário