Licenciatura e Bacharelado: qual a diferença? Qual curso escolher?

Escolher uma graduação não é uma questão pequena e pode determinar a direção de sua carreira. Qualquer profissional se perguntará sobre o caminho escolhido, como decidir entre um bacharelado e um diploma de licenciatura. Compreender as diferenças entre esses graus os ajudará a tomar a melhor decisão.

A graduação

A graduação é a etapa da educação que confere um diploma de ensino superior ao estudante, de acordo com a área cursada. Normalmente, os cursos de graduação possuem as duas possibilidades de formação: o bacharelado e a licenciatura.

É importante que o aluno tenha em mente o caminho que pretende seguir profissionalmente para saber qual formação mais se adequa aos seus objetivos de carreira. Para isso, é fundamental conhecer as principais diferenças entre o bacharelado e a licenciatura.

Bacharelado X Licenciatura

Normalmente, os cursos possuem as duas formações, por isso é fundamental que o universitário escolha qual das duas vai cursar, para assim conquistar o título de conclusão do curso. No entanto, em alguns cursos só há uma modalidade.

O que diferencia esses dois títulos é a área de atuação: um bacharel trabalhará em diversas áreas do mercado de trabalho enquanto na licenciatura, o profissional é preparado para atuar na área educacional. Ou seja, ele se torna apto a lecionar para os níveis do ensino fundamental e médio.

Como funciona o Bacharelado?

Um bacharelado é um diploma que é concedido após a conclusão de um curso de graduação. Para se obter este diploma, normalmente leva quatro anos de estudo em, embora possa levar mais tempo, dependendo do curso escolhido, como por exemplo medicina que dura aproximadamente uns 6 anos.

Os cursos de bacharelados são oferecidos em uma grande variedade de campos, incluindo artes, administração de empresas, ciência e ciências sociais. Eles fornecem aos estudantes uma visão geral dos conceitos fundamentais em sua área escolhida.

Além de preparar os estudantes para estudos avançados em outras instituições como escolas médicas ou de direito, a obtenção do Bacharelado dá aos graduados acesso a carreiras em áreas de serviço público, serviço militar, empresas privadas e até mesmo trabalhar por conta própria.

Entre os cursos de graduação com diploma de bacharelado, podemos citar: administração de empresas, engenharia, direito, jornalismo, medicina, arquitetura, entre muitos outros. Ao procurar um novo emprego, a disponibilidade dessas diferentes posições oferece aos titulares desses diplomas uma gama mais ampla de oportunidades de trabalho do que os não titulares de diploma. Por exemplo, um graduado em administração de empresas pode trabalhar em finanças, compras e vendas ou até mesmo recursos humanos, tanto em grandes quanto em pequenas empresas.

Como funciona a Licenciatura?

O ensino é uma das profissões mais gratificantes que existe. Mas antes de começar a lecionar, você precisa completar seu programa de graduação e garantir o diploma. Para se tornar um professor, você precisa obter o diploma de licenciatura no curso escolhido. Por exemplo: história, matemática, geografia, português, biologia, entre outras.

Portanto, é com a licenciatura que você se torna apto a trabalhar em escolas públicas e privadas de todo país, dando aulas para os ensinos fundamental e médio. Entretanto, somente a licenciatura não habilita o professional a dar aulas para o ensino superior. Para isso, é necessária uma especialização nível mestrado. E também não permite que o profissional atue em empresas, nesse caso, é necessário cursar o bacharelado na área.

Bacharelado ou Licenciatura: qual a melhor opção?

A principal diferença entre as duas certificações é o campo de atuação. Afinal, como visto anteriormente, cada uma tem as suas singularidades. Portanto, para escolher a melhor opção, o profissional precisa ter em mente quais são seus desejos profissionais e de que maneira ele pretende atuar na área.

Uma dica que pode ajudar na escolha é avaliar a grade curricular de ambas as certificações, até mesmo porque, alguns cursos oferecem as duas modalidades como opção. Por exemplo, a biologia – o acadêmico pode optar por cursar o bacharelado ou a licenciatura.

Você também pode gostar de ler:

Bacharelado em Agronomia: vale a pena? Veja salários, mercado de atuação e mais!

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário