Material Escolar 2023: 5 dicas funcionais para economizar nas compras

Com a proximidade do retorno do ano letivo, esta época é marcada pelas compras do material escolar. E se não houver um cuidado no momento desta compra, o gasto pode ser excessivo. Antes de começar a comprar, faça uma lista dos suprimentos que você precisa e evite comprar por impulso quando possível. Compre algo somente se ele for usado mais de uma ou duas vezes por ano.

Como economizar no material escolar

Quer você seja um professor, um estudante ou mãe de aluno, há muitas maneiras de economizar dinheiro em material escolar. Estar preparado pode ajudá-lo a se organizar, mas também significa ter os suprimentos certos ao preço certo. Para ajudá-lo a economizar em material escolar, reunimos algumas dicas que garantirão que o seu orçamento não seja super orçado este ano.

1.Compre o material em outras épocas do ano

Um dos momentos mais procurados para comprar material escolar é no início do ano. No entanto, a maioria das lojas tem esses produtos o ano inteiro. Essas vendas são ótimas para estocar itens que você não encontra em outras épocas do ano e para comprar coisas como cadernos ou lápis em grande quantidade para o próximo ano.

2. Se possível, compre itens on-line

Esta também é uma boa opção para quem quer economizar. Afinal, muitos sites dão cupom de desconto, frete grátis, aceitam cashback para comprar os itens desejados. Desta forma é possível economizar no valor da compra e até mesmo nos custos de envio. Se você tiver cupons e descontos disponíveis para os produtos que você precisa, agora é o momento de usá-los.

Compre suprimentos a granel, se possível (como produtos de papel), especialmente se você estiver planejando fazer isso de qualquer forma.

3. Compre material escolar usado ou reciclado

Se você não conseguir encontrar material escolar reciclado, considere comprar em segunda mão, seja em uma loja econômica ou on-line. Dessa forma, você ainda será capaz de comprar novos materiais e economizar dinheiro, ao mesmo tempo em que contribui com menos desperdício. Há muitas pessoas que vendem seus livros didáticos usados sem escrever nada dentro deles, o que permite que sejam reutilizados.

Utilizar livros usados é uma maneira fácil de economizar dinheiro na educação de seu filho sem sacrificar qualidade ou estilo. No entanto, há algumas coisas que devem ser analisadas na hora ao comprar materiais em segunda mão. Como por exemplo,

  • Verifique cuidadosamente cada página antes de comprar um livro usado;
  • Certifique-se de que não haja seções rasgadas ou fotos/fotografias em falta ao longo de suas páginas, pois isso pode levar os alunos a se perderem durante seus estudos mais tarde.

Professores e outros membros da escola muitas vezes têm materiais antigos e não utilizados em suas salas de aula. Talvez você possa obtê-los de graça ou por um preço bem mais em conta, já os materiais escolares reciclados que são quase sempre mais baratos do que a compra de materiais novos.

4. Compre uma mochila que terá anos de uso

Comprar uma mochila que irá durar anos de uso é uma maneira inteligente de economizar dinheiro a longo prazo. Se você comprar uma mochila barata e ela se desfizer após um ano, você terá que substitui-la. Isto pode ficar caro se você tiver mais de uma criança na escola ao mesmo tempo!

Procure ofertas no final do verão, assim como no início do ano letivo. É provável que você encontre bons negócios em mochilas nestas épocas porque os fabricantes os querem fora de seus armazéns para que eles possam abrir espaço para novos produtos. Verifique também cupons online ou cartões de loja; estes podem lhe dar direito a descontos em suas compras (e muitas vezes vêm com frete gratuito).

5. Evite excessos, compre apenas o necessário

Há muitas maneiras de economizar em material escolar, mas uma das melhores é comprar apenas o que você precisa. Com muita frequência, os alunos caem na armadilha de comprar tudo o que podem imaginar usar em sua classe.

Isto pode incluir itens como marcadores que raramente são usados porque não pertencem a uma determinada classe ou área específica. É importante não cair nesta armadilha, ao invés disso, reutilize matérias que sobraram do ano anterior e que ainda estão em bom estado de uso.

Você também pode gostar de ler:
Bullying na escola – O que é? Exemplos, Consequências e Como Combater

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário