Profissões em Baixa em 2023: elas podem estar com os dias contados

O futuro do trabalho está mudando! Embora seja verdade que muitas profissões estão sendo assumidas pela tecnologia, há algumas profissões que podem não sobreviver em 2023.

Profissões em Baixa em 2023: elas podem estar com os dias contados

O mundo está mudando, e isso está acontecendo rapidamente. O advento da inteligência artificial tornou a vida mais fácil em alguns aspectos, mas também significa que muitos empregos serão substituídos por computadores. Muitas indústrias já estão sentindo o impacto desta mudança.

Os empregos que antes eram seguros começaram a desaparecer a um ritmo alarmante. Isto porque a inteligência artificial (IA) e a automação as terão substituído. A seguir listamos as profissões cujos dias podem ser contados em 2023.

Os líderes da indústria vêm prevendo o futuro do trabalho há décadas, mas agora, mais do que nunca, as novas tecnologias estão tornando possível que os seres humanos automatizem tarefas.

1. Funcionários de contabilidade

Os contadores são pagos para compilar e analisar dados e fornecer consultoria financeira com base em suas descobertas. Eles poderão em breve ser substituídos por software de IA como o Watson da IBM, que pode comprimir os números mais rápido do que qualquer contador humano jamais poderia fazer.

Os contadores terão que estar preparados para trabalhar com tecnologia se quiserem sobreviver.

2. Funcionários de banco e seguradora

A IA já é utilizada em serviços financeiros há anos, e causará um impacto perturbador sobre as empresas financeiras, pois ela pode analisar grandes quantidades de dados e tomar decisões mais rapidamente do que os humanos podem fazer. Além disso, ela pode ser treinada em tarefas específicas como detecção de fraude ou subscrição de seguros.

Entretanto, conforme a IA avança, os chatbots se tornarão mais inteligentes e mais capazes de lidar com interações mais complexas com os clientes. Isso será uma grande interrupção dos serviços tradicionais baseados em humanos, pois eliminará muitos empregos e, ao mesmo tempo, reduzirá drasticamente os custos.

No entanto, isso não acontecerá da noite para o dia, mas nos próximos quatro anos haverá uma mudança dramática na forma como os serviços bancários e de seguros são prestados.

3. Secretário de escritórios

A natureza do trabalho mudou tanto nos últimos anos, e há tantas outras ferramentas disponíveis para facilitar o trabalho das pessoas, que a necessidade de secretários humanos diminuiu significativamente. Em um ambiente de escritório onde as pessoas podem se comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar e a qualquer momento, há menos necessidade de pessoas que lidem com todas essas tarefas.

O equivalente em software de uma secretária, um assistente automatizado como o Gmail Inbox do Google ou o Cortana da Microsoft, pode ajudá-lo a organizar suas mensagens, agendar reuniões e até mesmo responder aos e-mails recebidos com respostas pré-escritas que soam como se tivessem sido escritas por um ser humano.

2. Vendedores por telefone

A Internet é uma ferramenta revolucionária que pode ser usada para fazer quase tudo o que você possa imaginar. É um meio que nos permite comunicar com pessoas de todo o mundo instantaneamente sem nenhum custo, e é também um lugar onde podemos comprar ou vender produtos ou serviços com facilidade. Não sendo necessário um indivíduo vender via chamada telefônica.

Além disso, a disseminação do software de reconhecimento de voz significa que as pessoas podem falar com seus computadores, seus telefones e até mesmo suas casas inteligentes sem ter que digitar nada neles primeiro. A IA já está sendo usada por diversas empresas para responder às perguntas dos clientes antes mesmo de fazê-las.

Em breve, a IA será capaz de responder às perguntas com mais rapidez e precisão do que qualquer ser humano poderia esperar fazer. Ou seja, os dias das intermináveis ligações em espera estão contados.

1. Escrivão

A profissão de escrivão terá seus dias contados em 2023, à medida que o movimento global para iniciar uma nova vida como cidadão digital se torna imparável. É possível que ainda possamos encontrar trabalho como escriturários, mas isso será diferente do que fazemos hoje.

Não se trata apenas de como interagimos com as pessoas. Trata-se de como interagimos com o mundo ao nosso redor. O papel do escriturário evoluirá para algo mais próximo de um “porteiro digital”.

Você também pode gostar de ler:
Carreira e Profissão são a mesma coisa? Entenda as diferenças!

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário