Qual área da Psicologia ganha mais? Revelamos!

A psicologia é um campo com muitas especialidades, por isso é importante saber qual delas lhe renderá mais dinheiro. Eles trabalham em muitos ambientes diferentes: hospitais, escolas, centros comunitários, empresas e consultórios particulares.

Qual área da Psicologia ganha mais?

Um psicólogo é um profissional de saúde mental que ajuda o paciente a se recuperar de várias doenças e distúrbios mentais. Eles podem ajudar com ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental; problemas de abuso de substâncias; dificuldades de relacionamento; ou qualquer outra questão que esteja afetando seu bem-estar.

Seus deveres variam de acordo com o local de onde trabalham e com as necessidades de seus pacientes. Veja a seguir, a área da psicologia que ganham mais:

Psicologia hospitalar

O objetivo de um psicólogo hospitalar é ajudar as pessoas a melhorar em um ambiente de segurança. O plano de tratamento pode incluir terapia, medicação ou outros tipos de cuidados. Eles também podem discutir o que levou à sua hospitalização, tal como um evento estressante ou um problema de relacionamento.

O trabalho dos psicólogos hospitalares vai desde ajudar os pacientes durante uma crise inicial de saúde mental até tratar pacientes com doenças mentais crônicas, como esquizofrenia ou depressão. O salário base gira em torno de R$ 3.574,00 e é um dos maiores da psicologia.

A trajetória profissional em psicologia depende da área.

Você pode escolher entre uma variedade de caminhos de carreira em psicologia. É importante considerar os benefícios e os inconvenientes de cada um antes de tomar uma decisão final. A seguir estão alguns dos caminhos de carreira mais comuns para aqueles com um diploma em psicologia:

Psicologia Social

A psicologia social é o estudo científico de como os humanos pensam sobre si mesmos e sobre os outros, e como interagem uns com os outros. Os psicólogos sociais estudam o comportamento social tanto no laboratório como no campo. Como tal, esta área da psicologia permite uma grande variedade de caminhos de carreira – do psicólogo clínico ao psicólogo organizacional, passando pelo conselheiro de saúde mental, só para citar alguns.

Psicologia Clínica

Os psicólogos clínicos são profissionais que tratam de distúrbios mentais e emocionais. Eles ajudam as pessoas com problemas de saúde mental, tais como depressão, ansiedade e abuso de substâncias. Os psicólogos clínicos podem trabalhar em consultórios particulares, mas também podem trabalhar em escolas ou laboratórios de pesquisa.

Os psicólogos clínicos ganham muito dinheiro em comparação com outros. São eles que diagnosticam e tratam as enfermidades psicológicas dos pacientes a fim de melhorar suas vidas e torná-los mais felizes. A faixa salarial é de R$ 2.965,00.

Psicologia Industrial-organizacional

Os psicólogos industriais-organizacionais (I-O) estudam como as pessoas se comportam no local de trabalho. Eles observam como os trabalhadores interagem com suas empresas e uns com os outros, assim como o que os motiva a trabalhar.

Os psicólogos do I-O podem ajudar as organizações a melhorar seu local de trabalho, elaborando descrições de cargos e procedimentos de contratação que sejam mais eficazes. Eles também podem ajudar os gerentes a descobrir como se livrar dos funcionários que não estão fazendo um bom trabalho ou cujo comportamento é prejudicial à produtividade de outros.

Psicologia Experimental

Os psicólogos experimentais são os que projetam e conduzem as experiências. Eles estão interessados na relação entre as variáveis em um ambiente controlado. Isto significa que eles têm a hipótese de testar através da manipulação de uma variável (por exemplo, dar a alguém uma bebida energética antes de dirigir) e medir seu efeito em outra variável (por exemplo, o tempo de reação).

Eles usam suas descobertas para entender como as pessoas pensam e se comportam, o que é realmente importante porque nos ajuda a tomar melhores decisões sobre nós mesmos e sobre as outras pessoas. Psicólogos experimentais frequentemente trabalham em universidades ou instituições de pesquisa como hospitais ou clínicas.

Psicologia Forense

Os psicólogos forenses são profissionais que aplicam conhecimentos psicológicos a ambientes legais. Eles podem trabalhar para departamentos policiais, tribunais ou prisões. Eles trabalham com vítimas de crimes e infratores para ajudá-los a entender seu comportamento e desenvolver um plano de reabilitação.

Os psicólogos forenses podem ser chamados para dar testemunho especializado em processos judiciais envolvendo o estado mental de um réu (ou seja, se ele era mentalmente competente no momento do crime). Os psicólogos forenses também podem ajudar a identificar os criminosos através de suas técnicas de traçar perfis. Um traçador de perfil criminal examinará as provas físicas encontradas no local de um incidente e usará sua compreensão do comportamento humano para prever quem é o responsável por ele.

Você também pode gostar de ler:
Sigmund Freud – Quem foi? Biografia e Principais Obras

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário