5 vantagens e 5 desvantagens da carreira de Engenharia

A engenharia é uma carreira gratificante, desafiadora e pode ser muito exigente. Assim, como todas as outras profissões, tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, é importante estar ciente dos desafios que vêm com a engenharia, mas também lembrar os muitos benefícios que ela tem.

5 vantagens da engenharia

Para alguém que ama a solução de problemas e soluções criativas, a engenharia pode ser o campo perfeito. As carreiras de engenharia estão em alta demanda, e há muitos tipos diferentes de trabalhos que você pode escolher.

Os engenheiros têm que lidar com prazos, orçamentos e até mesmo questões políticas no trabalho. No entanto, eles também conseguem ser criativos e resolver problemas todos os dias. Veja 5 vantagens que esta carreira promissora tem.

1. Alta remuneração

A engenharia é um campo bem remunerado. Os empregos na área de engenharia são muito procurados e proporcionam uma renda estável. Eles pagam bem e muitas vezes são à prova de recessão, portanto você terá segurança no emprego através de qualquer clima econômico.

2. Amplo campo de atuação

A engenharia é um campo amplo que abrange muitas disciplinas diferentes. Abaixo estão alguns dos campos mais comuns:

  • Engenharia Civil: trata do projeto, construção e manutenção do ambiente físico e naturalmente construído;
  • Engenharia Elétrica: é a área voltada para ciência elétrica, engenharia eletrônica e engenharia de telecomunicações, construção e operação de equipamentos elétricos e eletrônicos;
  • Engenharia Mecânica: abrange todos os aspectos do projeto, desenvolvimento e fabricação de sistemas mecânicos. Exemplos de sistemas mecânicos incluem automóveis, aeronaves, elevadores, robôs e máquinas-ferramentas;
  • Engenharia Aeroespacial: Este campo se concentra em projetar, construir e testar aeronaves e espaçonaves. As habilidades necessárias para entrar neste campo incluem uma forte formação em física e matemática;
  • Engenharia Biomédica: Este campo envolve a aplicação de princípios da biologia, medicina e outras ciências relacionadas a saúde. As habilidades necessárias para este trabalho incluem conhecimentos de anatomia, fisiologia, química e ciência da computação;
  • Engenharia química: Os engenheiros químicos aplicam princípios químicos para criar produtos e processos úteis através de reações químicas dentro de um ambiente industrial como refinarias de petróleo ou usinas de energia.

3. Oportunidades global

A economia mundial é cada vez mais impulsionada pela engenharia. A engenharia está em alta demanda, especialmente em países em desenvolvimento. Por ser uma profissão global, os engenheiros são necessários em todo o mundo.

Como existe uma alta demanda de trabalho, é possível que o engenheiro consiga até um trabalho no exterior.

4. Desafio constante

A engenharia é um campo desafiador. Está em constante mudança e, à medida que novos problemas surgem, os antigos são resolvidos. O que a torna extremamente gratificante. Você aprenderá como resolver problemas do mundo real enquanto trabalha em alguns dos projetos mais vanguardistas da história.

Não importa que tipo de engenharia você escolha, há sempre novos problemas e quebra-cabeças para resolver. Além disso, com o tempo, você aprenderá sobre novos materiais e tecnologias que podem ajudar a tornar seu trabalho mais fácil e mais eficiente.

5. Impactos positivos na sociedade

Os engenheiros têm ajudado a melhorar a vida em muitos aspectos da sociedade. Por exemplo, a poluição do ar é muito menor agora do que costumava ser por causa dos engenheiros que criaram motores mais eficientes para carros, caminhões e aviões. Os engenheiros também projetam estradas mais seguras para que menos acidentes aconteçam nas rodovias a cada ano.

O transporte tornou-se mais seguro e mais rápido devido aos desenvolvimentos da engenharia: A indústria alimentícia se beneficiou de desenvolvimentos de engenharia como melhores métodos de irrigação, inseticidas e fertilizantes, entre outras coisas.

5 desvantagens da engenharia

Os engenheiros são a espinha dorsal de nossa sociedade, mas eles enfrentam muitos perigos em seu trabalho. Veja abaixo 5 desvantagens da engenharia

1. Estresse e pressão

Altos níveis de estresse devido a prazos apertados, concorrência intensa por empregos e longas horas gastas trabalhando em projetos que podem ou não ser bem-sucedidos (e podem levá-lo a um endividamento se as coisas derem errado).

2. Horas extras de trabalho

Os engenheiros frequentemente trabalham por longas horas, especialmente enquanto tentam se estabelecer e ganhar experiência ou quando estão em algum projeto grandioso. Isto pode tornar mais difícil o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

3. Necessidade de atualização constante

Como engenheiro, você tem que se manter atualizado com as novas tecnologias e pesquisas que estão surgindo. Você também precisa conhecer as novas ideias e tendências em engenharia.

4. Responsabilidade legal

Na engenharia, você tem que ter responsabilidade legal. Isso significa que você precisa estar ciente das consequências de suas ações e ter certeza da segurança do produto para todos que o utilizam.

Isto significa que se algo der errado, você é responsável pelos danos. Você não pode simplesmente fazer algo e depois deixá-lo. Se você fizer isso na engenharia, alguém pode se machucar ou até mesmo morrer!

5. O ambiente de trabalho pode ser perigoso

Na engenharia, o meio ambiente é um fator importante que pode impactar a segurança dos trabalhadores. Portanto, é importante estar atento às questões ambientais perigosas, a fim de evitar que acidentes aconteçam. Outra coisa que você deve ter em mente ao pensar em como alguns lugares podem ser perigosos: nem todos os perigos são físicos.

Alguns perigos podem parecer inofensivos à primeira vista, mas na verdade contêm produtos químicos tóxicos ou materiais radioativos dentro deles que podem prejudicar qualquer pessoa que entre em contato com eles.

Você também pode gostar de ler:
Engenharia genética – O que é? Como funciona? Técnicas e Aplicações

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário