7 profissões que exigem conhecimento de Matemática no dia a dia

Você já se perguntou sobre profissões que exigem matemática?  O conhecimento em matemática é considerado um campo desafiador, que provoca emoções confusas.  Enquanto algumas pessoas têm aversão a números, há outras que amam o assunto e seguem carreira nas Ciências Exatas.

7 profissões que exigem conhecimento de Matemática no dia a dia

O mercado brasileiro é próspero e os indivíduos com inclinação para a matemática podem escolher entre vários campos promissores para trabalhar. Os princípios desta área são amplamente aplicáveis ​​em vários campos, incluindo negócios, comércio, construção civil, tecnologia e engenharia.

Como tal, entender as nuances de cada setor é crucial para determinar a carreira ideal. Observe a lista a seguir de ocupações que utilizam matemática!

7. Contador

A contabilidade é uma carreira que depende muito da matemática.  Essa profissão é responsável por criar balanços, processar folhas de pagamento, supervisionar sistemas de contabilidade, bem como lidar com rescisões de funcionários.

Para se tornar um contador, é preciso cursar uma graduação em Ciências Contábeis, o tempo de curso é de 4 anos. Para quem se interessa por matemática financeira, a contabilidade é ideal. Além disso, o mercado oferece muitas oportunidades de trabalho neste segmento.

6. Matemático

Se você é apaixonado por números, saiba que a graduação em matemática pode ser a profissão certa para você. Como matemático, você pode atuar em dois campos de atuação diferentes: em empresas ou na área da educação como professor.

Entretanto, para atuar em uma destas áreas é preciso escolher a formação específica do curso:

  • Bacharelado em matemática: com o bacharelado, o profissional pode atuar tanto em empresa privadas quanto em órgãos públicos. Esta formação possibilita que o profissional atue em setores financeiros, consultorias, entre outros.
  • Licenciatura em matemática: a licenciatura é indicada para quem quer ser professor de matemática. Ela prepara professores para atuar lecionando para turmas do ensino fundamental e médio.

5. Cientista de dados

A matemática é muito presente na rotina de trabalho de um cientista de dados. Assim como o raciocínio lógico também é muito utilizado nas atribuições do dia a dia. Este segmento está com um crescimento em exponencial no mercado, e isso se dá porque os sistemas digitais evoluíram muito.

A graduação em Ciências da Computação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas são as formações necessárias para quem quer se tornar um cientista de dados. Com uma destas graduações já é possível se inserir no mercado de trabalho como um cientista de dados.

4. Analista de sistemas

O cargo de analista de sistemas é um dos mais procurados atualmente. A utilização da matemática é extremamente necessária neste cargo porque eles lidam diretamente com números e cálculos. Sem isso, não é possível desenvolver e nem fazer a manutenção dos sistemas de informação.

A formação necessária para se tornar um analista de sistemas é em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Esta graduação tem duração de 2 anos e meio e o profissional já sai preparado para criar softwares, fazer consultorias e fazer a programação de computadores.

3. Engenharia de produção

A matemática é muito presente nas áreas das engenharias. No caso da engenharia de produção, eles a utilizam na gestão de processos operacionais de uma empresa e até mesmo nos planejamentos. O uso da matemática melhora a produtividade com um custo mais acessível.

A graduação em Engenharia de Produção tem duração de 5 anos. Ao se formar, o profissional está apto para atuar em indústrias e empresas, gerindo e planejando processos que melhoram o desempenho e a qualidade do funcionamento da instituição.

2. Arquiteto

A arquitetura usa muito a matemática. São diversos cálculos utilizados na criação dos projetos. Estes projetos são voltados tanto para as áreas externas quanto internas da construção civil.

Para se tornar arquiteto, é necessário cursar uma graduação em Arquitetura. O curso tem duração de 4 anos e o profissional se torna apto para atuar em áreas como paisagismo, design de interiores e criação de projetos em geral.

1. Engenharia civil

A engenharia civil é uma das engenharias mais procuradas e algumas de suas funções estão ligadas a matemática. A execução de uma obra só é possível graças a diversos cálculos que são realizados para que a obra ou reforma inicie.

Para atuar na área, é necessário cursar a graduação em Engenharia Civil, com duração de 5 anos. Ao longo do curso a matemática e a física serão fundamentais para a formação, e posteriormente atuação, do profissional.

Você também pode gostar de ler:
Matemática financeira – Jurus Simples e Compostos, Fórmulas e Exercícios

 

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário