Áreas de estudo da Botânica e suas importâncias

A botânica é uma disciplina científica e um campo da biologia que inclui várias áreas de estudo. Conheça cada uma delas aqui!

A botânica é uma disciplina científica e um campo da biologia que inclui várias áreas de estudo, como da estrutura das plantas, crescimento, origem, taxonomia (classificação) e metabolismo primário; isto também é conhecido como anatomia ou fitotomia das plantas.

A botânica é o estudo científico das plantas

Áreas de estudo da Botânica e suas importâncias
Áreas de estudo da Botânica e suas importâncias

O estudo da botânica envolve estrutura e crescimento, desenvolvimento, reprodução e classificação das plantas. Os botânicos que exploram ambientes terrestres tendem a se concentrar em plantas que possuem sistemas de xilema e tecido floema.

O xilema conduz água e minerais da raiz ao caule através de um sistema de vasos. Enquanto o floema transporta os carboidratos orgânicos produzidos nas folhas durante a fotossíntese para todas as partes do corpo da planta através de elementos de tubos de peneira.

Entretanto, a botânica engloba uma gama muito mais ampla de organismos do que apenas plantas floridas. Por exemplo, as algas também são incluídas nos estudos botânicos porque têm muitas semelhanças com plantas superiores.

Áreas da botânica

A botânica é um campo de estudo diversificado. Ela inclui tudo, desde taxonomia até genética, e seu foco pode variar de plantas específicas a sistemas ecológicos. Veja abaixo algumas áreas da botânica e sua importância.

Taxonomia

A taxonomia é o estudo de como os organismos são classificados. É também uma ciência que inclui a descrição, identificação, nomeação e classificação dos organismos. A base de todas as ciências biológicas é a taxonomia porque ela define o que um organismo ou grupo de organismos é chamado. A partir deste estudo possível entender e reconhecer a classificação das plantas.

Morfologia e anatomia

Morfologia e anatomia estão relacionadas, mas não são a mesma coisa. A morfologia é o estudo da forma e estrutura das plantas. Enquanto a anatomia é uma disciplina mais específica dentro da morfologia que se concentra no estudo das estruturas internas das plantas (tais como órgãos), enquanto os estudos morfológicos podem incluir a observação de características externas como a forma da folha ou a cor da flor.

Embriologia

Você pode estudar a embriologia a nível celular ou a nível de toda a planta. Em ambos os casos, você observará como os organismos se desenvolvem de uma única célula para um organismo adulto totalmente adulto. A embriologia é importante para entender como as plantas crescem e se desenvolvem, ou seja, é o estudo de como os embriões se desenvolvem através de estágios de crescimento (por exemplo, do ovo à muda).

Você também pode gostar de ler:
Plantas Avasculares – O que são, ciclo da vida e características

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário