Xilema e Floema – O que são? Classificação, Características e Exercícios

Várias modificações que surgiram nos organismos ao longo da evolução estão relacionadas com adaptações ao ambiente. É o caso do surgimento das plantas vasculares. A conquista do ambiente terrestre pelas plantas só ocorreu em função de adaptações para o transporte de água e nutrientes, neste caso do sistema vascular.

O sistema vascular é composto pelo xilema e floema, tecidos responsáveis pela integração do metabolismo, pelo crescimento e pela distribuição de energia e nutrientes.

O que são xilema e floema?

O xilema e o floema são os tecidos que formam o sistema vascular, responsáveis pela condução de água, sais minerais e outras substâncias.

A função do xilema é, principalmente, transportar água e sais minerais (seiva bruta), enquanto o floema é responsável pelo transporte de matéria orgânica (seiva elaborada).

Classificação

Os tecidos vasculares são classificados em primários e secundários. Os primeiros são desenvolvidos durante o crescimento primário da planta (crescimento em altura) e originados a partir do procâmbio.

Já os segundos se formam durante o crescimento secundário (crescimento em espessura) a partir do câmbio vascular.

Xilema

Em geral, o xilema contém paredes grossas e lignificadas, fazendo com que seja mais rígido que o floema. O xilema ocorre em todos os órgãos da planta (folhas, caule, raiz, flor, fruto e semente).

Tanto o xilema primário quanto o secundário apresentam células especializadas para condução de seiva bruta:

  • Elementos traqueais: células de condução;
  • Células parenquimáticas: células de armazenamento;
  • Fibras: células de sustentação.

Elementos traqueais

Células alongadas, com paredes secundárias espessas e lignificadas, com pontoações (i.e. perfurações nas células). Sua função é conduzir água e sais minerais.

Os elementos traqueais são de dois tipos:

  • Traqueides: apresentam inúmeras pontoações, por onde a água atravessa de uma célula para outra. Além da condução de seiva, as traqueides também sustentam o corpo vegetal. Estas células são o único elemento de condução em pteridófitas e gimnospermas, e ocorrem também em angiospermas. São encontradas em todos os órgãos;
  • Elementos de vaso: são células alongadas que contêm perfurações por onde as células se comunicam. Ficam dispostos uns sobre os outros, formando longos tubos por onde a água flui. A maioria das angiospermas possui, além das traqueides, os elementos de vaso para condução de seiva. Estas células também estão presentes em todos os órgãos da planta.

Células parenquimáticas

Ficam dispostas longitudinalmente no xilema primário, ao longo dos elementos traqueais. São elas que obstruem e auxiliam a cicatrização do tecido em caso de lesão e também funcionam como reserva de amido, óleo, tanino e outras substâncias.

Fibras

Células longas, espessas, lignificadas e mortas.

Floema

O floema (líber ou lenho) contém células especializadas para o transporte de seiva elaborada das folhas para os outros órgãos:

  • Tubos crivados: células de condução;
  • Células parenquimáticas: células de armazenamento;
  • Fibras: células de sustentação.

Tubos crivados

Células vivas, sem núcleo e alongadas. Suas paredes contêm crivos (poros) por onde as células se comunicam.

No floema, tanto as células parenquimáticas quanto as fibras são compostas da mesma maneira que no xilema e desempenham as mesmas funções.

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Deixe seu comentário