Fotógrafo: O que faz, Quanto Ganha, Cursos e mais

Um fotógrafo capta imagens de pessoas, objetos ou eventos e usa um software de edição para melhorar a clareza e a qualidade de suas imagens. Além disso, o fotógrafo também desenvolve apresentações de slides fotográficos para apresentações e material promocional.

Fotógrafo: profissão ou hobby

Você pode se surpreender ao saber que um fotógrafo não é apenas um hobby, embora muitas pessoas usufruam da fotografia como um momento de lazer. Na verdade, os fotógrafos profissionais são pagos para tirar fotografias e transformá-las em imagens que podem ser exibidas em revistas, jornais e publicidade.

Um fotógrafo também pode ser alguém que é empregado pelo governo ou uma empresa privada para tirar fotos de coisas como vida selvagem ou cenas da natureza em parques nacionais. Eles usariam essas fotos quando estivessem criando brochuras ou outros materiais sobre as atrações de seus parques. Sem falar nos fotógrafos que trabalham registrando momentos pessoais de outras pessoas, como: casamentos, aniversários, ensaios fotográficos, enfim, são muitas as possibilidades.

Fotografia requer criatividade

Para ser fotógrafo, além de ser criativo, envolve saber usar uma câmera e ter a capacidade de trabalhar sob pressão. O profissional deve ter um bom olhar para composição e iluminação – ambos são fundamentais na criação de fotos incríveis que capturam tão bem o ambiente ou até mesmo a personalidade de alguém.

O que fotografar?

Como fotógrafo, você pode optar por se especializar em um ramo particular, como fotografia de casamento, retrato, fotografia de moda, ou fotografia publicitária. Os fotógrafos de casamento lidam com as necessidades dos clientes que querem captar todos os momentos de seu grande dia.

Os fotógrafos podem ter seus próprios estúdios ou podem trabalhar como freelancers em vários locais, tais como hotéis. Às vezes também há eventos em que mais de um casamento acontece simultaneamente, de modo que um fotógrafo não pode lidar com ele sozinho.

É por isso que algumas empresas contratam dois ou mais fotógrafos especializados em captar diferentes aspectos do dia do casamento, tais como fotos durante os preparativos pré-casamento ou retratos formais feitos antes e depois da cerimônia propriamente dita.

Os fotógrafos profissionais frequentemente trabalham para revistas e jornais, assim como para agências de publicidade, empresas de relações públicas e empresas privadas. Alguns se especializam em fotografia arquitetônica, outros fotografam naturezas abstratas que incluem objetos como garrafas e vasos.

Cursos de fotografia

Hoje em dia, há vários cursos de fotografia. Não é difícil encontrar um que se adapte às suas necessidades. Separamos 2 dos principais cursos, veja:

Introdução à Fotografia Digital

Fotografia digital é o nome geral para um processo de captura de imagens usando dispositivos eletrônicos como câmeras, scanners ou webcams em vez de filmes.

Na fotografia digital, o sensor de imagem é usado para capturar a luz através de uma matriz de minúsculos pixels (também chamados de photosites) que são dispostos em um padrão de grade chamado CCD (Charged Coupled Device). Estes pixels individuais coletam informações de cor e intensidade por conta própria e “sampleam” as informações em grupos.

Os dados resultantes são então enviados para a placa mãe da câmera onde são processados antes de serem armazenados. Este processo resulta em imagens com muito mais detalhes do que elas teriam se fossem capturadas em filme.

A fotografia é um dos passatempos mais populares atualmente, mas requer equipamentos caros como as câmeras SLR para tirar fotos de alta qualidade, bem como DSLRs com lentes especializadas que fazem as paisagens parecerem ainda melhores do que antes!

Fotojornalismo

O fotojornalismo é um campo incrivelmente desafiador, o trabalho que os fotógrafos fazem neste campo é muito importante. Os fotojornalistas são muitas vezes os primeiros em cena de uma notícia de última hora e precisam ser capazes de capturar imagens rapidamente, ao mesmo tempo em que são capazes de pensar com os pés e se adaptar à medida que as situações mudam.

As habilidades que você aprender neste curso serão úteis, não importa que tipo de fotografia você acabe escolhendo fazer.

Quanto ganha um fotógrafo

Normalmente, o salário inicial de um fotógrafo varia de acordo com a localização geográfica em que trabalha, o estilo de fotografia que pratica e o mercado que atende. Por outro lado, os fotógrafos profissionais empregados em uma região geralmente recebem um único salário mínimo profissional.

Associações e sindicatos de fotografia fornecem informações salariais juntamente com listas de preços para seus membros autônomos. Conforme informações da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (ARFOC) o salário do repórter fotográfico é de R$ 4.928,00 (jornada de 5 horas diárias) e R$ 7.884,00 (7 horas diárias de trabalho).

Para informações do salário mínimo de fotógrafos nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal, consulte o site do sindicato Sindcine.

Fonte: Com informações de ARFOC e Sindcine.

Você também pode gostar de ler:

As 10 fotografias MAIS FAMOSAS da história contemporânea

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário