Síndrome do Burnout: conheça o distúrbio causado pelo trabalho excessivo e aprenda a identificá-lo

A síndrome de Burnout é um tipo de estresse ocupacional crônico que pode levar à exaustão mental, física e emocional. Ela pode ocorrer no trabalho, na escola ou mesmo em casa. É especialmente comum em pessoas com empregos de alto estresse, como profissionais de saúde ou professores, mas pode acontecer com qualquer pessoa que esteja passando por estresse crônico.

Entenda a Síndrome de Burnout

Síndrome do Burnout conheça o distúrbio causado pelo trabalho excessivo e aprenda a identificá-lo (Imagem: WayHomeStudio/FreePik.com)
Síndrome do Burnout conheça o distúrbio causado pelo trabalho excessivo e aprenda a identificá-lo (Imagem: WayHomeStudio/FreePik.com)

A síndrome de Burnout é um estado de esgotamento mental e físico causado pelo estresse excessivo no local de trabalho. Não é uma doença, mas sim uma síndrome. Na verdade, a síndrome de Burnout não é reconhecida como um diagnóstico oficial em nenhum manual médico.

Enquanto muitas pessoas usam a palavra “burnout” para descrever qualquer tipo de exaustão mental ou emocional, a síndrome de burnout é na verdade muito mais específica do que isso – descreve uma forma extrema deste sentimento que ocorre quando alguém experimenta altos níveis de estresse durante longos períodos sem tempo suficiente de descanso ou recuperação.

O esgotamento pode levar a outras condições de saúde mental, como depressão ou distúrbios de ansiedade, se não for tratado. Entretanto, não se qualifica como sua própria doença mental como estas pode fazer, por exemplo. O estresse pode vir de muitas fontes, tais como problemas familiares, problemas financeiros e longas viagens de ida e volta.

Sintomas e diagnóstico

A síndrome de Burnout pode ser difícil de diagnosticar porque muitos de seus sintomas são comuns em pessoas sem burnout. Os sintomas incluem:

  • Falta de entusiasmo pelo trabalho e foco: Se você não está interessado em seu trabalho, então você pode estar experimentando estes sintomas. Se seu trabalho sempre foi entediante para você, mas agora parece ainda mais do que antes, isto pode ser um sinal de que a síndrome de burnout está se instalando;
  • Irritabilidade: As pessoas que sofrem de síndrome de burnout podem descobrir que estão facilmente irritadas pelas pessoas ao seu redor ou por suas situações pessoais (por exemplo, sua vida familiar). Isto tende a acontecer quando nos sentimos sobrecarregados e incapazes de lidar adequadamente com nossos estressores. O resultado é uma resposta emocional que é desproporcional ao que aconteceu (ou não aconteceu) no momento. Também é possível a irritabilidade como parte de outra condição como depressão ou transtorno de ansiedade. Se isto for verdade para alguém que está perto de você, obtenha ajuda de um médico que possa tratar ambas as condições ao mesmo tempo;
  • Insônia – Muitas pessoas que experimentam este tipo de exaustão terão dificuldade em adormecer à noite porque seus corpos ainda estão em alerta máximo, apesar de seus melhores esforços. Outras podem ter dificuldade em permanecer acordadas durante o dia devido a terem dormido mal durante as noites anteriores (isto me descreve). É importante não apenas tomar cuidado ao dirigir, mas também praticar hábitos seguros como evitar a cafeína depois das 6 da tarde.

As causas incluem estresse no trabalho, má administração e horários de trabalho longos

As causas da síndrome de burnout incluem estresse no trabalho, má administração e longas horas de trabalho. Outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento desta condição são:

  • Falta de apoio dos colegas e superiores
  • Falta de controle sobre as tarefas de trabalho
  • Falta de apreciação pelo trabalho realizado por um funcionário
  • Falta de reconhecimento pelo trabalho realizado por um funcionário.

O tratamento inclui encontrar maneiras de reduzir o estresse e obter ajuda no trabalho

Se você tem síndrome de burnout, é importante começar por encontrar maneiras de reduzir seu estresse. Muitas pessoas descobrem que a atividade física, por exemplo, as ajuda a administrar o estresse e a tensão que estão sentindo. Então, tente fazer um esporte ou uma rotina de exercícios que você goste. Você também pode tentar meditação ou outra técnica de relaxamento para ajudar a acalmar sua mente depois do trabalho ou pela manhã, bem antes de dormir.

Também é importante sair da sua zona de conforto no trabalho de vez em quando, porque isso lhe permitirá ver as coisas de uma perspectiva diferente e lhe dará uma noção muito necessária sobre o que é realmente importante.

Você pode até mesmo se deparar com aspectos do trabalho que antes não eram atraentes. Se nada mais funcionar, fale com seu chefe sobre como as coisas estão indo para você no trabalho. Além disso, procure ajuda de um profissional.

Você também pode gostar de ler:
Não consegue socializar no trabalho? Veja 5 dicas que funcionam e ganhe a simpatia dos colegas!

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário