5 personagens históricos que supostamente NUNCA EXISTIRAM

Você provavelmente já ouviu falar de alguns desses “falsos” personagens históricos antes. No entanto, você já se perguntou por que eles foram inventados? Ou por que eles eram tão populares que se tornaram parte dos livros de história? Bem, vamos dar uma olhada em 5 personagens históricos que supostamente NUNCA EXISTIRAM!

1. John Henry

John Henry é um dos personagens mais famosos do folclore americano. Ele foi um condutor de aço para a Estrada de Ferro Chesapeake e Ohio em 1872. Ele nasceu perto de Brierfield, Alabama, e mudou-se para o Condado de Coahoma, Mississippi, onde trabalhou como ajudante de seção na estrada de ferro C&O. Há muitas histórias diferentes sobre como John Henry morreu. No entanto, nenhuma pode ser confirmada por historiadores ou testemunhas oculares.

Alguns acreditam que ele morreu, em 1887, depois de ter levado aço para a cabeça da perfuratriz durante sua corrida com o martelo a vapor no canteiro de obras do Big Bend Tunnel da Virgínia. Enquanto outros acreditam que ele morreu depois de ter desabado enquanto perfurava uma rocha sob um cavalete ferroviário perto da montanha Talcott, na Virgínia Ocidental.

2. Licurgo

A lenda do Licurgo tem sido uma fonte de fascínio durante séculos. Será que ele existia? Será que ele realmente escreveu essas leis e levou a sociedade espartana à grandeza? Embora não possamos responder a estas perguntas com certeza, o que se sabe é que o espartano do século VII é que não há um relato histórico completo do Licurgo. Entretanto, é possível reconstruir sua vida usando várias fontes, especialmente Heródoto e Plutarco.

Licurgo foi um legislador e um herói de Esparta. Em algum momento antes de sua morte, ele deixou esta posição ou se afastou dela. Após deixar o cargo, ele passou a escrever leis para todos os espartanos para que eles pudessem viver pacificamente sem quebrar muitas regras, mantendo a ordem dentro de sua sociedade – o que significava estabelecer um sistema onde todos tinham direitos iguais sem dar a todos exatamente o mesmo tratamento.

3. Rei Arthur

O rei Arthur foi um lendário rei britânico que liderou a defesa da Grã-Bretanha contra os invasores saxões no final do século V e início do VI. Por isso, ele é mais conhecido por seu papel no texto do século 12 História dos Reis da Grã-Bretanha por Geoffrey de Monmouth.

O nome de Arthur aparece pela primeira vez na literatura dentro de A História, onde ele é descrito como um comandante militar romano que liderou campanhas bem sucedidas contra os celtas invasores e depois se voltou para a guerra civil contra seus compatriotas.

Os relatos de Arthur provavelmente datam do século IX do País de Gales, mas não foi até que Geoffrey escreveu sobre ele que ele se tornou amplamente conhecido em toda a Europa como um exemplo de cavalheirismo e piedade cristã; obras medievais posteriores embelezaram ainda mais essa caracterização até que assumiu mais elementos mitológicos – como Camelot (um castelo), Guinevere (a rainha de Arthur), Lancelot (seu cavaleiro/amante) e Merlin (seu conselheiro feiticeiro).

4. Pitágoras

Pitágoras foi um matemático grego que viveu de 570 a.C. a 495 a.C. Ele é famoso por seu teorema sobre triângulos retos e por fundar uma escola filosófica chamada pitágoricos. Pitágoras também é considerado por muitos como o fundador da filosofia, da matemática e da astronomia. No entanto, há quem conteste esta afirmação.

Ele foi descrito como tendo uma “vida cheia de contradições”, mas uma coisa que não pode ser contestada é que ele era uma figura importante em matemática e geometria que ajudou a lançar as bases do pensamento ocidental moderno.

5. Robin Hood

Robin Hood é um dos foras-da-lei mais famosos da história e talvez seja o mais popular entre os personagens históricos. Mas será que Robin Hood existiu? E se sim, quem era ele? Robin Hood é freqüentemente considerado um personagem fictício, mas há evidências de que ele pode ter sido uma pessoa real. Um bandido que viveu no final do século 14 e início do século 15, e tornou-se um ícone cultural com inúmeros livros, filmes e canções populares sendo escritos sobre ele ao longo dos anos.

Robin Hood era um nobre que foi forçado a se tornar um fora-da-lei e a viver na floresta. Ele roubou dos ricos e deu aos pobres, além disso, tinha um grupo de homens que o ajudaram, e eles eram arqueiros habilidosos. As origens de Robin Hood variam entre os contos, mas todos eles têm uma coisa em comum: ele é sempre retratado como um fora-da-lei com intenções nobres.

No entanto, há uma outra versão em que Robin Hood é descrito como um bandido que liderava uma gangue e saqueava diversos lugares.

Fonte: https://www.history.com/news/6-historical-figures-who-may-or-may-not-have-existed

Você também pode gostar de ler: 

Revolução Americana – O que foi? Contexto, Antecedentes, Batalhas, Personagens 

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário