6 curiosidades sobre o corpo humano que pouca gente sabe!

O corpo humano é um organismo surpreendente, complexo e intrigante. Neste artigo, você verá 6 curiosidades sobre o corpo humano que pouca gente sabe. Como por exemplo, o fato da língua ter mais germes do que um assento de banheiro.

O corpo humano é um organismo surpreendente, complexo e intrigante. Neste artigo, você verá 7 curiosidades sobre o corpo humano que pouca gente sabe.
O corpo humano é um organismo surpreendente, complexo e intrigante. Neste artigo, você verá 6 curiosidades sobre o corpo humano que pouca gente sabe. (Imagem: kjpargeter/Freepik)

1. Os seres humanos só podem sobreviver até 11 dias sem alimento

A primeira curiosidade sobre o corpo humano é que os seres humanos só podem sobreviver até 11 dias sem comida. Depois disso, eles morrerão se não conseguirem nada para comer ou beber. A água é mais importante que a comida quando se trata de sobrevivência, e isto se deve ao fato de que os seres humanos não morrerão tão rapidamente se não tiverem comida quanto se não tiverem água. No entanto, isto não significa que a comida seja menos importante que a água para a sobrevivência.

2. O olho humano pode reconhecer cerca de 10 milhões de cores.

Os olhos de um ser humano são incríveis. Eles são capazes de ver aproximadamente 10 milhões de cores, e podem detectar variações de luz tão pequenas que podem dizer se uma vela foi acesa a uma milha de distância ou não!

Os olhos são capazes de ver objetos distantes desde que o homem começou a viver em cavernas. A capacidade de ver coisas que estão mais distantes do que se pode tocar tem sido muito importante para a sobrevivência, mas também ajuda com algo mais: a emoção.

A cor vermelha é conhecida como a cor emocionalmente mais intensa que existe. Portanto, se você quiser que alguém se sinta apaixonado por algo ou se preocupe profundamente com algo, mostre-lhe um pouco de vermelho. O vermelho também é usado quando as pessoas se sentem envergonhadas ou tímidas.

3. A língua tem mais germes do que o assento do vaso sanitário

A maioria das pessoas não pensam duas vezes em limpar as mãos regularmente, mas elas muitas vezes negligenciam lavar a língua. Embora lavar as mãos seja uma coisa que pode reduzir o risco de ficar doente, manter a língua limpa é igualmente importante para manter uma boa saúde.

De fato, segundo um estudo publicado no The Journal Of Applied Microbiology em 2015 (Foster et al.), existem mais bactérias na língua do que em qualquer outra parte de corpo – mais de 100 milhões! isto significa que qualquer coisa que a pessoa coma ficará por mais tempo na língua, o que dará tempo para as que bactérias cresçam lá também.

4. O corpo humano tem o mesmo número de pelos que um chimpanzé

Na verdade, o corpo humano tem cerca de 5 milhões de pelos, mas os olhos são especialmente peludos, já que têm duas camadas de pestanas. Estes cílios crescem a uma taxa de 0,3 milímetros por dia, o que significa que eles podem crescer até 3 polegadas em um ano. Logo, o corpo humano tem a mesma quantidade de pelos por polegada quadrada que um chimpanzé.

5. Os ossos humanos são cinco vezes mais fortes que o concreto

Mas como isso é possível? Bem, a resposta está em sua estrutura única. Os ossos humanos são formados por dois tipos de células: osteócitos e osteoclastos. Os osteócitos são responsáveis pela construção e manutenção da massa óssea, enquanto os osteoclastos quebram tecidos velhos ou danificados para que um novo crescimento possa ocorrer.

Estes dois tipos de células trabalham juntos em um ciclo intrincado que ajuda a manter seus ossos fortes e saudáveis!

6. O corpo humano contém 60.000 milhas de nervos.

O sistema nervoso é o sistema de controle do corpo. Ele é composto pelo sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e o sistema nervoso periférico (nervos que se conectam aos músculos e glândulas). Só o cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de células nervosas, chamadas neurônios.

Cada neurônio envia mensagens a outros neurônios por um impulso elétrico chamado impulso nervoso, que percorre o comprimento de uma fibra nervosa chamada axônio a velocidades de até 120 metros por segundo. Isso significa que seu cérebro pode enviar sinais através de seu corpo à velocidade da luz – cerca de quarenta vezes mais rápido do que você pode piscar.

Você também pode gostar de ler: 

Quantos sentidos tem o corpo humano? Spoiler: são mais do que apenas cinco!

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário