Conde Drácula: 550 anos depois, cientistas descobrem PISTAS que podem explicar sua origem

Conde Drácula é uma figura emblemática, tendo sido criado pelo romancista Bram Stoker em 1897 e supostamente inspirado em uma figura real.

Conde Drácula é uma figura emblemática da literatura e do cinema, criado pelo romancista Bram Stoker em 1897 e supostamente inspirado em uma figura real. Mas será que você sabe tudo do vampiro mais famoso do mundo?

Cientistas descobrem pistas que podem explicar a origem de Drácula

Um trio de cientistas (Gleb e Svetlana Zilberstein e o professor Pier Giorgio Righetti) vão investigar supostos vestígios de saliva, suor e impressões digitais do Vlad Drácula encontradas em uma carta escrita há 500 anos. Para quem não sabe, Vlad foi a verdadeira inspiração de Bram Stoker para criar o Drácula.

Os cientistas acreditam que, se conseguirem extrair moléculas do Vlad no dia da publicação de Bram Sotker, há 125 anos atrás, eles conseguiram mais informações e possíveis semelhanças entre Vlad e o Drácula. Afinal, as pistas encontradas e analisadas por meio de pesquisas bioquímicas mostrarão mais detalhes de uma possível vida real de Drácula.

Não planejamos especificamente esta data. A noite toda, após a extração das moléculas do Drácula, choveu, cachorros uivaram e relâmpagos brilharam. Foi realmente uma atmosfera muito mágica. O Conde Drácula abençoou sua libertação do arquivo romeno”, disse Gleb Zilberstein em entrevista ao jornal The Guardian

Os pesquisadores encontram vestígios de morfina e proteínas de patologia renal nas páginas do manuscrito, provando que ele o escreveu sob a influência de drogas que usava para aliviar dores agudas nos rins.

Zilberstein enfatizou que o objetivo da análise é receber um instantâneo de um retrato molecular de Vlad Drácula quando ele escreveu ou assinou essas cartas – ou seja, sua saúde, o que ele comeu e como era a atmosfera ao seu redor.

Conde Drácula

O Conde Drácula é um personagem fictício criado por Bram Stoker em 1897. No romance, Drácula é um vampiro morto-vivo que tem imortalidade e outros poderes sobrenaturais. Além disso, ele tem controle hipnótico sobre os outros e pode se transformar em morcegos e lobos (ele também se transforma em névoa).

O nome de Drácula vem da palavra romena para “filho do dragão”. Isto faz sentido porque ele nasceu de sua mãe sendo impregnado por um demônio enquanto ela dormia em seu caixão.

Vlad, O Empalador

O Conde Drácula não era uma pessoa real. Enquanto a história de Drácula é fictícia, Vlad, o Empalador era uma pessoa real. Na verdade, ele inspirou o romance de Bram Stoker sobre o Conde Drácula.

Vlad III (1386-1447), conhecido como Vlad, o Empalador ou simplesmente Drácula, era um príncipe romeno que ficou conhecido como o Conde Drácula. Ele nasceu na Transilvânia no século XV e viveu até os 47 anos de idade, embora afirmasse ser mais velho quando assinou seu nome em documentos.

Vlad governou Wallachia, uma região na Romênia atual, de 1456 a 1462 e novamente de 1476 a 1477. Histórias contam que Vlad adotou diversas práticas de crueldade com prisioneiros e inimigos políticos.

Conheça Bram Stoker

Bram Stoker foi um famoso autor irlandês, mais conhecido por seu romance Drácula de 1897. Ele nasceu em 8 de novembro de 1847 em Clontarf, Irlanda, e morreu em 20 de abril de 1912.

Stoker trabalhou como editor no Dublin Evening Mail e mais tarde no The Daily Telegraph, onde conheceu a atriz Florence Balcombe, com quem se casou em 1889.

Sua carreira realmente decolou quando seu primeiro livr,o The Snake’s Pass (1890), se tornou um best-seller com mais de 7000 exemplares vendidos dentro de um ano após sua publicação. Em 1897, foi publicado Drácula, que se tornou um dos romances góticos mais amados do mundo junto com Frankenstein por Mary Shelley (1797).

Veja abaixo 3 representações de vampiros no cinema e na televisão

1. Entrevista com Vampiro

Entrevista com o Vampiro é um filme de terror americano de 1994 dirigido por Neil Jordan e estrelado por Brad Pitt, Tom Cruise, Antonio Banderas e Kirsten Dunst. Ele foi baseado no romance Entrevista com o Vampiro, de 1976, de Anne Rice.

O filme conta a história de Louis de Pointe du Lac (Pitt), que é transformado em vampiro na Louisiana do século XVIII por Lestat de Lioncourt (Cruzeiro). Ele deve lidar com sua natureza junto com o próprio desejo de sangue de Lestat.

2. Buffy, a Caçadora de Vampiros

Buffy é uma caçadora de vampiros, criada por Joss Whedon e interpretada por Sarah Michelle Gellar, no programa de TV do mesmo nome (que foi ao ar de 1997 a 2003) e sua série de spinoff Angel (2000-2004). A adolescente luta contra os vampiros e outras forças sobrenaturais.

3. A Série Crepúsculo

Crespúsculo conta a história de Bella Swan (Kristen Stewart), uma adolescente que se muda de Phoenix, Arizona, para morar com seu pai em Forks, Washington. O filme tem em seu elenco nomes como Robert Pattinson, Ashley Greene, Jackson Rathbone e Taylor Lautner, além de muitos outros.

A série Crepúsculo é uma das maiores franquias de bilheteria da história do cinema, com mais de US$ 3 bilhões em vendas de bilheteria mundial, incluindo filmes que foram lançados após o primeiro filme estreado em 21 de novembro de 2008.

Você também pode gostar de ler:
Conheça “Krampus”, criatura maligna que aterroriza o Natal de quem não se comporta na Europa

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário