7 hábitos mais perigosos na internet: entenda por que você deveria abandoná-los

Não é segredo que a Internet pode ser um lugar perigoso para se navegar. De vírus e malware a golpes de phishing e predadores on-line, é importante ter certeza de que você está fazendo tudo o que pode para se proteger on-line. Mas aqui estão 7 hábitos comuns que podem colocar seus dados em risco:

7. Clicar em links não confiáveis

A primeira coisa mais perigosa é clicar nos links em que você não confia. Muitas pessoas podem lhe dizer para não clicar nos links enviados por e-mail ou texto, mas esquecem de mencionar que os links enviados por telefone também são perigosos. Muitos dos links que aparecem na tela não são seguros e podem levar a sites perigosos, por isso é importante saber que tipo de links são seguros.

Se alguém lhe enviar um link via e-mail, pode estar tentando enganá-lo para que você visite um site perigoso onde seu computador possa ser infectado por um vírus ou malware. O mesmo vale para as mídias sociais: se alguém postar um link sedutor em seu perfil ou seção de comentários, não clique nele a menos que você tenha certeza absoluta de onde ele leva!

6. Introduzir informações pessoais em sites desconhecidos

Não confie em nenhum site que prometa coisas grátis se tudo o que eles precisam de você são informações pessoais como senhas ou números de cartão de crédito (ou qualquer outra coisa que possa comprometer sua conta). Isto inclui websites que oferecem testes “gratuitos” de serviços caros, por exemplo.

Portanto, não forneça nenhuma informação pessoal ou financeira por telefone ou e-mail, a menos que você tenha iniciado o contato e esteja certo de com quem está lidando. E não forneça suas informações pessoais em sites desconhecidos.

5. Ignorar alertas de segurança do navegador

Os alertas de segurança do navegador são importantes para sua segurança on-line. Isto porque alguns destes alertas podem ser maliciosos e clicar neles pode levar à infecção por malware em seu sistema. Você não deve ignorar estes avisos, mas deve ter cuidado antes de seguir um link em um alerta de segurança.

4. A maioria das coisas que são gratuitas não são boas

A internet está cheia de serviços gratuitos, e muitos deles não são bons. Há muitas fraudes e esquemas que usam essas ferramentas para tirar proveito de pessoas insuspeitas. É fácil para os criminosos enganar as pessoas para que enviem informações sensíveis online através de esquemas de phishing ou outros métodos.

A melhor maneira de se proteger é saber que tipos de coisas você deve evitar ao usar a Internet para que você não seja vítima desses golpes.

3. Download de arquivos sem escaneá-los primeiro

A primeira coisa que você deve fazer ao baixar um arquivo é digitalizá-lo. Isto porque baixar arquivos sem escaneá-los primeiro pode ser perigoso. A varredura de um arquivo ajudará a proteger seu computador contra vírus e malware, que podem ser instalados em seu computador se você não fizer a varredura do arquivo antes de abri-lo.

Se não é o que você está procurando ou de uma fonte desconhecida, não faça o download do arquivo! É preciso ter cuidado, pois alguns websites contêm software malicioso que pode infectar o sistema de seu computador se visto por acidente.

2. Não ter (ou deixar de atualizar) o anti-vírus

É importante sempre usar um software anti-vírus para proteger o computador contra vírus. Por isso, sempre baixe arquivos a partir de fontes confiáveis. E verifique o arquivo com seu software anti-vírus antes de abri-lo para que você possa identificar se o arquivo contém algum código malicioso ou não.

Além disso, certifique-se de que seu programa de e-mail esteja configurado para verificar todos os e-mails recebidos e enviados em busca de vírus, worms e cavalos de Tróia antes de enviá-los pela Internet.

1. Usar senhas fracas

Senhas fracas são uma das maneiras mais comuns de invadir as informações pessoais, portanto é importante estar familiarizado com o que torna uma senha fraca. A melhor maneira de criar uma senha forte e única é usando uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos como ! ou @.

Também é importante não usar a mesma senha para várias contas. Por exemplo, se seu nome de usuário no Facebook for seu nome e sobrenome, seria muito fácil para alguém que o conhece bem o suficiente descobrir sua senha simplesmente adivinhando essa senha!

Se isso acontecer, eles poderiam ter acesso a todo tipo de informação sensível sobre você ou mesmo postar coisas falsas sob seu nome em plataformas de mídia social como o Facebook, instagram, twitter.

Você também pode gostar de ler:
10 profissões que permitem trabalhar pela INTERNET

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário