Atividades extracurriculares: entenda por que são importantes para seu currículo

Atividades extracurriculares podem ser uma ótima maneira de mostrar sua personalidade, suas habilidades e seus interesses. Elas também ajudam você a se envolver em sua comunidade e construir conexões com outras pessoas que compartilham interesses semelhantes.

A importância das atividades extracurriculares

Você pode estar se perguntando por que atividades extracurriculares são importantes para o currículo. Você pode pensar que elas são uma perda de tempo e não acrescentam nada à sua candidatura, mas isto não poderia estar mais longe da verdade!

As atividades extracurriculares podem ajudá-lo a se destacar dos outros candidatos. Quando se está na faculdade ou universidade, é fácil obter visão de túnel e concentrar-se exclusivamente nas aulas, mas as atividades extracurriculares são uma parte importante do processo de aprendizagem.

Por exemplo, se você tiver tido aulas de dança à noite depois do trabalho, isto mostraria que você não só é dedicado, mas também é capaz de se organizar em torno de outros compromissos.

As atividades extracurriculares também podem ajudar a desenvolver novas habilidades que virão a ser úteis mais tarde ao se candidatar a empregos. Se alguém vir que tem feito atletismo durante os anos escolares, por exemplo, provavelmente assumirá que está em forma (o que não é necessariamente verdade) ou até mesmo que tem disciplina.

Ao ter estas habilidades listadas em “acadêmicas”, então os empregadores não as verão como desnecessárias, em vez disso, eles verão valor!

Atividades extracurriculares agregam valor

As atividades extracurriculares mostram que você tem iniciativa e pode trabalhar por conta própria sem supervisão e orientação direta. Ou seja, você tem que mostrar que pode ser independente, e atividades extracurriculares são uma ótima maneira de fazer isso.

Se você já esteve envolvido em algum clube ou equipe esportiva, é importante que essas atividades estejam listadas no currículo. Isto mostra aos empregadores que mesmo que eles não tenham supervisionado ou orientado diretamente o trabalho que você fez, eles ainda viram valor suficiente no que você estava fazendo para reconhecê-lo publicamente, incluindo-o em seu currículo.

Atividades extracurriculares destacam o currículo de outros candidatos

As atividades extracurriculares são uma ótima maneira de mostrar que você é um jogador de equipe e tem habilidades de liderança. lém disso, são a melhor maneira de garantir que o currículo se destaque. Se o empregador ler que você foi presidente de sua classe, eles poderão pensar que você tem habilidades de liderança.

As atividades extracurriculares formam conexões

Atividades extracurriculares podem ajudá-lo a formar conexões com potenciais empregadores e futuros colaboradores. Você nunca sabe quando pode precisar de um favor, por isso é importante se fazer conhecido como um membro ativo de sua comunidade. Se você não tem certeza do que as atividades extracurriculares devem fazer, procure oportunidades que lhe interessem e então se envolva!

Atividades extracurriculares ressaltam as qualidades

As atividades extracurriculares são uma excelente maneira de mostrar sua personalidade e qualidades. Elas permitem mostrar como você pode usar essas habilidades em um ambiente do mundo real, o que pode ser muito mais valioso do que qualquer pontuação em testes.

Além disso, os empregadores podem querer ver se você tem potencial de liderança ou se você é bom em trabalhar em equipe – duas coisas que são muito difíceis para eles avaliarem apenas olhando para o material de sua aplicação. Os empregadores também podem querer evidências de que você pode se comunicar efetivamente com os outros (especialmente durante situações estressantes), o que é algo mais para o qual os extracurriculares oferecem amplas oportunidades!

Como escolher as atividades extracurriculares

Como já dito anteriormente, as atividades extracurriculares são uma ótima maneira de construir habilidades, ganhar experiência e fazer conexões. Mas decidir quais atividades extracurriculares são certas para você pode ser difícil. Portanto, separamos 3 perguntas fundamentais que o ajudarão a escolher a melhor atividade extracurricular:

  • Quais são seus interesses?
  • Quanto tempo e dinheiro você quer investir em atividades extracurriculares?
  • Você se importa mais em me divertir do que qualquer outra coisa?

Tipos de atividades extracurriculares

Há muitos tipos diferentes de atividades extracurriculares à sua escolha. Aqui estão alguns tipos comuns:

Esportes

Os esportes são uma ótima maneira de se manter em forma e se divertir. Eles também ajudam a construir trabalho em equipe, disciplina e habilidades de liderança.

Equipe de debate

O debate é uma ótima maneira de aprimorar suas habilidades de falar em público, e também pode ajudá-lo a aprender a pensar de pé. Se você estiver interessado em fazer parte de uma equipe de debate, verifique com o orientador escolar ou com o escritório de atividades estudantis para obter informações sobre clubes e eventos.

Serviço comunitário

O serviço comunitário é ótimo para ajudar os outros, mas também pode ser uma boa maneira de desenvolver suas habilidades e conhecer pessoas com interesses semelhantes. Estas atividades extracurriculares o ajudarão a se envolver com outros estudantes que compartilham interesses semelhantes, bem como a desenvolver novos interesses.

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário