Como criar um bom perfil no LinkedIn? Siga estas dicas e destaque-se!

O perfil no LinkedIn é a primeira coisa que empregadores potenciais veem quando procuram por candidatos com suas mesmas habilidades e qualificações. Em outras palavras, é uma oportunidade de causar uma boa impressão.

Seu perfil no LinkedIn pode ajudá-lo a destacar-se de outros candidatos

Por que é importante se destacar? Um perfil eficaz também é ótimo para conseguir mais visitantes para sua página de perfil e aumentar sua visibilidade no LinkedIn. Quando alguém visita o seu perfil, ele vai decidir se quer ou não saber mais sobre você com base no que vê em apenas alguns segundos.

Se a primeira impressão não captar sua atenção, essa pessoa provavelmente passará para outro candidato com um perfil mais impressionante antes de tomar qualquer ação (como contatá-lo). Não se trata apenas de ter todas as informações corretas. Trata-se de se apresentar de uma forma que faça com que as pessoas queiram trabalhar com você.

Você quer que seu perfil seja tão profissional e otimizado quanto possível para que possa se destacar dos outros candidatos? Siga estas dicas para criar um ótimo perfil no LinkedIn:

Personalize sua URL LinkedIn

Um bom lugar para começar é customizando sua URL LinkedIn. Você pode mudá-la clicando em “editar nome” em seu perfil e depois selecionando a opção que diz “mudar meu nome público”. Isto permitirá que você escolha algo mais personalizado e memorável.

A maioria dos empregadores gasta menos de 30 segundos olhando o currículo de um candidato, portanto, se eles não conseguem encontrá-lo, eles podem pensar em não contratá-lo.

Use palavras-chave no perfil

Seu perfil no LinkedIn deve ser conciso, descritivo e de fácil leitura. Também deve ter algumas palavras-chave estratégicas, relacionadas a sua área de atuação.

Otimize seu resumo

A primeira coisa a fazer ao otimizar seu perfil no LinkedIn é garantir que você tenha um resumo, o campo “sobre”. Esta deve ser a primeira coisa que chama a atenção de alguém, e deve conter suas informações profissionais de forma curta e objetiva. É uma boa ideia incluir palavras-chave relacionadas ao que você faz nesta seção, assim como links para qualquer portfólio ou outro trabalho relevante.

Você pode até mesmo usar hashtags neste campo. Até porque não é incomum que recrutadores e empregadores no LinkedIn pesquisem eles mesmos através destas tags quando estão procurando por candidatos potenciais que atendam suas necessidades.

A experiência profissional é o campo mais importante

É aqui que colocamos nossas experiências e vivências profissionais, ou seja, aqui descrevemos nossos trabalhos e registramos nossas realizações. Em primeiro lugar, as informações necessárias precisam ser apresentadas de forma estruturadas e em tópicos. A descrição pode ter até duas linhas de comprimento.

Fazer pesquisa envolve uma série de habilidades técnicas, portanto, certifique-se de incorporá-las ao seu trabalho. Isso significa descrever o trabalho que você faz, além de simplesmente declarar o que você faz. Inclua também informações sobre as palavras-chave ao apresentar suas descobertas.

Formação acadêmica

É extremamente importante você informar neste campo sua formação acadêmica, incluindo: grau de ensino, nome da instituição, nome do curso.

Mostre suas habilidades

Como candidato a um emprego, você quer mostrar suas habilidades, portanto, acrescente uma seção de habilidades ao seu perfil. O LinkedIn permite que você acrescente até 7 conjuntos de habilidades em seu perfil. Quando você os inserir, eles aparecerão na seção Experiência da página de seu perfil e na parte superior de cada solicitação de emprego.

  • Use palavras-chave do anúncio de emprego em cada solicitação de emprego no LinkedIn (e em outros lugares);
  • Discuta suas habilidades em sua declaração resumidamente.

Considere incluir alguma experiência como voluntário

O trabalho voluntário é uma ótima maneira de mostrar suas habilidades e interesses, e você pode usá-lo para também destacar sua experiência profissional. Se você ocupou uma posição de liderança em uma organização ou projeto, inclua-a em seu perfil. Adicione certificações e publicações que sejam relevantes para sua área ou indústria.

A inclusão de mídias adaptadas como infografias, ebooks e apresentações pode ajudá-lo a se destacar de outros candidatos também. Isto pode ser especialmente útil se a descrição do cargo pedir estes tipos de materiais, mas não especificar que eles precisam ser anexados diretamente abaixo da imagem do perfil (algumas empresas podem ter começado a exigir isto devido a questões de privacidade).

Obtenha recomendações de pessoas que você conhece ou já trabalhou com você no passado

Você também pode obter recomendações de pessoas com quem já trabalhou no passado. Isto é importante porque as recomendações virão de alguém que conhece seu trabalho, portanto é mais provável que elas sejam relevantes e úteis ao avaliar suas habilidades.

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Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

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