Duolingo Funciona mesmo? Detalhes sobre o app online gratuito para aprender inglês

O Duolingo é um aplicativo online gratuito para aprender inglês sem sair de casa e de forma divertida. A única contrapartida exigida é que o usuário ajude a traduzir páginas da web, assim há ganho para a empresa e também para quem quer aprender o idioma. O app fez tanto sucesso que se tornou o principal no aprendizado de inglês internacionalmente. Já tem 70 milhões usuários, sendo 40 mil brasileiros. Ele ajuda a se tornar fluente em inglês de forma prática em que você pode aprender sozinho.

O professor nesse caso é você mesmo e traduzindo diretamente do português. Falar Duolingo tem se tornado cada vez melhor para aprender o idioma, mesmo para aqueles que já tem algum conhecimento da língua. Ele ensina inglês direto ao ponto, sem enrolações e sem precisar fazer meses de curso com turmas que não acompanham seu aprendizado. Duolíngua é a melhor maneira de aprender inglês sozinho e sem pagar nada.

Duolingo Funciona mesmo?

O aplicativo realmente funciona, mas por ser uma metodologia que exige muita autonomia do usuário não é o suficiente para aprender inglês sozinho. Você precisa pelo menos saber o básico do idioma e ter um repertório para começar a utilizar. Com isso você pode se tornar seu próprio professor.

É preciso que o aluno corra atrás de outras técnicas e formas se quiser aprimorar o seu vocabulário e fluência no idioma. Duolingo tem o nível de fluência explicado, para na hora de usar você não ache muito difícil e nem muito fácil.

Professores de inglês consideram o app uma excelente forma de praticar a língua inglesa para pessoas que já tem um nível de inglês considerável ou então para quem quer começar do zero. Independentemente de qual é a sua intenção, o app pode ajudar. Você pode inclusive se tornar fluente usando Duolingo.

Para todos os públicos o aplicativo não satisfaz todas as necessidades de um bom aprendizado do idioma, em ambos os casos.  Se você está no nível indermediário é possível pular aulas e conseguir manter  o app mais próximo de sua experiência com a língua. Assim você não estuda aquilo que já sabe.

O segredo para que o Duolingo funcione é usar todos os dias. Assim, você amplia seu contato com o inglês, consegue memorizar palavras e fica um passo mais próximo da fluência. Pode até ouvir áudio em inglês para melhorar a conversação.

Até mesmo o próprio Duolingo admite a importância de utilizar a ferramenta todos os dias, o ícone de “contagem de ofensivas” que é uma pontuação feita com base em quantos dias consecutivos você passou estudando o idioma.

As pontuações do aplicativo funcionam de forma muito semelhante a um jogo. Os usuários, dessa forma, precisa vencer a si mesmo para praticar a língua de forma permanente. Em relação ao funcionamento do aplicativo em sentido tecnológico é bom, ele não trava, pode-se corrigir de forma simples e é fácil de mexer – muito intuitivo.

Como funciona?

O aplicativo Duolingo funciona como um jogo. Primeiro, ele apresenta palavras, depois oferece frases para ser traduzidas. Se houver alguma palavra desconhecida é só clicar para conhecer o significado. A medida que o estudante acerta as frases recebe pontuações.

Para iniciar o aprendizado é feito um teste online de nivelamento e a medida que o usuário acumula pontos vai subindo de nível e, juntamente, a complexidade dos exercícios.

Aplicativo Duolingo para aprender ingles

As aulas são divididas em temas (roupas, características, rotina, animais, etc) como uma metodologia para aprendizagem do vocabulário na língua inglesa. Para tornar o seu aprendizado ainda mais efetivo você tem liberdade de tempo para tomar anotações. Assim não se apressa e memoriza melhor.

O aplicativo reconhece quando você tem mais dificuldades em um tema ou outro.Por isso quando você erra muitas vezes o mesmo exercício ou que tenha temas semelhantes, você precisa fazer mais atividades relacionadas àquele assunto até que complete uma quantidade definida de acertos para poder concluir o módulo do dia. Então, você pratica o que tem dificuldades até aprender.

Você também pode competir com seus amigos conectando-se por meio de redes sociais, assim passa a utilizar o idioma de forma mais próxima do real em conversas, exercícios e desafios  gerados pelo Duolingo.

Referente a organização o aplicativo faz com que você selecione a regularidade com que quer praticar. Assim durante o dia ele te avisa quando você se esqueceu de fazer os exercícios. As notificações podem chegar diretamente no seu celular, ou pelo e-mail para quem utiliza a ferramenta por meio do computador. Então fica mais fácil de lembrar de usar.

Quais as vantagens do Duolingo?

  • Consegue aprender em qualquer lugar;
  • O investimento é zero;
  • Trabalha todos os sentidos (ouça, escuta, fale);
  • Tenha correção dos exercícios na hora;
  • Você tem noção de como está sua performance pela quantidade de corações (pontuação);
  • Use o seu tempo de forma produtiva.

Para quem o aplicativo é indicado?

O Duolingo funciona muito bem para determinados públicos, devido ao seu potencial didático. São eles:

  • Crianças;
  • Para utilizar em escolas como uma ferramenta;
  • Quem está começando o inglês do zero ( Nível Básico 1);
  • Quem quer aprimorar o vocabulário sem pagar nada por isso;
  • Para aprendizado gratuito de outras línguas que não são o inglês.

Isso quer dizer que para você que quer adquirir fluência no idioma  precisa de um aprendizado mais próximo de suas vivências diárias, para o seu trabalho, desenvolvimento pessoal e profissional a ferramenta deve servir muito bem como um complemento e até um primeiro passo.

No entanto, não aposte todas as suas fichas em programas online gratuitos, pois eles não vem com toda a assistência e complexidade de aprendizado que você precisa.Você só conseguirá dominar se tiver uma excelente autonomia para ir além do que lhe é oferecido.

Falar inglês com o Duolingo, se utilizado de forma muito correta dificilmente vai te fazer chegar a um nível de fluência bom se você não for atrás de outras práticas como falar com pessoas fluentes, trocar conhecimento e praticar além do app as três habilidades de escuta, escrita e diálogo. Assim você treina o inglês de uma forma educativa e compelta.

O Duolingo é eficiente no aprendizado de qualquer idioma, mas não fique satisfeito com o pouco. Alie o uso desta ferramenta sensacional gratuita com o estudo de outros cursos online que vão te dar a noção completa da lingua, assim como um nativo: os tempos verbais, conjugações, regras e explicações detalhadas além de somente o aprendizado pela prática de erro e acerto.

Caso você não se enquadre nesse perfil, procure um curso de inglês online completo ou então programas de ensino formais.

Gestão Educacional

Conheça Mais Sobre o Autor

22 Comentários

  • KÁTIA OLIVEIRA disse:

    Eu sou usuária há algum tempo, confesso que acabei “relaxando”. Da ate pra criar um grupo e competir com amigos entre outras pessoas. A parte triste é quando fica sem jogar e pra não perder o que foi realizado, há uma cobrança e não tem como recuperar de outra forma.

    • Claudio Soma disse:

      Nada disso, não se perde o que foi realizado, apenas a soma dos dias que você visitou o site é que zeram.

  • joana disse:

    Meu amigo faz duolinguo, falou que é muito bom

  • mathias disse:

    o app é gratuito?

  • Bernardo S.G disse:

    da pra aprender bastante com ele?

  • Francine disse:

    nossa, não conhecia muito bom

  • cleo disse:

    adoro os textos de vcs…. me ajuda muito

  • silvio disse:

    Baixei pra minha mãe, ela super se diverte

  • Cristian disse:

    é recomendado para iniciantes tbm?

    • Luciano Aguilar disse:

      Sim, qualquer pessoa pode usar. Desde aquelas que estão começando aprender em inglês, até aqueles em níveis mais avançados.

  • Laura disse:

    sempre usei ele, adoro esse app!

  • Lukas Giandro disse:

    achei muito interessante ñ conhecia antes

  • anônimo disse:

    tem pra iphone e sansung?

  • Ana Sophia disse:

    super recomendável para crianças, baixei esse aplicativo páramo há filha e ela está amando, já faz um ano e ela já canta e entende letras de musicas em inglês,muito bom mesmo!

  • Kassia disse:

    Quando se quer, se aprende tudo! O Duolingo é uma forma de aprender, mas não se deve ficar presa somente a esse aplicativo, ver vídeos no Youtube, ler site no idioma escolhido , ajuda bastante .

  • carolina disse:

    Comecei agora, mas depois de uns minutos ele só continuava se eu comprasse um plano, mensal, trimestral ou semestral. ( cristais ou etc). Estranhei, porque sabia que era gratuito.

  • Luciano Caetano disse:

    Iniciei com app a pouco tempo, menos de 1 mês e já está travando constantemente. Ocorrendo Bug’s. Trava quando você envia a resposta.
    Já estava até pensando em pagar mensalmente mas ….

  • Edson Silva disse:

    Qual a diferença do curso pago para o gratuito? O que é oferecido a mais?

  • Bruna disse:

    Estou usando há 10 dias e achei um dos aplicativos mais completos! Mas como ocê pontuou, ele sozinho não é o bastante. Estou usando também o “TakeLesons Live”, o qual possui professores que dão aula ao vivo. Só que tem horários pré-determinados, e infelizmente só consigo assistir aos finais de semana. E como os professores não falam português, é uma profunda imersão na língua inglesa. Também utilizo o “Ewa”, na versão paga. Este tem vídeos de filmes e livros, é bem interessante, mas não treina o speaking e também tem uns erros bizarros na tradução!
    Enfim, os três juntos fazem um bom trabalho.

Deixe seu Comentário

WebGo Content