FGTS – O que é? Significado, Sinônimos, Antônimos, Rimas e Exemplos

O significado de FGTS descreve o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Informações sobre a palavra

  • Classe gramatical: sigla;
  • Separação silábica: FGTS;
  • Número de letras: 4;
  • Número de vogais: 0;
  • Número de consoantes: 4 (f, g, t, s).

Definição de FGTS e Significados

O FGTS, como dito, descreve o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, um benefício que foi criado a partir da Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966, sendo vigente somente em 01 de janeiro de 1967.

O intuito do FGTS foi de proteger o trabalhador que é demitido sem justa causa por meio da abertura de uma conta ligada ao contrato de trabalho. A conta é aberta em nome de cada trabalhador, quando o empregador efetua o primeiro depósito.

O saldo dessa conta vinculada é formado por meio dos depósitos mensais efetivados pelo próprio empregador, que são acrescidos da atualização monetária e de juros.

Vale mencionar que o valor depositado corresponde a 8% do salário do funcionário, enquanto que em contratos de aprendizagem o percentual é reduzido para 2%. O depósito deve ser feito até o dia 7 de cada mês.

O FGTS é composto por esses depósitos mensais e os valores pertencem aos funcionários que, em determinadas situações, podem dispor do total que foi depositado em seu nome.

Com o auxílio do FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de formar uma espécie de capital, que poderá ser sacado em momentos especiais, como em períodos de dificuldade econômica – quando acontece a demissão sem justa causa ou no surgimento de doenças graves.

Por isso, o FGTS é um recurso que pode ser usado pelo trabalhador em situações como os exemplos abaixo:

  • Aquisição de imóvel novo ou usado;
  • Construção de moradia;
  • Liquidação ou amortização de dívida associada a contrato de financiamento habitacional.

É justamente por essas razões que o FGTS é um importante meio de financiamento habitacional que beneficia os cidadãos brasileiros, em especial aqueles que contam com menor renda.

Além dos benefícios de uma moradia digna e de proporcionar um salva-vidas em momentos de problemas financeiros, o FGTS também pode financiar obras de saneamento e de infraestrutura, fornecendo água de qualidade, bem como coleta e tratamento do esgoto sanitário.

Quem tem direito ao FGTS?

O FGTS é um direito para todos os trabalhadores que estão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que firmaram contrato de trabalho a partir de outubro de 1988 (antes dessa data, a opção pelo FGTS era algo facultativo).

Não apenas isso, mas outros têm direito ao FGTS, como os:

  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores temporários;
  • Trabalhadores intermitentes;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Empregados domésticos;
  • Safreiros (operários rurais que trabalham somente no período de colheita);
  • Atletas profissionais;
  • Diretores não-empregados, pois se equiparam aos demais trabalhadores sujeitos ao regime desse benefício.

O FGTS não gera qualquer desconto no salário, pois é uma obrigação do empregador.

Trabalhadores eventuais (aqueles que prestam serviços provisórios) e que não estão sujeitos a ordens e horários, assim como não exercem tarefas relacionadas à atividade principal do tomador de serviço, trabalhadores autônomos e servidores públicos civis e militares (que estão sujeitos ao regime trabalhista próprio) não têm direito ao FGTS.

Exemplos com a sigla FGTS

“No imediato, quem tem conta ativa (emprego atual) ou inativa (emprego anterior) do FGTS pode sacar até R$ 500” (G1, 30/10/2019).

“Aplicar o benefício do FGTS com a intenção de prosperidade tem sido a opção de muitos brasileiros” (R7, 07/11/2019).

“O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) será menor para os jovens contratados nesse regime porque a contribuição patronal vai cair de 8% para 2%” (UOL, 11/11/2019).

Sinônimos de FGTS

Não existem sinônimos para a sigla FGTS.

Antônimos de FGTS

Não existem antônimos para a sigla FGTS.

Rimas com a sigla FGTS

Não existem rimas com a sigla FGTS.

Rafaela Mustefaga

Graduada em Letras Português/Inglês, pela PUCPR, é revisora e editora de textos informativos, apaixonada por línguas e literatura e professora nas horas vagas.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content