Ponto de interrogação – Como usar? Ponto de interrogação invertido. Frases de exemplo!

O ponto de interrogação é um sinal de pontuação (?), usado para indicar uma pergunta. Ele é empregado em frases interrogativas diretas. Este tipo se usa em quase todas as línguas para sinalizar um questionamento.

Veja, abaixo, alguns exemplos de quando usar o ponto de interrogação:

  • Você gosta de chocolate?
  • Que horas sua mãe chega?
  • Eu gosto muito de dormir até tarde, e você?
  • Você está bem?
  • Esta caneta é de que cor?

ponto de interrogacao quando usarQuando não usar o ponto de interrogação

A única situação em que não se deve usar o ponto de interrogação é quando já está sinalizada na frase que ela é uma pergunta. Por exemplo:

  • Os alunos perguntaram qual seria o dia da prova;
  • A minha mãe me perguntou se eu fui bem no exame;
  • O médico perguntou se ela usava algum medicamento controlado.

Ponto de interrogação junto com outros sinais de pontuação

Pode-se usar o ponto de interrogação junto com outros sinais de pontuação, como as reticências ou o ponto de exclamação ou, então, o ponto final? Depende. Somente o ponto final não pode suceder um ponto interrogativo; já a exclamação ou as reticências estão liberadas. Confira alguns exemplos em que a “?” é usada juntamente com outros sinais de pontuação:

  • O que?! Como você conseguiu fazer isso?! (Pergunta retórica – indica indagação que não precisa necessariamente de resposta);
  • E agora?… o que vamos fazer? (Indica uma pausa longa entre uma pergunta e outra).

Lembre-se sempre de colocar a pontuação na ordem correta. Ao usar a exclamação junto com a interrogação o ponto de interrogação, esse último (?) deve vir antes. Isso não é uma regra, mas facilita a compreensão do texto. Se o caráter da frase for mais exclamativo que interrogativo, então deve-se usar a exclamação antes.

Ponto de interrogação invertido

Em português não se usa o ponto de interrogação invertido. No entanto, outras línguas, como o espanhol, usam para indicar o início de um questionamento na frase. Nestes casos, ao invés de manter a interrogação somente no final da sentença, usa-se no começo, também: “¿Que horas são?”, “Com licença, ¿sabe me informar o que aconteceu?”

Como fazer no teclado?

Para usar o ponto de interrogação no teclado normal, configurado para a língua portuguesa, basta clicar sobre a tecla Shift + ponto de interrogação.

Já para fazer o símbolo do ponto de interrogação invertido, é preciso reconfigurar o teclado do seu computador para a língua espanhola. Assim, bastará clicar em Alt Gr + ?, para conseguir fazer o ponto de interrogação invertido.

Há, também, a possibilidade de usar o teclado manual do Windows. Para isso, realize o passo a passo abaixo:

  1. Vá ao menu, no canto inferior esquerdo;
  2. Busque por mapa de caracteres;
    ponto de interrogação invertido
  3. Clique na opção mapa de caracteres;
    selecione ponto de interrogacao
  4. Marque a caixa de exibição avançada;
  5. Na parte de busca, selecione o ponto de interrogação invertido;
  6. Confirme.

Pronto, você terá configurado o seu teclado para aparecer o ponto invertido.

Agora, toda vez que precisar usá-lo, basta usar Alt+ Ctrl+ Shift+ ?.
ponto de interrogação invertido no teclado

Pontos de interrogação – Há quantidade máxima?

Pode-se usar o ponto de interrogação à vontade, mas com bom senso. Duplicar ou triplicar a quantidade de pontos exclamativos no final de uma sentença tornarão aquele questionamento ainda mais importante, dará uma entonação diferente.

No entanto, tome cuidado para não confundir as coisas. Se quiser dar emoção ao texto, como um tom de indignação, o mais certo a ser feito é usar o ponto de interrogação junto com a exclamação e não necessariamente duplicar ou triplicar a quantidade de pontos interrogatórios.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply