Procedimentos de Coesão – Substituição, Elipse e Repetição

Saiba o que são (e quais são) os procedimentos de coesão da Língua Portuguesa, com exemplos práticos para você aprender a usá-los!

A coesão é a harmonia, a ligação entre as partes de um todo. Por isso, a coesão textual se refere ao encadeamento bem-feito das ideias em um texto.

Gramaticalmente, podemos considerar que a coesão textual é um recurso representado pelos elos que ligam as palavras, períodos e parágrafos de um texto. Ou seja, podemos dizer que a coesão textual é um tipo de conexão que se estabelece entre os elementos linguísticos dentro de um texto.

Observação: Somente a coesão não fará com que seu texto faça sentido, mas ela com certeza fará com que seu texto seja mais legível, pois deixa clara a ligação entre os seus componentes.

O que são procedimentos de coesão?

Procedimentos de Coesão – Substituição, Elipse e Repetição (Imagem: Gestão Educacional - Kenny Eliason/Unsplash)
Procedimentos de Coesão – Substituição, Elipse e Repetição (Imagem: Gestão Educacional – Kenny Eliason/Unsplash)

Existem alguns tipos de procedimentos, ou seja, formas pelas quais a coesão pode ser atingida dentro de um texto. Vejamos abaixo alguns deles:

Substituição

Chamamos de coesão por substituição quando há a troca de uma palavra por um pronome, advérbio ou substantivo relacionado ou equivalente ao significado da palavra original, evitando assim a repetição no texto, ao mesmo tempo em que remete ao termo em questão.

Exemplo:

  • Beyonce lançou um novo álbum em 2022. As novas músicas da pop-star remetem aos sons dos anos 70.

Aqui, é possível observar que tanto “Beyonce” quanto “álbum” foram substituídas pelas palavras “pop-star” e “novas músicas” na segunda oração, pois são termos que têm equivalência semântica, e, portanto, evitam redundância do texto.

Elipse

A coesão por elipse consiste na omissão de um termo que já foi apresentado no texto, pois esse pode ser facilmente compreensível pelo contexto e pela conjugação dos demais verbos utilizados.

Exemplo:

O artista pintou um belíssimo quadro. Cobrou 10 mil pela obra.

Aqui, pode-se observar que o sujeito que acompanha o verbo “cobrou” é ocultado.

Repetição

No entanto, nem sempre repetir palavras é problemático. Principalmente na literatura, nos anúncios publicitários e nos provérbios, a repetição proposital de termos pode ser usada na coesão de modo a criar efeitos específicos, como a enfatização de uma ideia ou a aliteração, um efeito sonoro muito utilizado na poesia.

Portanto, a repetição pode ser, em certas ocasiões, um recurso estilístico, como no exemplo a seguir:

“Nunca tantas pessoas, em tantos veículos, trafegaram em tantas vias e tantas direções com tanta velocidade, indo a tantos lugares, pra voltar logo tão arrependidas.” (Millôr Fernandes)

Você também pode gostar de ler:
Elementos da Narrativa – Quais são e características de cada um deles!

Referências

TINOCO, G.M.A.; PINTO, M.R.O. Coesão Textual. EQUIPE SEDIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduada em Letras inglês-português pela UNESP-Araraquara e mestre em Estudos Linguísticos (linha de pesquisa Estudos da tradução) pela UNESP- São José do Rio Preto. Professora de português e inglês, redatora comercial e tradutora EN><PT, Fui bolsista CAPES na graduação pelo programa Residência Pedagógica, dando aulas de inglês para sexta série da Educação de Jovens e adultos e durante o mestrado, desenvolvendo a pesquisa "Makumba: Uma proposta de Matrigestão Tradutória à Poética de Amiri Baraka", no qual executei as primeiras traduções para o português de poemas selecionadas do livro Black Magic (1969), do autor afro-americano Amiri Baraka. Hoje, atuo como professora de inglês na escola Aliança América e Redatora para WebGo/Gridmídia, bem como desenvolvo projetos como tradutora, redatora e professora de inglês e português freelance para diversas empresas e contratantes particulares.

Deixe seu comentário