De repente ou derrepente – Significado e Exemplos

Imagine-se na seguinte situação: durante a elaboração de uma redação, em uma prova importante, com dúvida se escreve “de repente” ou “derrepente”. Acredite, isso é mais comum do que se pensa!

Essa dúvida ocorre por falta de conhecimento da própria língua portuguesa e por conta de a pronúncia em ambos os casos ser semelhante. Mas, é preciso tomar cuidado! Nem sempre a maneira como se fala corresponde à forma escrita.

Uma boa prova disso é que se escreve “de repente”, assim mesmo, de forma separada. Não existe “derrepente”, portanto, se utilizá-la em uma redação, certamente, perderá alguns pontos que podem ser cruciais em um desempate, por exemplo.

De repente ou derrepente

“De repente” é composta pela preposição “de” e pelo substantivo “repente”. Nessa expressão, as palavras são apenas aproximadas e não unidas, formando uma locução adverbial.

Essa expressão exerce a função de um advérbio em uma oração, acrescentando um novo sentido/circunstância a um verbo, adjetivo ou outro advérbio.

“De repente” pode ser dois tipos de locução adverbial. Um deles é o de tempo e, neste caso, a expressão indica ou acrescenta uma circunstância de momento ao enunciado.

Além disso, “de repente” pode ser uma locução adverbial de modo, remetendo à forma, à maneira como a ação expressa pelo verbo é executada, tornando a oração e a informação mais rica.

Significado de “de repente”

De repente é uma expressão que significa repentinamente, que ocorre de súbito, de supetão, de improviso. De maneira geral, costuma ser empregada em orações para indicar um modo ou um tempo específico, como pode ser identificado nos exemplos, abaixo:

  • De repente, começou a chover (indica uma circunstância de tempo / período);
  • João entrou de repente na sala (indica um modo, podendo substituir “de repente” por “de supetão”);
  • Maria estava muito risonha, de repente, ficou triste (indica tempo);
  • Ela desapareceu de repente no meio da multidão (indica o modo do desaparecimento);
  • De repente, o cachorro começou a latir (indica tempo. Pode ser substituído por repentinamente);
  • Desmaiou de repente, não conseguindo se escorar (indica modo);
  • O tempo abriu de repente (indica um modo).

Rafaela Mustefaga

Graduada em Letras Português/Inglês, pela PUCPR, é revisora e editora de textos informativos, apaixonada por línguas e literatura e professora nas horas vagas.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content