Pontos Cardeais РQuais ṣo, Para que serve e Como identificar

Desde a antiguidade o homem sempre procurou buscar pontos de referência para se localizar geograficamente. A estrela Polar, assim como o Cruzeiro do Sul e a própria Lua, entre outros astros, serviam como meios de orientação.

Através da observação do meio ambiente, os homens perceberam que o Sol surgia aproximadamente no mesmo ponto do horizonte pela manhã, desaparecendo no lado oposto no final do dia. Dessa forma, surgiu um dos mais antigos meios de orientação e localização, baseados em quatro pontos principais, chamados de Pontos Cardeais.

Os Pontos Cardeais

Os Pontos Cardeais são pontos de referência para orientação na superfície terrestre, tendo como base o movimento aparente do Sol. Uma forma simples e prática de localizar os pontos cardeais é erguer o braço direito, horizontalmente, na direção onde o sol “nasce”. Dessa forma, teremos o Leste na direção para onde o braço está apontado, Oeste na direção oposta, o Norte estará à nossa frente, e o Sul estará às nossas costas.

Quais são os Pontos Cardeais

Norte (N)

Também é chamado de “Setentrional ou Boreal”. É o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.

Sul (S)

Também chamado de “Austral ou Meridional”. É o lado que fica em suas costas ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.

Leste (L)

Também chamado de “Oriente ou Nascente”, é o lado onde o sol aparece no horizonte pela manhã. Também pode ser representado pela letra E (East) por conta da língua inglesa.

Oeste (O)

Também chamado de “Ocidente ou Poente”, é o lado onde o sol se põe no horizonte. Também é representado pela letra W (West), por conta da língua inglesa.

Para deixar a localização ainda mais precisa, além dos pontos cardeais, temos também os chamados Pontos Colaterais:

Pontos Colaterais

 

  • Nordeste (NE) – localizado entre o norte (N) e o leste (L);
  • Sudeste (SE) – localizado entre o sul (S) e o leste (L);
  • Noroeste (NO) – localizado entre o norte (N) e o oeste (O);
  • Sudoeste (SO) – localizado entre o sul e o oeste (O).

Pontos Subcolaterais

Além dos pontos acima destacados, existem também os chamados Pontos Subcolaterais. Esses pontos encontram-se no intervalo entre um ponto cardeal e um colateral, totalizando oito pontos. São eles:

  • norte-nordeste (NNE);
  • norte-noroeste (NNO);
  • este-nordeste (ENE);
  • este-sudeste (ESE);
  • sul-sudeste (SSE);
  • sul-sudoeste (SSO);
  • oeste-sudoeste (OSO);
  • oeste-noroeste (ONO).

A junção entre os pontos cardeais, pontos colaterais e subcolaterais formam um conjunto conhecido como Rosa dos Ventos.

A Rosa dos Ventos

A Rosa dos Ventos é uma imagem onde estão representados os quatro pontos cardeais e seus intermediários (colaterais e subcolaterais), e sua utilização é extremamente comum em todos os sistemas de navegação, tanto antigos quanto atuais. Essa imagem corresponde à volta completa do horizonte, com o objetivo de indicar exatamente um sentido, permitindo a localização de todos os pontos com exatidão. Cada quadrante da rosa dos ventos corresponde a 90°: considera-se o norte a 0°; o leste a 90°; o sul a 180°, o oeste a 270°, e novamente o norte a 360°.

Como identificar pontos cardeais

Rafaela Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content