O que é Aquecimento Global? Aprenda Sobre o Fenômeno

A maioria das pessoas já ouviu falar em aquecimento global e sabe que ele é prejudicial ao planeta, afetando diversas formas de vida na Terra, inclusive a humana, transformando todo um ecossistema. Há algumas teorias e discórdia sobre esse efeito que se agrava mais a cada ano. Portanto, quanto mais medidas para tentar controlá-lo, melhor.

Para entender melhor como funciona esse efeito, as causa e a gravidade, separamos todas as informações para você no texto, abaixo. Leia e obtenha as informações mais recentes do aquecimento global e entenda o motivo de ele ser tão preocupante e ameaçador.

O Que é Aquecimento Global?

O aquecimento global caracteriza-se pela mudança de clima repentina, por conta do aumento da temperatura do planeta, seja nas águas ou na atmosfera. Acredita-se que essa elevação se dá pelos poluentes soltos, impedindo que o calor saia da atmosfera, mantendo a Terra cada dia mais quente. Esse problema ambiental  inciou durante a Revolução Industrial, no século XVIII, e continua até os dias atuais.

como acabar com o efeito estufa

Há quem acredite que esse processo é algo natural da planeta, mas, no consenso geral, sabe-se que é um procedimento causado pelo homem, por suas alterações no meio ambiente, como grandes indústrias que soltam diariamente enormes quantidades de poluentes.

Para o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a questão do ser humano não ter participação no processo não é algo discutível. O órgão explica que é claro pelas pesquisas realizadas que somos nós quem causamos o maior impacto e agravamento do efeito estufa no planeta.

Qual a diferença entre o efeito estufa e aquecimento global?

Enquanto o aquecimento global é prejudicial para a vida terrestre e faz com que a temperatura média do planeta suba a cada ano, o efeito estufa é fundamental para que o planeta se mantenha aquecido. Porém, com o desmatamento, a emissão de gases de efeito estufa, a poluição e, até mesmo, os fenômenos naturais estão fazendo com que a Terra fique mais quente.

O aquecimento global nada mais é do que a intensificação do efeito estufa por gases que interagem com a radiação solar que penetra nosso planeta, produzindo radiação infravermelha – responsável pelo aumento da temperatura. Os gases do efeito estufa são:

  • causas do aquecimento globalClorofluorcarbonos – CFC;
  • Dióxido de Carbono – CO2;
  • Dióxido de Enxofre – SO2;
  • Metano – CH4;
  • Monóxido de Carbono (CO);
  • Óxido de Nitrogênio – NxOx.

Agravamentos

Além do planeta e das águas estarem mais quentes, as geleiras estão derretendo. Acredita-se que até o ano 2.100 o nível do mar suba até 90cm pelas expansões causadas pelo líquido das geleiras. Com ambientes cada vez menores nos polos, a vida animal da região também será afetada e reduzida.

Outro risco é o desaparecimento de ilhas, cidades inteiras e áreas litorâneas mais baixas, causando grande prejuízo a algumas regiões e para as pessoas. Ainda por cima, estudos identificaram que o aquecimento global facilita erupções vulcânicas – outra tragédia para meio ambiente e cidades inteiras. Isto será possível com o derretimento das geleiras, provocando mais pressão nos polos oceânicos.

Em um relatório do Fórum Econômico Mundial, que lista os maiores riscos do planeta, registrou, em 2013, o aquecimento global como a 3ª maior preocupação na lista de possíveis catástrofes. A previsão de temperatura média para o planeta até 2100 é de 4º C, porém o acordo de Paris tenta trazer medidas para reduzir os impactos ambientais causados pelo homem em 65%, para que esse aumento seja de apenas 2º C.

O que Fazer

aquecimento global e efeito estufa

Com medidas simples, nós mesmos podemos tomar decisões para não impactar o meio ambiente. Para conhecê-las, veja abaixo:

  • Deixe o carro de lado – prefira andar a pé, usar transportes públicos coletivos ou mesmo bicicleta. Os carros liberam dióxido de carbono durante a queima de combustível;
  • Consuma menos carne – por exemplo, na ração de gato, são usados fertilizantes nitrogenados, os quais necessitam de grande energia para a sua produção, além de que desprendem nitrogênio na atmosfera, que junto ao oxigênio formam óxido nitroso (N2O), que retém 300 vezes mais calor na atmosfera. Ou seja, deixar de comer carne é mais efetivo para ajudar o planeta do que o aquecimento global;
  • Faça compostagem – evita a emissão de gases, reutiliza os alimentos e produz um adubo natural e riquíssimo para as plantas;
  • Elimine o uso de CFC – A substância (clorofluorcarbonetos) não é mais, por lei, comercializada no Brasil. Porém, refrigeradores, ares-condicionados e outros sistemas de refrigeração ainda utilizam CFC.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply