Clima Tropical – Características, Tipos e Regiões consideradas Tropicais

O clima tropical ocorre nas regiões que ficam entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, marcado por uma grande variação de chuvas durante o ano. O clima tropical está presente em diversos tipos de paisagens.

No Brasil, o clima ocupa os estados da região mais central do país, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo, além das regiões Norte e Nordeste. No mundo, o clima tropical abrange o norte da Austrália e parte de Papua Nova Guiné – na Oceania -, o sudeste da Ásia, a região central da África, parte da América do Sul e praticamente toda a América Central.

clima tropical caracteristicas

Características do clima tropical

As regiões sob clima tropical acabam sofrendo influência de massas de ar quentes, topicais e equatoriais, durante o ano todo. Ao contrário de outros tipos de clima existentes no globo terrestre, o tropical, basicamente, resume-se a duas estações do ano: uma mais chuvosa e quente no verão e outra mais seca no inverno. Apesar de se usar essas nomenclaturas, as estações do ano são ampliadas e englobam a primavera (verão) e o outono (inverno).

A média de chuvas nos locais com clima tropical varia entre 2000 mm e 3000 mm ao ano, porém a distribuição das chuvas não ocorre de forma igual durante o ano. As temperaturas, por sua vez, são mais elevadas durante boa parte dos meses, com médias que giram em torno de 26ºC, ao mesmo tempo em que apresentam baixa amplitude térmica anual, ou seja, a variação entre a temperatura máxima e a mínima é muito pequena no decorrer do ano.

Devido às altas temperaturas e ao grande índice pluviométrico ao longo do ano (média de chuvas), a vegetação típica dessa região é formada, em geral, por florestas de alta densidade, como é o caso da Floresta Amazônica. As florestas tropicais estão em regiões em que a biodiversidade é muito rica. Além delas, a savana é outra vegetação típica dessas regiões, caracterizada por árvores espaçadas e por vegetação rasteira.

Outra característica muito comum do clima tropical é que as regiões que vivem sob esse clima possuem uma vasta rede de rios caudalosos e perenes, que são reabastecidos frequentemente com a água que vem das chuvas. Não é à toa que o rio mais caudaloso do mundo, o Amazonas, está na região tropical.

zonas climáticas no mundo

Tipos de clima tropical

Vejamos, a seguir, em detalhes, os tipos de clima tropical e em quais regiões eles estão presentes no Brasil. Confira:

Clima tropical de altitude: esse clima é predominante em São Paulo, Minas Gerais e regiões serranas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. As chuvas concentram-se no verão, sob forte influência do Oceano Atlântico. As geadas são muito comuns nesse tipo de clima tropical, em especial em regiões como a Serra da Mantiqueira, que engloba São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

climas do brasil

Clima tropical úmido e seco: presente em Goiás, Minas Gerais, parte de São Paulo, do Mato Grosso do Sul, da Bahia, do Maranhão, do Piauí e do Ceará, esse clima tem uma temperatura mais elevada durante o ano, sendo dividido entre apenas duas estações: verão chuvoso e inverno seco.

Clima tropical úmido: o verão assola essas regiões praticamente o ano todo, não sendo possível perceber qualquer mudança de estação. Esse tipo de clima ocorre em Belém, capital do Pará, além de algumas áreas da vizinha Colômbia.

clima tropical de moncoesClima tropical semiárido: trata-se do clima comum ao Nordeste (menos a área litorânea), em que o índice de chuvas é inferior a 800mm por ano e a temperatura permanece na média de 27ºC. Durante o período de chuvas, no entanto, podem ocorrer inundações, já que o índice pluviométrico é irregular e as chuvas são mal distribuídas.

Clima tropical atlântico: é o clima característico da região litorânea do Nordeste. Nesse pedaço do continente, as temperaturas são altas, mas, em compensação, não há épocas de seca severa, como existe no semiárido nordestino.

Clima tropical de monção: esse clima é uma variante do clima tropical atlântico, mas com uma característica peculiar que é a predominância de chuvas na região, que abrange o sul da Ásia e o leste da África. As temperaturas médias mensais são altas e superam os 24ºC.

Rafaela Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content