Zona Hadal – Curiosidades sobre a zona mais profunda dos oceanos!

Conheça a Zona Hadal, a região mais profunda dos oceanos, e algumas de suas características e curiosidades!

A Zona Hadal é uma das classificações das regiões submarinas. Ela também pode ser chamada de Andar Hadal ou Zona Hadopelágica.

Essa zona está situada a mais de 6.000 metros de profundidade no oceano, alcançando até cerca de 11.000 metros. É a camada mais profunda de todas as regiões, estando abaixo até da zona Abissal.

Sua pressão é extremamente alta: quase mais de mil vezes a pressão atmosférica que estamos acostumados na superfície terrestre.  

Ecossistema da Zona Hadal

Em relação ao ecossistema, esta região não possui luz, ou seja, ela é afótica. Há uma acumulação de material orgânico nessas regiões, que, combinado com a alta pressão hidrostática e com o isolamento geográfico, permitiu uma grande quantidade de criação de espécies endêmicas. Isto é, um alto nível de espécies únicas que só encontramos nesse lugar. 

Os animais dessa região possuem dois contrapontos: ou são pequenos demais ou gigantescos. Eles se tornam pequenos pela falta de alimentação ou gigantes por causa da longevidade da vida e dos processos metabólicos lentos, que permite uma constância no crescimento, em um ritmo devagar.

Os animais da zona Hadal  se diferenciam pela musculatura, sendo mais atrofiada. Eles possuem pouquíssima energia, mas têm capacidade de nadar de forma lenta.

Exemplo de Zona Hadal

Uma famosa zona Hadal é a Fossa das Marianas. Ela é considerada o local mais profundo dos oceanos, estando localizada no oceano Pacífico, ao leste das Ilhas Marianas, entre placas tectônicas do oceano Pacífico e das Filipinas. Essa zona possui profundidade de 10.984 metros, ou seja, quase 11 km de profundidade. 

Poucas pessoas já estiveram nessa região: em toda história, apenas três vezes desceram a essa zona.

A primeira vez foi em 1960, com o engenheiro suíço Jacques Piccard, tenente da US Navy Don Walsh. Com a pressão extremamente alta, o submarino, chamado Batiscafo, era extremamente reforçado: as janelas eram do tamanho de moedas. Nesta viagem, não foi possível ver e nem fotografar nada. 

Referências Bibliográficas 

RÉ, Pedro Miguel Alfaia Barcia. BI OLOGI A MARI NHA. 2000.

LANDINE, Anne Elise. UM ESPELHO AZUL DAS AÇÕES HUMANAS CONSERVAÇÃO E MANEJO DA BIODIVERSIDADE MARINHA. Avanços da Zoologia no Século XXI, p. 91.

Zonas do Mar Profundo. Bióicos Biologia Marinha. Disponível em <https://www.bioicos.org.br/post/zonas-de-mar-profundo#:~:text=Zona%20hadal%3A%20corresponde%20aos%20ecossistemas,alto%20grau%20de%20esp%C3%A9cies%20end%C3%AAmicas.> acessado dia 03/11/2022 às 22:03

Fossas Marianas: O que há  no local mais profundo do oceano. SoCientifica. Disponível em <https://socientifica.com.br/o-local-mais-profundo-do-oceano-o-que-ha-abaixo-da-misteriosa-fossa-das-marianas/> acaessado em 04/11/2022 às 10h50

Deixe seu comentário